Atualizado em 07/03/2024

A prova de Residência Médica exige, além do conhecimento técnico, muita dedicação e inteligência emocional para conciliar as outras áreas da vida. Mas com organização e foco, é possível alcançar a tão sonhada aprovação na Residência Médica.

Pensando nisso, fizemos uma lista, com vários passos importantes a serem seguidos durante o processo de preparação para o concurso de Residência Médica e que, com certeza, serão fundamentais para o candidato durante seus estudos.

Saiba quais são esses passos e se prepare!

1. Foco nas áreas mais importantes:

Examine os critérios de avaliação da banca responsável pelo processo seletivo e identifique os temas mais recorrentes para estudar. Embora seja importante concentrar-se nas áreas mais recorrentes, não ignore completamente as áreas em que você já tem um bom domínio. Reserve tempo para revisar esses tópicos também, até que você mantenha a sua proficiência e não perca pontos fáceis no exame. Ao focar nas áreas mais importantes você estará maximizando as suas chances de aprovação.

Leia também: Residência Médica: a preparação para a temporada de provas e o estudo por bancas

2. Tenha uma estratégia para ser aprovado na Residência Médica

Já pensou alguma vez em incluir a inteligência artificial como uma aliada nos seus estudos? Embora o ideal seja que todo o conteúdo seja revisado, sabemos que na prática a realidade é outra. Muitas vezes é preciso priorizar as questões que podem realmente cair nas provas e focar nos assuntos que provavelmente serão fatores de eliminação.

Usar a análise de dados e estatística é muito importante para perceber quais foram as questões e temas mais recorrentes nos últimos anos e de que forma eles aparecem nas provas.

Leia mais: Inteligência Artificial e atendimento médico: o que podemos esperar?

3. Tenha um apoio profissional personalizado

Contar com a ajuda de um Orientador de Estudos pode ser decisivo para a sua aprovação na Residência Médica. Na Medcel, temos um profissional que apoia os alunos na jornada de estudos ao criar cronogramas personalizados, enviar lembretes e monitorar desempenho. Além disso, ele é a ponte entre alunos e corpo docente e o responsável por levar suas dúvidas até o professor.

Leia também: Quais são os desafios na prova de Residência Médica?

4. Tenha em mãos as ferramentas didáticas certas

Saber o que estudar e ter um material didático bom faz toda a diferença. Além de ser um “guia” para seus estudos, os livros, vídeos, podcasts e conteúdos em vários formatos podem ser interligados.

Estude onde e quando quiser, sem necessariamente ter que abrir mão de plantões ou eventos importantes. Enquanto se desloca até o trabalho, escute um podcast com conteúdos relevantes ou leia um e-book ou veja vídeos curtos e explicativos enquanto está no ônibus, por exemplo.

Cada médico tem um horário, alguns trabalham em mais de um lugar, outros têm filhos pequenos, outros moram longe e acabam perdendo muito tempo de deslocamento. Cada um sabe das suas lutas. Por isso, é importante que exista flexibilidade e disciplina na vida do candidato à Residência Médica.

Sintonize seu conhecimento com as playlists de estudos para a sua prova da Residência Médica (youtube.com)

5. Converse com quem já passou na Residência Médica

Saber que não está sozinho nesta jornada é fundamental. Busque conversar com médicos que são referência para você, fale com professores e colegas de profissão. Dividir as angústias e entender como a prova funciona irá trazer esclarecimento e segurança.

Ex-residentes podem passar informações sobre diferentes instituições de residência médica. Eles podem compartilhar detalhes sobre a cultura da instituição, qualidade do programa, expectativas dos supervisores e oportunidades de aprendizado.

Prepare-se com a Medcel!

A Medcel aprova 93% dos alunos na Residência Médica.

A metodologia Medcel é baseada em 4 pilares: base teórica, prática por questões, análise de desempenho e revisão programada. Essa metodologia te prepara para dominar o conteúdo que mais cai na prova a partir de um cronograma que se adapta a sua rotina, além de simulados personalizados.

Nós temos a solução mais completa para a sua aprovação! Clique aqui e comece a estudar gratuitamente.

Leia também: Como ser aprovado na prova prática de Residência Médica.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
7/3/24
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo