Tudo sobre a Residência Médica da Faculdade de Medicina de Jundiaí

Por André Massarotti


Se você pretende fazer a tão sonhada Residência Médica nos próximos dois anos, provavelmente, já deve estar pesquisando as instituições para prestar a prova. Na matéria de hoje, vamos as principais informações sobre a Faculdade de Medicina de Jundiaí. 

É importante conhecer como funciona os processos seletivos de cada uma das instituições que estejam na sua lista de candidatas. Por mais que o processo possa mudar de um ano para o outro, saber como foi os anos anteriores pode te dar uma vantagem ao prestar uma prova.

Vamos conversar um pouco sobre a Faculdade de Medicina de Jundiaí?

Edital 

Como todas as instituições, o edital traz as informações de como todo o processo irá funcionar. Porém, a Faculdade de Medicina de Jundiaí tem algumas particularidades.

Considerando o último ano que foi aplicada, a maioria das vagas para os programas que exigem pré-requisito foram ofertadas no Processo Seletivo da Secretaria de Estado da Saúde de SP, que naquele ano foi feito pela VUNESP, seguindo o edital da instituição.

Estamos falando dos seguintes programas: Anestesiologia (6), Dermatologia (2), Medicina de Família e Comunidade (1), Obstetrícia e Ginecologia (8), Oftalmologia (1), Ortopedia e Traumatologia (8), Otorrinolaringologia (2), Pediatria (8), Medicina Intensiva Pediátrica (1) e Neonatologia (1).

Os concursos para Residência Médica de Clínica MédicaÁrea Cirúrgica Básica, Cirurgia Geral e Radiologia e Diagnóstico por Imagem contaram com um edital próprio no site da instituição. Geriatria e Urologia também são ofertadas, mas possuem editais únicos. 

Faça o donwload do e-book com experiências, desafios, principais doenças e a rotina de 9 carreiras médicas.

Inscrições 

As inscrições foram feitas todas pelo site da VUNESP, por um período muito curto: de 21 de setembro a 05 de novembro, com uma taxa de R$ 400,00, podendo ser isenta dependendo de vários fatores.  

Processo seletivo da Faculdade de Medicina de Jundiaí

O processo conta com três fases. A primeira é a prova objetiva de 100 questões das seguinte áreas: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social. Ela tem peso 5 e é eliminatória: ou seja, nem todos seguirão para a próxima fase.

A segunda fase é uma prova prática (peso 4) com casos clínicos nas áreas de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social, apresentados em caderno de questões impresso e respondidos de forma dissertativa. 

Por fim, a terceira fase será a análise e arguição de curriculum vitae (peso 1), avaliadas numa escala de 0 a 100 pontos. 

Clicando aqui você pode conferir

Pretende participar do processo da Faculdade de Medicina de Jundiaí neste ano? 

Depois de tantas informações, parece que não vai dar tempo de fazer tudo, né? Saber todas as datas, estudar para as provas, entender os processos e ainda se preocupar com o currículo parece não caber dentro da agenda, certo? 

Por isso, te dou mais uma dica: ao se matricular em qualquer um dos nossos cursos, você terá direito ao Coach de Aprovação. Ele te ajuda durante todo o processo, inclusive lembrando datas importantes, como a saída do Edital da Faculdade de Medicina de Jundiaí, a data de inscrição, qual a melhor forma de fazer seu currículo e muitas outras coisas. Assim, você tem mais tempo para focar nos seus estudos. Está na dúvida? Então, experimente agora mesmo a plataforma de estudos da Medcel por 7 dias gratuitos.  

Coach de Aprovação

Mais vistos