A

penas com o bacharelado, não é possível praticar diversas especialidades dentro da Medicina. Para isso, aquele que se forma em Medicina precisa escolher um caminho: a especialização ou a Residência Médica. A especialização é um curso de pós-graduação mais curto, e o candidato precisará fazer uma prova de conhecimentos específicos ao final para poder receber o Título de Especialista. A Residência Médica também é um curso de pós-graduação, oferecido por diversos hospitais, em que o aluno aprenderá principalmente na prática como é a especialidade em que busca se formar. A Residência Médica é uma das melhores maneiras para seguir carreira.

Mas, quanto tempo essa Residência Médica dura? Veja a reposta para essa dúvida sobre o processo.

Afinal, pode-se trancar a Residência Médica? Descubra aqui.

Pré-requisitos e anos de duração

Para determinadas áreas, o aluno precisará passar por mais de uma Residência Médica, já que algumas especialidades, para serem feitas, precisam do que chamamos de pré-requisito. Grande parte dessas áreas, que têm a necessidade de uma residência anterior, terão como pré-requisito as residências de Clínica Médica ou Cirurgia Geral. Para não ficar confuso, no link a seguir, você pode conhecer mais informações sobre o programa de Residência médica da USP, que é um dos mais concorridos, e entender mais sobre os pré-requisitos: Programas de Residência Médica.

Leia também: Como montar um cronograma de estudos?

Como faço para entrar em uma Residência Médica?

Para isso, o aluno precisa sempre estar ligado nos editais e nos hospitais que oferecem as vagas. Elas são remuneradas e muito concorridas. Por isso, é necessário que o aluno tenha uma preparação extra para conseguir se classificar na Residência Médica dos sonhos! E, para isso, claro, ele pode contar com a Medcel, que possui cursos completos para que ninguém fique na mão, consiga estudar de diversas maneiras, com vários tipos de materiais, todos disponíveis para o aluno em uma plataforma única, personalizada e exclusiva. Além disso, você pode conferir nossos conteúdos sobre os editais da USP - Ribeirão Preto e AMP - Paraná!

Ficou curioso? Neste link você encontra todos esses cursos que eu te falei e, o melhor: você pode ter acesso a todos os materiais de forma gratuita por um período de teste de 7 dias! Vem conhecer a gente e conte com a instituição que mais aprova no Brasil.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
9/6/20
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo