Janeiro Branco: a saúde mental em pauta.

24 de janeiro, 2020
7
0
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  

Com o passar dos anos e avanços da medicina, a população começou a se conscientizar mais sobre a necessidade de cuidar da saúde. Hoje, já podemos dizer que há mais preocupação com a saúde física, em que o cuidado com o corpo e alimentação são grandes protagonistas. E a saúde mental?

Com o sucesso do outubro rosa, mês de conscientização do câncer de mama, outros meses começaram a trazer cores para alertar a população sobre doenças ou casos específicos de grande importância. O setembro amarelo é um deles, que visa alertar sobre o suicídio.

Leia mais

Porém, em 2014, um psicólogo de Minas Gerais percebeu que era necessário falar mais sobre a saúde mental, não só combatendo o suicídio. Foi então que nasceu o Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental.

Os 5 objetivos do Janeiro Branco

1 – Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da saúde mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições;

2 – Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da saúde mental e da saúde emocional nas vidas das pessoas;

3 – Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem saúde mental e saúde emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor;

4 – Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da saúde mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;

5 – Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da saúde mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da saúde mental dos indivíduos e das instituições.

Fonte: Projeto Janeiro Branco

Quer ser um especialista?

Diversas áreas podem cuidar da saúde mental, tendo em vista que vários são os fatores que a afetam – e este é um dos principais objetivos do Janeiro Branco: trazer uma reflexão profunda sobre o que afeta a saúde mental de cada um. Uma das principais especialidades da medicina que trata sobre isso é a Psiquiatria. A duração do curso é de 3 anos e aqui na Medcel, nós temos o programa ideal para que você realize esse sonho. Confira aqui!

 

 

Matérias mais lidas

Quais são as áreas da medicina?

Clique e leia a matéria completa

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Clique e leia a matéria completa

Quanto ganha um cirurgião geral?

Clique e leia a matéria completa