F

oi confirmado! O Revalida, que não era aplicado há 3 anos, será aplicado este ano. A notícia, confirmada pelo INEP, foi afirmada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, no dia 14/05/2020. A primeira fase será no dia 11 de outubro de 2020. A segunda fase ainda não tem data confirmada, mas se espera que seja aplicada em dezembro.

Leia mais: Revalida: qual o caminho para atuar como médico no Brasil?

O Edital

O Edital será só publicado em outubro. Nele, estará confirmado a data da segunda fase e todos os detalhes que ainda estão em aberto – como a aplicação da prova que, por ora, será apenas feita por universidades públicas, com possibilidade de ser aplicada, também, por universidades particulares.

A Prova

A primeira fase será composta por 100 questões, a ser realizada na parte da manhã. Na última prova, os candidatos respondiam, na fase teórica, questões sobre Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade e Pediatria. Espera-se que, neste ano, também seja incluída a área de Saúde Mental – a ser confirmada no edital. No período da tarde, o candidato terá de responder a cinco questões discursivas.

Segunda fase

A segunda fase será realizada por todos que forem aprovados na primeira fase, contando com uma estação clínica, em que os participantes devem realizar 10 anamneses – as entrevistas com os pacientes fictícios – para conseguir chegar a um diagnóstico inicial, baseando-se em sintomas simulados de diversas áreas.

Leia também: Qual é o melhor curso preparatório para o Revalida?

Valores

Para participar, o MEC anunciou os novos valores. Para a primeira fase, o candidato deverá pagar o equivalente a 10% do valor que é pago mensalmente na bolsa do médico-residente de 2019 – algo em torno de R$330,00. A segunda etapa, porém, terá um valor um pouco maior: R$3,3 mil.

O Revalida

Para quem não sabe, o Revalida é um exame criado em 2011 para todos os bacharéis de Medicina formados no exterior que querem exercer a profissão no Brasil. O exame é aberto para brasileiros e, também, para estrangeiros. A intenção da prova é entender se o profissional está apto a atuar no Brasil, considerando as particularidades do país.

Como ser aprovado?

No último exame, realizado em 2017, mais de 7 mil se inscreveram, e apenas 393 pessoas foram aprovadas, segundo o INEP. Por isso, é muito importante estar pronto para realizar a prova e ser aprovado. Aqui, já lhe damos a melhor opção para que você seja aprovado com todo o mérito que precisa! Acesse este link para encontrar o melhor curso de Revalida do país, que mais aprova, e conseguir realizar mais uma etapa do seu sonho – aqui, na Medcel, estaremos sempre ao seu lado. Vamos juntos nessa!

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
14/5/20
na categoria
Revalida

Mais sobre 

Revalida

ver tudo