P

reparar o ambiente de estudos é fundamental para estudarmos. É claro que existem pessoas que conseguem estudar em qualquer condição: seja no ônibus, seja em uma sala com a televisão ligada em alto som, ou até ouvindo música.

Antes de dar continuidade a esse texto, é importante que exista uma percepção sobre estilo de estudo. No mais, aqui, mostraremos como é importante organizar o espaço para que seu rendimento seja melhor.

Leia também: Como se organizar para estudar?

Conforto é importante até certo ponto

A primeira coisa que você deve perceber em uma rotina de estudos é se o lugar que você está é confortável, começando pela cadeira. Ela deve ser confortável o suficiente para que você consiga passar um longo período na mesma posição sem sentir dores.

Porém, o espaço não pode ser totalmente confortável. Tendemos a ficar sonolentos em ambientes muito confortáveis e, também, relapsos.

Leia mais: Cantinho para estudar aliam conforto e design em um só lugar.

Organização + espaço = fundamental

Ter um espaço para apoiar livros, cadernos, notebook e outros instrumentos de estudo é de suma importância para que os estudos fluam. Um espaço pequeno pode dificultar a transição de um material para o outro e transformar seu ambiente de estudos em uma bagunça – no meio do caos, perdemos tempo procurando os materiais e as informações, o que pode fazer com que a linha de pensamento se perca. Portanto, tenha um lugar espaçoso e organizado para que você não perca sua linha de pensamento.

O silêncio é precioso

Quando estamos aprendendo algo novo, música e ruídos externos podem atrapalhar, diferentemente quando estamos fazendo algo rotineiro, em que a música pode ser uma boa ideia.

A escolha do ambiente é importante na preparação dos estudos e, por vezes, pode passar batido. Estar em um ambiente calmo e silencioso pode ajudar na concentração. Caso você seja do tipo que precise de música, opte por músicas instrumentais e calmas e, caso não consiga estudar em um lugar silencioso, procure sons de ruídos que ajudam a abafar os sons vindo do exterior.

Leia mais: Como estudar com barulho e de forma eficiente.

Pense no depois

Cadeira confortável, mesa espaçosa, ambiente silencioso. E depois? É importante que o espaço em que você esteja estudando seja facilmente montável e desmontável. Isto é, que seja tranquilo para dispor os livros que você precisa e, depois, fácil para guardá-los.

Nem sempre você conseguirá estudar tudo de uma vez e pode precisar do mesmo material de estudos posteriormente. Conseguir organizar-se para que essa preparação seja mais dinâmica pode melhorar seu rendimento.

Encontre seu estilo

O método de estudo acaba sendo muito particular e, por vezes, é necessário testar várias maneiras e entender qual a melhor opção. Não há unanimidade em todos os quesitos quando o assunto é estudo. Mas é importante entender que, independentemente do seu estilo, organizar-se é fundamental.

Conheça os cursos da Medcel e garanta sua aprovação na Residência Médica!

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
17/10/19
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo