Arduino na medicina: confira algumas aplicações

18 de agosto, 2017
1159
0

Você já deve ter ouvido falar sobre Arduino, aquelas pequenas placas que permitem aos indivíduos tornarem suas casas inteligentes ou criarem robôs em suas garagens. Mas não são apenas esses os setores a se beneficiarem com a tecnologia. No campo da saúde, muitos projetos têm utilizado o hardware para melhorar a vida das pessoas. Para mostrar como essa tecnologia pode ser útil, nós trouxemos algumas aplicações do Arduino na medicina.

 

Leia também:

O que é Arduino?

A tecnologia é uma plataforma eletrônica de prototipagem com base em hardware e software open source, flexíveis e fáceis de utilizar. Simplificando, o Arduino é uma placa na qual se pode inserir comandos de programação por meio de um computador para realizar uma função específica. Ele é capaz de processar informações, ler sensores e controlar dispositivos, como motores, luzes e diversos aparelhos compatíveis. Ainda há a possibilidade de combinar a placa com outras, aproveitando novos recursos, como a conexão com a internet.

Arduino na medicina

Embora os avanços no campo da medicina ainda sejam tímidos, já podemos perceber algumas aplicações interessantes. Separamos algumas para vocês conhecerem:

Tornozeleira para deficientes

Se locomover em grandes centros urbanos é complicado, imagina para quem possui alguma deficiência visual. Para auxiliar essa parcela da sociedade, Anirudh Sharma desenvolveu uma tornozeleira que combina serviços como GPS e Google Maps com sensores de proximidade, vibração e transmissão, funcionando como um guia para deficientes visuais.

Open Med Sensor

Equipamentos médicos que podem ser utilizados no dia a dia são o próximo passo, como você pode conferir no nosso artigo Wearables: saiba por que esses dispositivos são o futuro da medicina.

O Open Med Sensor é um aparelho capaz de monitorar alguns sinais vitais de uma pessoa e armazená-los na nuvem, permitindo que sejam acessados sempre que necessário pela pessoa ou profissional de saúde que realizar o seu atendimento.

Eletrocardiograma

Embora não seja uma inovação, o eletrocardiógrafo, equipamento utilizado para realizar o eletrocardiograma, baseado no Arduino, entrou na nossa lista por conseguir baixar consideravelmente o preço do equipamento. Se uma máquina convencional pode ser encontrada por R$4.000, esse protótipo sai apenas por $400, ou R$1.488.

 

Para ficar atento às principais novidades em tecnologia e medicina, não perca os próximos artigos do nosso blog!

Matérias mais lidas

Quais são as áreas da medicina?

Clique e leia a matéria completa

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Clique e leia a matéria completa

Quanto ganha um cirurgião geral?

Clique e leia a matéria completa