Atualizado em 12/12/2022

O que faz um anestesiologista?

Com um dos melhores salários médicos, o anestesiologista é um especialista indispensável para a realização dos procedimentos cirúrgicos, seja no intra, no pré ou pós-operatório. Esse profissional tem responsabilidade sob a manutenção dos parâmetros vitais do paciente, controlando sua dor e nível de consciência.  

Mas, exatamente, o que faz um anestesiologista? Qual sua função e qual a formação necessária para que um médico possa atuar nessa área? Continue a leitura que vamos te contar tudo sobre essa carreira médica.

A História da Anestesiologia

Ao longo da história da humanidade, a Medicina usufruiu de diversas fórmulas para driblar a dor e poder operar e tratar os pacientes. Como exemplo, podemos citar o uso de substâncias opioides, a prática de congelar a região a ser operada, embriagar o paciente, dentre tantas outras técnicas. Entretanto, quando o efeito necessário não era obtido, não era incomum o indivíduo ser imobilizado à força e o procedimento ser feito da forma mais rápida possível.

Com o advento da anestesia, a Medicina teve um grande avanço. A partir daí, os procedimentos passaram a ser mais minuciosos, garantindo melhores prognósticos e uma melhor recuperação dos pacientes.

Os primeiros agentes anestésicos que inauguraram a anestesia geral moderna foram o óxido nitroso e o éter. Confira alguns fatos pioneiros no século XIX:

  • 1842: Crawford W. Long retirou um cisto do pescoço de um de seus pacientes enquanto este inalava éter;
  • 1844: Horace Wells, um dentista americano, extraiu dentes de seus pacientes com uso de óxido nitroso;
  • 1846: data histórica da primeira intervenção cirúrgica oficial com anestesia geral, com Thomas Morton no General Massachusetts Hospital, em Boston;
  • 1847: Realização da primeira anestesia no Brasil, com éter, no Hospital Militar do Rio de Janeiro pelo médico Roberto Jorge Haddock Lobo.

Depois do éter e óxido nitroso, outros agentes anestésicos foram introduzidos, como o clorofórmio e, posteriormente, o ciclopropano e o halotano. Nos dias atuais, cada vez mais novas substâncias são descobertas e entram no arsenal anestésico. Variando entre sedativos, agentes hipnóticos, bloqueadores musculares, anestésicos e etc. Fato é que as anestesias estão cada vez mais seguras e corriqueiras no cotidiano médico.

Aproveite para ler também: Anestesia

O papel do anestesiologista

Além da administração de anestésicos para retirar ou diminuir a dor, permitindo que o paciente consiga suportar o processo cirúrgico, o anestesiologista realiza o monitoramento em tempo integral e o tratamento de qualquer complicação que ocorra durante o procedimento.

Antes da cirurgia, cabe ao profissional realizar o atendimento ambulatorial e avaliação pré-anestésica. No pós-operatório, acompanha a recuperação pós-anestésica e o controle da dor até o paciente receber alta hospitalar.  

Nesse sentido, é fundamental que esse especialista conheça os efeitos e a forma de ação dos fármacos utilizados em cada procedimento e os mais indicados para cada tipo de cirurgia, avaliando cada paciente e situação individualmente. Um bom anestesiologista deve permanecer calmo e confiante sob extrema pressão e dominar as técnicas de acesso venoso e intubação.

Como eu posso me tornar um anestesiologista?

Para se tornar um especialista em Anestesiologia, é necessário ter cursado os 6 anos da graduação de Medicina e, posteriormente, realizar a Residência Médica da especialidade por 3 anos em uma instituição de ensino credenciada à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC).  

Outro caminho alternativo à Residência, é realizar uma especialização na área, com o mínimo de treinamento de 3 anos em regime de dedicação exclusiva, e realizar a prova de Título de Especialista de Anestesiologia (TEA) – aplicada pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), juntamente com a Associação Médica Brasileira (AMB).

Como é a Residência Médica em Anestesiologia?

A Residência Médica em Anestesiologia é uma das mais concorridas do país. Ela tem duração de 3 anos e é uma especialidade de acesso direto, ou seja, depois que o aluno de Medicina passar pela graduação, ele poderá realizar a prova para entrar no programa sem ter cursado outra especialidade como pré-requisito.

Além de ser uma das mais concorridas, é também uma das que possuem o maior número de vagas nos programas de Residência. No ENARE 2023, por exemplo, ela foi a sexta especialidade com o maior número: 91 vagas no total - distribuídas entre os 77 hospitais participantes do Exame Nacional.

Leia também: Residência em anestesiologia: perfil, a Residência e o mercado de trabalho

Em 8 de abril de 2019, foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução nº 11, que dispõe sobre a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Anestesiologia no Brasil. Confira, a seguir, como são divididas as competências entre os 3 anos de programa:

Como é o mercado de trabalho para o anestesiologista?

Segundo os dados da Demografia Médica no Brasil (2020), a Anestesiologia está em quinto lugar entre as áreas médicas com o maior número de especialistas (em torno de 25.484). Ela também é uma das áreas mais tecnológicas da Medicina e está em constante crescimento.  

‍O médico que opta por essa especialidade divide o tempo entre a participação em procedimentos cirúrgicos, avaliação de pacientes e tratamentos para controle da dor em enfermarias e UTI. Também há a opção de trabalhar em equipes cirúrgicas específicas, que normalmente são montadas por cirurgiões conceituados, para que haja maior sintonia entre os membros da equipe.

‍Com salário acima da média, a especialidade se coloca como uma das mais interessantes para quem deseja ter uma situação financeira mais confortável. Segundo o site Salario.com.br, a faixa salarial de um anestesiologista fica entre R$ 6.032,40 e R$ 14.388,71, mas pode ser bem maior dependendo das horas trabalhadas, da região do Brasil em que irá atuar e se faz parte de uma equipe cirúrgica específica.

Decidido! É a área que eu quero seguir  

Se você se identificou e quer seguir nessa especialidade, nós, da Medcel, te ajudamos a alcançar o seu sonho! Aqui, você tem professores especialistas em questões, acesso a uma metodologia assertiva, orientadores para ajudá-lo no planejamento do seu cronograma e muito mais.  

CLIQUE AQUI para acessar nossos cursos preparatórios e comece a sua jornada com a gente!

Gostou desse post? Cadastre-se seu e-mail na newsletter e receba nossos artigos em primeira mão.  

REFERÊNCIAS

CRM. Disponível em: https://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Jornal&id=381

Demografia Médica Brasileira – Censo 2020. Disponível em: https://www.fm.usp.br/fmusp/conteudo/DemografiaMedica2020_9DEZ.pdf

Programa Mínimo para Residência Médica em Anestesiologia. Disponível em: https://anestesiologia.paginas.ufsc.br/files/2019/07/11-RESOLU%C3%87%C3%83O-N%C2%BA-11-DE-8-DE-ABRIL-DE-2019-Anestesiologia-1.pdf  

RESOLUÇÃO CNRM Nº 02 /2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/resolucao02_2006.pdf  

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
12/12/22
na categoria
Especialidades médicas

Mais sobre 

Especialidades médicas

ver tudo