Atualizado em 02/05/2023

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital do Revalida INEP 2023.1, que estabelece as diretrizes, os procedimentos e o cronograma da segunda etapa do exame mais aguardado pelos profissionais que desejam revalidar o diploma médico no Brasil. Os candidatos aprovados na primeira fase, devem se inscrever pelo Sistema Revalida, a partir do dia 15 até 19 de maio de 2023. As datas e locais das provas práticas serão divulgadas posteriormente, conforme previsto no edital. A taxa de inscrição, este ano, é no valor de R$ 4.106,09 e poderá ser paga até o dia 23 de maio de 2023.

A prova prática, que irá avaliar as habilidades clínicas do candidato, é estruturada em um conjunto de 10 (dez) estações, em que o participante passará por uma avaliação que envolverá situações-problema e apresentação de casos, tendo como referência os conteúdos, habilidades e competências dos cinco grandes eixos da formação e do exercício profissional e os objetos descritos na Matriz de Referência do Revalida. As cinco grandes áreas de exercício profissional que serão avaliadas nas estações são:

  1. Clínica Médica;
  2. Cirurgia;
  3. Ginecologia-Obstetrícia;
  4. Pediatria;
  5. Medicina da Família e Comunidade - Saúde Coletiva.

Leia também: INEP 2023: como se preparar para a prova prática?

Cronograma da 2ª Fase - Prova de Habilidades Clínicas do Revalida INEP 2023.1

 

Liberação do edital: 28/04/2023
Inscrições:
15 a 19/05/2023
Aplicação da prova:
24 e 25/06/2023
Divulgação versões preliminares:
30/06/2023
Recursos:
30/06 a 06/07/2023
Resultado dos recursos:
24/08/2023
Resultado final: 29/09/2023
Indicação da universidade: 30/09/2023

Sobre o Curso REVALIDA da MEDCEL - TPP | Treinamento para a prova prática do INEP

Com o nosso TPP (Treinamento para a prova prática), o aluno poderá vivenciar diferentes situações clínicas e também de procedimentos que vão lhe dar o preparo necessário para que, durante a prova, consiga acertar o maior número de itens do checklist, com base no uso da simulação e saúde.

O médico que quer revalidar o diploma no Brasil, será exposto a cenários nas 5 grandes áreas da medicina com uso de atores, simulação em paciente humano e estações de habilidades e será conduzido por professores das principais instituições de São Paulo e com vasta experiência no uso da simulação.

Como nossos alunos vão interagir com os cenários?

Durante o treinamento, será explorado em algumas estações, a suficiência e excelência em procedimentos que são abordados em provas práticas, todos conduzidos por professores da especialidade da estação, em que serão discutidos o padrão ouro no atendimento e preparo da prova. O aluno terá ainda a oportunidade de manejar diferentes dispositivos médicos reais tais quais: DEA, desfibrilador hospitalar, dispositivo de manejo de via aérea, sondas para sondagem visicais e interais, entre outros.

Lembrando que, durante os cenários, o aluno terá oportunidade de atender um caso baseado na prova e vida real, com o uso de simulador de paciente humano, ator, em um ambiente de aprendizado seguro e interativo. A Medcel oferece todo o apoio para que seus alunos consigam a tão sonhada Validação do diploma.

Leia também: Revalida: qual o caminho para atuar como médico no Brasil?

TPP - Revalida INEP | Carga horária e conteúdo programático

O nosso treinamento tem duração de três dias, sendo eles voltados para o treinamento prático com base na simulação da prova prática. Além disso, você conta com conteúdo online de ECG e mais de 81 casos clínicos.

Local do curso: Sede da Afya
Alameda Lorena, 269 - Jardim Paulista - São Paulo - SP
CEP: 01424-000

Treine com a nossa equipe!

Criamos um treinamento 100% voltado à simulação da prova prática do Revalida INEP. Você vivenciará diferentes situações clínicas e também de procedimentos que vão lhe dar o preparo necessário para que durante a prova você consiga acertar o maior número de itens do checklist, com base no uso da simulação e saúde.

Acesse nosso site agora e garanta sua vaga!

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
2/5/23
na categoria
Revalida

Mais sobre 

Revalida

ver tudo