Pelo menos uma vez durante a vida, quase todo médico exerce a função de plantonista, muitos deles no início da carreira. A função é uma excelente alternativa para ganhar dinheiro e experiência, além de oferecer ao profissional a oportunidade de realizar uma retribuição à sociedade e ajudar as pessoas que precisam de cuidados médicos.
Por outro lado, o plantão médico representa um sacrifício para o profissional. Caso trabalhe de sobreaviso, precisa abdicar de finais de semana e férias, e estar disposto a sair de onde estiver a hora em que for necessário, já que a velocidade do atendimento é essencial para salvar vidas. Quer tirar todas as dúvidas sobre como é o plantão médico? Nós preparamos esse conteúdo para isso.
Leia também:
Áreas da Medicina: quando escolher a especialização médica?
Quais áreas da medicina possuem melhores salários
Uma certeza ao sair de casa que todos nessa função têm é de que: nenhum dia é exatamente como o outro. A cada plantão, o médico precisa se superar e vencer constantes desafios. O atendimento de urgência e emergência exige raciocínio rápido e excelente controle sobre o estresse, que costuma ser um companheiro constante no dia a dia.
A medicina de emergência exige muito do profissional, que precisa tomar decisões acertadas todo o tempo, já que a vida do paciente dependem delas. Na maioria das vezes, o médico trava uma verdadeira corrida contra o relógio, cuja vitória resulta na gratificação de ter conseguido salvar uma vida.
Não há final de semana ou feriado na vida de um plantonista. Suas habilidades podem ser requisitadas pela instituição a qualquer momento. Isso faz com que ele nunca esteja 100% de folga, já que a qualquer momento o telefone pode tocar. Para manter a qualidade do serviço prestado pelo profissional, essa jornada de trabalho, em muitos lugares, não deve ultrapassar a carga de 24h para evitar esgotamento físico (Leia sobre Síndrome de Burnout).
Para estar preparado física e mentalmente para o dia a dia da profissão, é indispensável que o médico consiga se desconectar do hospital e manter os pensamentos voltados para outras atividades ou simplesmente descansar quando terminar o seu plantão. E assim, recarregar as energias.
Pode parecer bobagem, mas quando se está constantemente à espera de uma ligação é muito difícil conseguir descansar de verdade. Praticar atividade física ou ter um hobby ajuda bastante nesse processo, pois mantém a mente ocupada e longe do trabalho por um tempo.
Essas informações foram úteis para você? Deixe seus comentários sobre a função de plantonista aqui embaixo.
Matérias mais lidas
Tags