F

oi publicado no “Diário Oficial da União'' (DOU) o edital referente à 1ª etapa do exame que valida os diplomas de medicina obtidos em universidades estrangeiras. Os interessados na revalidação médica no Brasil, devem ficar atentos aos prazos abaixo:

  • Inscrições: de 31/5 a 11/6
  • Pagamento da taxa de inscrição: 16/6
  • Análise dos diplomas: de 31/5 a 11/6
  • Pedido de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 31/5 a 11/6
  • Aplicação da prova: 5/9
  • Divulgação dos gabaritos preliminares das provas escritas objetiva e discursiva: 7/9
  • Divulgação dos gabaritos definitivos: 26/10
  • Resultados das provas objetivas e discursivas: 26/10
  • Pedidos de recursos: 26/10 a 1º/11
  • Resultado final: 19/11

As provas do Revalida são compostas por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Os aprovados nesta primeira etapa de provas objetivas e discursivas, serão submetidos à avaliação prática em 2022, com datas ainda não definidas.

Sobre o Revalida

Aplicado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) desde 2011, o Revalida busca validar, no Brasil, os diplomas de graduação em medicina que foram expedidos nas universidades estrangeiras. Os conteúdos cobrados nos exames - tanto da primeira etapa, quanto da segunda - são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina. O objetivo é validar se o profissional tem conhecimentos necessários para o exercício da profissão, alinhados aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Quem pode fazer a prova do Revalida?

Qualquer médico(a), brasileiro(a) ou estrangeiro(a) que tenha residência legal no Brasil poderá fazer a prova. É necessário possuir um diploma de Graduação em Medicina, expedido por Instituição de Educação Superior Estrangeira, reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pelo Consulado Brasileiro, ou pelo processo de Apostilamento da Haia, regulamentado pela Convenção de Apostila da Haia, tratado internacional promulgado pelo Brasil por intermédio do Decreto nº 8.660, de 29 de janeiro de 2016.

Sobre o Curso REVALIDA da MEDCEL - provas teóricas

Nossos cursos preparatórios para as provas de Revalidação de Título, abordam os temas mais exigidos, de acordo com dados de incidência dos últimos 5 anos. O conteúdo é oferecido em diferentes formatos (vídeos, podcasts, livros físicos e digitais) para ajudar na fixação e adaptar-se ao perfil e à rotina de cada aluno. Nele, você tem acesso a aulas e conteúdos focados nos temas que mais caem nas provas, em todas as 5 cadeiras médicas: Clínica médica, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Saúde coletiva.

Nos últimos anos, mais de 53 mil alunos se prepararam para a revalidação de diploma conosco, vindos de mais de 14 países. Dos aprovados na prova da UFMT, de 2019, mais de 80% eram alunos da MEDCEL Revalida, enquanto que na última prova do INEP, fizemos o treinamento TPP com mais de 2.000 alunos.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
7/5/21
na categoria
Revalida

Mais sobre 

Revalida

ver tudo