Médico Alergista: desafios e particularidades da especialidade

26 de dezembro, 2017
1221
0

Responsável pela realização e interpretação de procedimentos diagnósticos direcionados às patologias alérgicas, o médico alergista é um profissional cujo trabalho impacta diretamente a qualidade de vida de muitas pessoas, sobretudo as portadoras de doenças crônicas, que poderiam levá-las a óbito caso não fossem tratadas, como no caso da asma.
 
Desde que foi estabelecida, a especialidade de Alergia e Imunologia é uma das áreas médicas que mais têm se desenvolvido, principalmente em relação à pesquisa, o que oferece uma excelente oportunidade de crescimento para quem se interessa por essa área.

Fundação da ASBAI e o dia do médico alergista

Subespecialidade da Clínica Médica, a Alergia e Imunologia existe no Brasil desde 1972, quando houve a junção da Sociedade Brasileira de Alergia do Rio de Janeiro, e da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia de São Paulo, formando assim a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). A criação da ASBAI aconteceu no dia 14 de dezembro de 1946, data escolhida para a celebração do dia do médico alergista.

Campo de atuação

Conforme citamos acima, a pesquisa é um campo de trabalho interessante para quem opta pela especialidade. Já aqueles que preferem atuar clinicamente podem aproveitar a boa oferta de vagas na área, mesmo para quem acabou de terminar a residência médica, o que se deve, principalmente, à carência de profissionais qualificados.
 
O médico alergista pode decidir entre uma vida com uma rotina de trabalho mais tranquila, ou uma carreira mais atarefada, atuando em mais de uma instituição.

Como se tornar um médico alergista?

A residência em Alergia e Imunologia é o principal caminho para quem deseja atuar nessa área médica. Para realizar o processo seletivo é necessário possuir o título ou ter finalizado a residência em Clínica Médica. Com isso, a formação deste especialista demanda pelo menos 4 anos de experiência, sendo dois referentes à Clínica Médica e mais dois correspondentes à subespecialidade.

Preparatório para residência médica

A Medcel preparou um curso especial para ajudar os médicos que desejam se especializar nesta área médica, por meio de módulos de diferentes durações, de acordo com a disponibilidade de tempo do estudante, e conteúdo produzido com base nas estatísticas das provas dos últimos cinco anos.
 
Conheça nossos cursos preparatórios para a residência médica

Matérias mais lidas

Quais são as áreas da medicina?

Clique e leia a matéria completa

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Clique e leia a matéria completa

Quanto ganha um cirurgião geral?

Clique e leia a matéria completa