Atualizado em 06/12/22.

Aconteceu no domingo (4/12) a primeira etapa do processo seletivo de Residência Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para ingresso de médicos residentes em 2023. Este ano, o processo seletivo contou com 5.046 inscritos para 526 vagas, sendo 205 destinadas a vagas de acesso direto.

Aproveite e leia também: Relação candidato/vaga: confira as 5 instituições de R1 mais concorridas

Gabarito e Recursos UNIFESP 2023

O gabarito oficial da prova objetiva está disponível desde o término da avaliação e você pode consultá-lo clicando aqui.  

ATENÇÃO, pois o prazo para interposição do recurso é curto e ele pode ser feito, se necessário, até às 16h do dia 6 de dezembro.  

O gabarito e o checklist da prova prática serão divulgados, também no mesmo dia, por meio do site www.coreme.unifesp.br. E o período para interposição de recurso do gabarito preliminar é de até 02 (dois) dias úteis, via formulário próprio da Coreme.

Como foi a prova objetiva da UNIFESP

A prova objetiva aconteceu no domingo, 4 de dezembro de 2022, no período da tarde, com duração de 3 horas, em que os candidatos tiveram que resolver 100 questões de múltipla escolha com 4 alternativas, distribuídas igualmente nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Obstetrícia-Ginecologia, Medicina Preventiva e Pediatria.  

Prova Prática UNIFESP 2023

A segunda fase, prova prática, é realizada presencialmente, no período de 1 (um) dia, com conteúdo envolvendo também as cinco grandes áreas da Medicina. A data, local e horário da prova prática serão divulgados no site www.coreme.unifesp.br, a partir de 19 de dezembro de 2022.

Entrevista e Análise de Currículo

A entrevista dos candidatos de todos os programas acontecerá de 11 de janeiro a 27 de janeiro de 2023, salvo se orientado especificamente pelo programa.

Resultado Final e Matrícula Unifesp 2023

O resultado final (relação nominal dos candidatos aprovados por área de opção e por ordem de classificação) será divulgado juntamente com a convocação para a matrícula a partir de 08 de fevereiro de 2023 no site da Unifesp.

Em caso de empate, os critérios de desempate são:

  • Maior nota da prova escrita;
  • Maior nota da prova prática;
  • Maior nota da entrevista;
  • Maior idade.

Os convocados para matrícula em primeira chamada deverão realizá-la de 13 de fevereiro a 15 de fevereiro de 2023 presencialmente no local informado no item 11.1 do edital.  

Após esse período, os excedentes serão convocados, por listagem divulgada no site da Unifesp, por ordem rigorosa de classificação, para realizar a matrícula a partir de 15 de fevereiro de 2023, no mesmo local e horário.  

As demais convocações serão divulgadas no site, com pelo menos 24 horas de antecedência e prazo de 1 (um) dia útil, das 9h às 15h, para efetivar a matrícula. Será considerado desistente o candidato que não comparecer nos prazos anteriormente estabelecidos.

Depois de efetivada a matrícula, os programas de Residência Médica se iniciam em março de 2023.  

Sobre a Unifesp 

Fundada em 1933, a Escola Paulista de Medicina — Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) é uma Autarquia Federal vinculada ao Ministério da Educação, cujo hospital de ensino é o Hospital São Paulo, pertencente à Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos constituída por professores da Universidade. A UNIFESP foi uma das pioneiras a implantar Programas de Residência Médica no Brasil. Na EPM-UNIFESP, os Programas de Residência Médica são coordenados pela Comissão de Residência Médica — COREME, que está subordinada a Congregação da Escola Paulista de Medicina. 

Como é a Residência Médica na Unifesp? 

Por ser uma das instituições de ensino mais tradicionais de São Paulo, a Unifesp possui um dos programas de Residência Médica mais concorridos do Estado. Isso porque ela tem um hospital universitário próprio, reconhecido como o maior país, onde os residentes aprendem na prática a lidar com todo tipo de atendimento, seja ele de menor ou maior complexidade. 

Referente às especialidades mais concorridas na Unifesp, as mais requisitadas são: Neurocirurgia; Anestesiologia; Dermatologia; Otorrinolaringologia; Psiquiatria; Área Cirúrgica Básica; Ginecologia e Obstetrícia; Oftalmologia; Cirurgia Geral e Cirurgia Cardiovascular.   

O programa de Residência Médica em Cirurgia Geral, por exemplo, possui atividades práticas que correspondem a 90% da carga horária total (cerca de 2.592 horas por ano, durante 3 anos) e são desenvolvidas em seis hospitais. As teóricas perfazem 10% (cerca de 288 horas por ano, durante 3 anos) e são ministradas por nove disciplinas acadêmicas nas dependências do Hospital São Paulo ou por videoconferência. 

Os seis hospitais pertencentes à Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina — SPDM que administra o HSP são: 

  1. Hospital São Paulo (94 leitos); 
  2. Hospital Geral de Pirajussara (35 leitos); 
  3. Hospital Geral de Pedreira (49 leitos); 
  4. Hospital Geral de Guarulhos (95 leitos); 
  5. Hospital Estadual de Diadema (72 leitos);  
  6. Hospital da Vila Maria (28 leitos).

Especialidades com mais vagas na Unifesp 

Com base no edital deste ano, as especialidades com mais vagas na Unifesp são: 

  • Clínica Médica 
  • Pediatria 
  • Cirurgia Geral 
  • Psiquiatria 

Especialidades com menos vagas na Unifesp 

E as especialidades que tiveram menos vagas abertas são as seguintes: 

  • Cirurgia Cardiovascular  
  • Genética Médica 
  • Medicina de Tráfego
  • Neurocirurgia
  • Patologia Clínica e Medicina Laboratorial 
  • Radioterapia

Temas mais recorrentes na prova da Unifesp 

É preciso estar muito bem-preparado para a prova da Unifesp Residência Médica. Ano após ano, os concursos têm ficado mais concorridos, e o nível de complexidade, elevado. Estudar os temas que mais caíram nos últimos anos te ajudará a chegar mais preparado para a prova.  

Confira a seguir a lista do top 10 temas mais incidentes na Unifesp:  

  • Bioestatística aplicada à análise de estudos epidemiológicos;  
  • Estudos epidemiológicos;  
  • Sistema Único de Saúde — SUS;  
  • Neonatologia;  
  • Atenção Primária à Saúde e Estratégia de Saúde da Familia;  
  • O parto;  
  • Medidas de frequência;  
  • Choque;  
  • Infecções congênitas;  
  • Análise de métodos diagnósticos. 

Leia também: Unifesp Residência Médica: temas mais cobrados na prova

Pensando em ingressar na Unifesp Residência Médica 2023? 

Aqui, na Medcel, nós temos um curso especial para você se preparar para esta instituição. É o Reta Final Unifesp, que reúne questões comentadas dos temas mais incidentes das provas dos últimos 5 anos da Unifesp Residência, além de gerar um gráfico de desempenho, simulados estratégicos, orientadores de estudos, capítulos de livros, mapas mentais, cronograma de estudos, aulas gravadas e ao vivo estruturadas por corpo docente renomado, para deixar você confiante para a prova!   

Procurando outra residência médica em São Paulo? Saiba mais sobre o Edital de Residência Médica da USP - SP! 

Acompanhe esse Blog para ficar por dentro de novidades! Aproveite e siga também a Medcel nas redes sociais.     

REFERÊNCIAS 

Edital COREME UNIFESP 2023
Disponível em: Edital_PSRM__COREME-EPM_2022_2023.pdf (unifesp.br)

Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral da Unifesp 
Disponível em: https://sp.unifesp.br/epm/cirurgia/institucional/residencia-medica-residencia-cirurgia-geral  

COREME
Disponível em: https://www.unifesp.br/campus/sao/coreme/processo-seletivo/processo-seletivoano2022 

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
6/12/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo