Residência Médica: como me preparar para a temporada de provas?

10 de dezembro, 2020
0
0
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  

Então, finalmente, chegou a hora. Depois de tanto estudo e esforço, compromissos cancelados e cara nos livros, é o momento de mostrar tudo o que você sabe nas provas de Residência Médica. Depois de passar por tanto, o que poderia atrapalhar?

 

Essa é uma questão facilmente respondida por diversos alunos e muito provavelmente por você, que chegou até aqui. Sabemos que você está preparado para a prova, mas também sabemos que existem questões que podem atrapalhar – e muito – o momento de fazer a prova. Logo, afinal, como me preparar e deixar a ansiedade de lado?

 

Alimente-se bem antes da prova de residência

 

Muitos acabam ficando tão nervosos que não conseguem comer – nem antes, nem durante, nem depois da prova. Esse é um tiro no pé. Deixar de comer pode afetar diretamente a sua concentração na hora de fazer a prova, já que seu corpo sentirá falta dos nutrientes básicos. Por mais que você não sinta fome, seu corpo sentirá os efeitos e seu desempenho será prejudicado. Por isso, tome um café bem reforçado, mas sem exageros. Leve, também, algo para comer ao longo da prova. Como tem longa duração, é possível que você sinta falta de energia ao longo do exame e uma barra de cereal já ajuda – e muito – nesse momento.

 

Cuido do seu corpo

 

Nosso corpo é nosso maior instrumento para fazer a prova. Assim que cuidamos da nossa alimentação, precisamos também cuidar da nossa disposição. Aqui, além de conseguir garantir uma boa noite de sono antes do processo, é importante se manter relaxado ao longo do exame. Por isso, caso precise, pare a prova por um minuto e faça uma pequena sessão de alongamento de braços, mãos, pescoço e torso. Antes de começar a prova, tente praticar técnicas de meditação. Isso também afetará diretamente seu corpo.

 

Mente

 

Agora é o ponto mais importante: a mente. Muitos acabam sofrendo de ansiedade antes de fazer a prova e isso acaba atrapalhando o desempenho. Segundo a Professora de Psiquiatria da Medcel, a Doutora Lícia, é importante seguir um cronograma e estudar até a antevéspera da prova. Isso já dá mais segurança para quem quer fazer a prova e ajuda a controlar a ansiedade. Já na véspera, a Professora entende que é necessário deixar para descansar, para se alimentar, dormir bem – aqueles que tentam estudar, podem se deparar com conteúdos demais para pouco tempo, o que atrapalhará a tranquilidade da mente.

 

Agora, sobre a ansiedade na hora da prova, Lícia dá a dica de fazer a prova em 3 partes: primeiro, olhar a prova inteira rapidamente e já marcar as questões mais fáceis. No segundo momento, focar nas questões que você entende que sabe, mas precisa pensar um pouco sobre. Por último, deixar as questões mais difíceis, mesmo aquelas que você planeja chutar. A ideia, aqui, é garantir que você consiga fazer todas as questões que você sabe dentro do tempo proposto e, ao ver todas as questões, você já vai conseguir relaxar por ter respondido várias questões que você domina. Não se deixe abalar por uma sequência de questões difíceis – principalmente aquelas que vêm bem no começo da prova!

 

A Professora finaliza com um dica importante: confie em você! Depois de todo esse esforço, você é mais do que capaz. Depois de ser aprovado, conta para gente nas nossas redes sociais, combinado?

 

Ainda estou me preparando para as provas!

 

Para todos aqueles que ainda vão se preparar para prestar as provas de Residência médica ou Revalida, convidamos vocês a conhecer nossa plataforma. Clicando aqui você poderá se cadastrar nela para ter acesso gratuito por 7 dias. Você conseguirá experimentar tudo o que oferecemos: dos materiais às questões. Quando falamos que queremos estar presentes nesta jornada tão importante, não estamos brincando: conte conosco, sempre!

 

Bons estudos e boa prova!

 

Matérias mais lidas

Quais são as áreas da medicina?

Clique e leia a matéria completa

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Clique e leia a matéria completa

Quanto ganha um cirurgião geral?

Clique e leia a matéria completa