Como é a Prova Prática de Residência Médica?

18 de julho, 2017
4237
0

Em artigo publicado no site do Cremesp, a coordenadora de residência médica da USP e conselheira do Cremesp Maria do Patrocínio Tenório Nunes afirmou que a aplicação da prova prática é fundamental para testar as habilidades e atitudes dos alunos, atributos que não podem ser mensurados apenas com a prova escrita.

Embora não seja obrigatória e nem exigida em todas as instituições, a prova prática de residência médica é uma preocupação da maior parte dos candidatos a uma vaga. Por isso, nós criamos um raio-x sobre a avaliação e em que você deve ficar de olho na hora do exame.

Leia também:

Como é a prova de residência médica?

Por que fazer um curso preparatório para residência médica?

Qual o peso da prova prática

De acordo com o artigo 3 da Resolução 008/04 da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), quando a avaliação é dividida em provas teórica e prática, a última deve ter peso entre 40% e 50%. O referido artigo permite que esses 10% de diferença sejam destinados à análise curricular.

Como a prova prática funciona?

Embora cada instituição tenha liberdade para elaborar o próprio exame, a maior parte dos processos seletivos é constituída de cinco estações práticas, cada uma referente a uma área médica: Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Medicina Preventiva, Ginecologia e Obstetrícia.  Um grupo de cinco alunos é posicionado em uma das salas, e eles devem circular entre elas de acordo com um alarme até concluir as cinco estações. O tempo para realizar as tarefas e seguir para a próxima varia de cinco a dez minutos, dependendo da complexidade das questões, durante as mais longas, pode ser pedido para realizar anamnese, outros procedimentos e ainda responder a perguntas escritas.

Dicas para a prova prática de residência médica

O principal conselho que podemos dar é ficar o mais tranquilo possível e não se esquecer do básico, como se identificar e sempre pedir para lavar as mãos antes de e após um procedimento. Os casos selecionados serão bem simples, pois o intuito é avaliar a capacidade dos candidatos em realizar um procedimento comum de forma perfeita com tempo curto e muita pressão, condições comuns no dia a dia da profissão.

Treinamento para Prova Prática

Ideal para exercitar as técnicas e habilidades exigidas durante a prova, o Treinamento para Prova Prática da Medcel foi criado para ajudar os candidatos a uma vaga na residência médica. Além de simular cenários que poderiam ser cobrados no exame, no curso, você aprenderá quais questões possuem maior incidência nesse tipo de avaliação, como se comportar frente ao examinador e as melhores formas de abordar o paciente.

Saiba mais sobre como funciona o Treinamento para Prova Prática

Matérias mais lidas

Quais são as áreas da medicina?

Clique e leia a matéria completa

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Clique e leia a matéria completa

Quanto ganha um cirurgião geral?

Clique e leia a matéria completa