O

primeiro ato de praticamente todos os médicos recém-graduados é se dirigirem até o Conselho Regional de Medicina (CRM) do seu estado e fazer a requisição do número de CRM, documento que os autoriza a atuar profissionalmente. Mas exatamente o que é o órgão e qual sua função, além da regulamentação da profissão? Essas respostas você vai conferir abaixo.

Conselho Federal de Medicina (CFM)

Pode parecer um pouco confuso, pois existem dois órgãos responsáveis por realizar a fiscalização e normatização da atividade profissional em medicina, o federal e o estadual. Embora os dois conselhos atuem juntos, eles possuem autonomia para tomar decisões e julgar os casos que estiverem dentro de suas competências. O CFM ainda possui um importante papel político, pois além dos interesses dos médicos, eles atuam junto ao poder público para garantir melhores condições de saúde para a população.

Principais atribuições do CRM

A principal função dos Conselhos Regionais de Medicina é fiscalizar a atuação dos médicos e realizar o julgamento dos casos que ferem o Código de Ética Médica, podendo suspender ou mesmo cassar o registro do profissional que cometer infração. Também cabe ao órgão realizar o registro de médicos e entidades jurídicas, sendo responsáveis pela avaliação das capacidades do requerente de acordo com as exigências para exercer a profissão.

Referência para quem atua na área, o CRM possui uma política de valorização e dignificação dos profissionais de medicina. Para isso, o órgão faz uso de ferramentas para promover o desenvolvimento dos seus associados por meio de atividades educacionais com objetivo de aprimoramento e atualização dos conhecimentos em medicina.

Importância do CRM para a sociedade

Ao fiscalizar e garantir um nível de excelência para a prática da medicina, o Conselho Regional de Medicina contribui diretamente para a saúde da população. Além de permitir a atuação, o número do CRM é uma ferramenta utilizada para que as pessoas saibam que estão sendo atendidas por profissionais qualificados.

Para conferir se um médico faz parte da associação, basta acessar o portal do conselho e inserir o número do CRM apresentado por ele. Acesse, abaixo, a página do Conselho Regional de Medicina de cada estado:

CRM-AC

CRM-AL

CRM-AP

CRM-BA

CRM-CE

CRM-DF

CRM-ES

CRM-GO

CRM-MA

CRM-MG

CRM-MT

CRM-MS

CRM-PA

CRM-PB

CRM-PE

CRM-PI

CRM-PR

CRM-RJ

CRM-RN

CRM-RO

CRM-RR

CRM-RS

CRM-SC

CRM-SE

CRM-TO

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

Postado em
17/8/17
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo

Inscreva-se na nossa newsletter!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.