4 dicas para melhorar a administração do tempo na hora dos estudos

31 de outubro, 2019
2
0

Administrar o tempo é uma tarefa que, para muitos, é complicada. Antes de qualquer coisa, é preciso entender que temos 24 horas por dia. Não há segredo que faça esse tempo se multiplicar e, neste texto, você não aprenderá nenhuma mágica para que o seu dia pareça ter 10 horas a mais.

O grande segredo, na verdade, é como usar o seu tempo de forma mais efetiva para que seu rendimento nos estudos seja melhor. Confira, a seguir, 5 dicas preciosas para fazer e acontecer:

1 – Faça listas

Quando temos um checklist ou algo do tipo, conseguimos seguir as tarefas com mais facilidade pois, assim, entendemos que não esqueceremos nada e o nível de ansiedade diminui. Mas, para as listas serem mais efetivas, é importante saber categorizá-las e, também, dar prioridade a cada tarefa.

Tente começar pela mais importante e urgente e não pela mais fácil.

2 – Faça pausas

Não é unanimidade quando o assunto é tempo de estudo. Muitos conseguem ficar concentrados por horas à fio, enquanto outros precisam de pausas a cada 10 minutos.

Fazer pequenas pausas durante o estudo pode ajudar você a se concentrar mais, aprender mais e, com isso, ficar menos horas estudando para aprender algum conceito.

Alguns especialistas afirmam que uma pequena pausa a cada 20 minutos (pequena mesmo, de 1 minuto) já é o suficiente.

3 – Evite distrações

Por mais óbvia que possa parecer essa questão, saber ter um espaço apenas para estudo, sem distrações, pode fazer o tempo render muito mais.

Tente estudar em um ambiente exclusivo para isso, sem aparelhos eletrônicos que possam tirar sua vontade de estudar por perto (como televisão), ou em lugares extremamente confortáveis – o que pode causar sonolência e, com isso, atrapalhar a fluidez do seu estudo.

Leia mais: 6 dicas para se concentrar nos estudos.

4 – Descanse

Quando estudamos cansados ou sonolentos, tendemos a ler a mesma frase diversas vezes. Quem nunca se pegou lendo absorto e só percebeu que não assimilou nada depois de algumas páginas? É preferível tirar um pequeno cochilo antes do estudo e ter um pouco menos de tempo para estudar do que estudar cansado. O tempo será muito melhor aproveitado.

Leia mais: Como preparar o ambiente de estudos.

5 – Faça uma coisa de cada vez

Muitos tópicos de estudos podem ser complicados e demorados. Por vezes, pode haver uma tendência de abandonar um tópico e começar outro, ou tentar conciliar mais de um tópico por vez.

Em assuntos mais complexos, podemos demorar para entrar em um ritmo e encontrar uma linha de raciocínio. Tente sempre começar e terminar um tópico antes de começar um novo. Este hábito, a longo prazo, ajudará no rendimento do seu tempo.

 

Matérias mais lidas

Quais são as áreas da medicina?

Clique e leia a matéria completa

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Clique e leia a matéria completa

Quanto ganha um cirurgião geral?

Clique e leia a matéria completa