Residência Médica na AREMG: tudo o que você precisa saber

Por Medcel


Você já ouviu falar da AREMG? Sabe como a AREMG funciona? Bom, ela é uma associação de hospitais de Minas Gerais que oferecem Residência Médica. A ideia é fazer uma única prova para todas as instituições. Assim, o candidato pode se inscrever em diversas instituições, mas fazer uma única prova.
 

Como é o edital da AREMG?

Por ser uma associação, é importante entender que a AREMG nunca tem um edital único. Cada instituição publica o seu edital de forma individual. Portanto, é importante ler todos os editais referentes às instituições que você pretende concorrer a uma vaga. Uma das partes mais importantes para se ligar nos editais é a parte de documentação. Cada instituição pode exigir documentações diferentes, por isso, fique atento.
 

Como funcionam as inscrições para a AREMG?

As inscrições são feitas de forma única pelo site da associação. Os editais, geralmente, saem em setembro, com inscrições em outubro. Os resultados oficiais também saem todos no site da AREMG.
Você pode se inscrever para quantos programas de Residência Médica quiser, desde que respeite o limite de uma inscrição por instituição participante. Ou seja, se você tem interesse em fazer a mesma especialidade em 10 hospitais diferentes, você pode fazer essa inscrição e prestar uma única prova. Eles exigem, também, apenas o envio de um currículo na área do participante – o que também facilita bastante o processo.
Quando for fazer a inscrição, você já precisa definir a sua ordem de preferência. Ah, importante: você pode modificar essa ordem até um dia antes da divulgação das notas oficiais, assim a escolha pode ser mais estratégica.
 

Como posso fazer a minha escolha de forma estratégica?

Uma das formas é ver a relação candidato/vaga. Clicando aqui você consegue ver quais são as mais concorridas e, tendo noção de qual foi a sua nota, é possível trilhar o melhor caminho para o seu futuro.
 

Entendo mais sobre o Processo Seletivo da AREMG

São duas etapas. A primeira, que sempre acontece em Belo Horizonte, independentemente da cidade que está localizada instituição que você almeja, é a famosa prova de 100 questões objetivas, com as especialidades básicas (cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina preventiva e social). Ela tem peso de 90% da nota. A segunda etapa é a análise curricular, com peso de 10%.
 

Você pretende prestar a prova da AREMG neste ano?

O processo 2020/2021 já está rolando, mas no final do ano com certeza teremos mais uma chance para quem quer participar desta prova. Caso você tenha receio de perder qualquer detalhe sobre o processo ou quer dar aquele UP nos estudos, você precisa começar um dos nossos cursos.
Aqui, na Medcel, nós temos o Coach de Aprovação que te ajuda durante todo o processo, inclusive lembrando datas importantes. Assim, você tem mais tempo para focar no que realmente importa, isto é, ESTUDAR O QUE CAI NA PROVA!
Está na dúvida entre qual curso preparatório fazer? Então, teste a nossa plataforma e metodologia de estudos durante 7 dias sem pagar nada. Vamos juntos?

Coach de Aprovação

Mais vistos