Cirurgia cardiovascular: mercado de trabalho e perspectivas

23 de novembro, 2017
6702
0

Uma das especialidades que mais chamam atenção dos acadêmicos de medicina, a cirurgia cardiovascular se destaca pelo ótimo salário e possibilidade de atuar em variados hospitais e clínicas especializadas. O mercado de trabalho para os profissionais dessa área continua bastante atrativo, principalmente para aqueles que conseguem dominar o uso das novas tecnologias médicas.
 
A especialidade é responsável pelo tratamento das doenças das artérias coronarianas, aorta e seus ramos, cardiopatias congênitas, insuficiência cardíaca e fibrilação atrial, além de atuar no transplante cardíaco.
 

Situação atual da especialidade

Essa área médica é uma das que mais se desenvolveu nos últimos anos, o que se deve bastante aos avanços da tecnologia direcionada para procedimentos mais delicados e com maior precisão. A cirurgia de revascularização do miocárdio, por exemplo, hoje já pode ser realizada sem a necessidade de circulação extracorpórea. Outro ponto que mostra a evolução da área é a utilização de robôs para a realização de procedimentos, as cirurgias minimamente invasivas e implante de válvulas percutâneas.
 
O aumento da expectativa de vida dos brasileiros é outro fator importante para a ampliação do campo de cirurgia cardiovascular, pois cada vez mais as pessoas precisam passar por intervenções para tratar problemas no coração.
 
A formação longa, anteriormente de quatro anos, com pré-requisito de cirurgia geral, assustava muitos candidatos, que acabavam preferindo outras especialidades.
 
Visando reduzir a evasão dos candidatos, motivar o interesse e intensificar o aprendizado de novas competências dentro da especialidade, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular modificou o processo de formação do cirurgião cardiovascular.
 

Salário e melhores vagas

O mercado de trabalho fora dos grandes centros, em que a oferta de ultraespecialista é muito baixa, é mais interessante. No entanto, embora haja uma maior concentração de profissionais, as capitais e cidades maiores ainda não estão saturadas e possuem uma perspectiva muito boa para os especialistas que se dedicam aos campos de cirurgia robótica e por vídeo, minimamente invasivas.
 
O salário é um dos maiores atrativos da especialidade. A remuneração dos profissionais costuma variar entre R$11.000,00 e R$21.500,00, o que condiz com as responsabilidades da área médica.

Residência em cirurgia cardiovascular

Recentemente, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, divulgou um informe oficial sobre a nova resolução da Comissão Nacional de Residência Médica sobre alterações na Matriz de Competências dos Programas de Residência Médica de Cirurgia Cardiovascular, além do aumento do tempo de formação para cinco anos de treinamento em serviço, com acesso direto, sem a necessidade de pré-requisito em Cirurgia Geral, a partir de 01 de março de 2018.
 
Para estar apto a atuar na especialidade, além de uma formação teórico prática adequada, o médico precisa passar pelas áreas:

  • Ambulatório
  • Estudo da fisiopatologia, morfologia, epidemiologia, métodos diagnósticos e indicação dos tratamentos para as cardiopatias e vasculopatias;
  • Centro Cirúrgico;
  • Urgência e Emergência;
  • Radiologia Cardiovascular;
  • Hemodinâmica.

 

Preparação para residência médica

A prova para residência em cirurgia cardiovascular possui um elevado nível de dificuldade. Para ajudar os alunos a serem aprovados, a Medcel possui cursos de preparação para ingresso em residências médicas.
 
Conheça mais sobre nossos cursos preparatórios.

Matérias mais lidas

Quais são as áreas da medicina?

Clique e leia a matéria completa

Quanto ganha um cirurgião geral?

Clique e leia a matéria completa

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Clique e leia a matéria completa