Atualizado em 16/12/2022
Está disponível, no site da FUVEST, atual responsável pelo processo seletivo para o programa de Residência Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) 2023, o gabarito preliminar das provas objetiva e casos clínicos, aplicada no dia 15 de dezembro, às 13h.
Este ano, a edição contou com 6.618 inscritos para 355 vagas de acesso direto. Confira a relação candidato/vaga completa do processo seletivo de Residência Médica da USP-23.
Como foi a primeira fase da prova da USP-SP 2023?
A prova objetiva teve 100 questões de múltipla escolha, com alternativas de A, B, C e D, distribuídas de maneira igual entre as cinco grandes áreas médicas.
O mesmo aconteceu com a prova objetiva de Casos Clínicos, porém, com um número reduzido de questões, apenas 20 (vinte), também com alternativas de A, B, C e D, distribuídas de maneira igual para cada área da Medicina.
Para ambas as provas, os candidatos tiveram um tempo máximo de 5 horas para a sua realização, com início às 13h e término às 18h.
Conforme mencionado no item 1.2 do edital 2023, apenas os candidatos que atingirem a classificação estabelecida da primeira prova objetiva de múltipla escolha terão a prova de Casos Clínicos corrigida.
Recursos e Sistema de pontuação USP-SP
A interposição de recurso do gabarito das provas objetivas de múltipla escolha e casos clínicos é feita exclusivamente via site, no período de um (1) dia, até às 16h de 16 de dezembro de 2022.
A nota final de cada candidato será o resultado da pontuação obtida em cada fase, conforme segue: [(Prova Objetiva de Múltipla Escolha X 5) + (Prova Objetiva de Múltipla escolha de casos clínicos X 4) + (Avaliação Curricular X 1) )]/10, exceto candidatos para a modalidade TREINEIRO.
A lista dos aprovados na primeira fase será divulgada no dia 22 de dezembro, às 12 horas (horário de brasília).
Quer saber se alguma questão é passível de recurso? Nosso time de professores e especialistas em Residência Médica corrigirá a prova da USP-2023 ao vivo! Assista através do nosso canal oficial do YouTube ou aqui pelo blog.
Próxima etapa do processo seletivo da USP-SP 2023
O processo seletivo para ingresso na Residência Médica da FMUSP 2023 é realizado por meio de duas fases:
A primeira já passou, agora falta a segunda etapa que é de Avaliação e Arguição Curricular:
Treineiros Processo Seletivo USP 2023
A categoria de treineiro é sugerida para estudantes matriculados em curso de graduação em Medicina devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), que estejam cursando ou concluíram o 10º semestre. Esses candidatos farão a inscrição e pagarão a taxa de inscrição, como os candidatos regulares, mas realizarão a prova somente a título de treinamento, não concorrendo às vagas especificadas no edital.
Os candidatos na modalidade treineiro poderão realizar as provas da 1ª fase (prova objetiva de múltipla escolha e prova objetiva de múltipla escolha baseada em casos clínicos), mas não serão convocados para a análise curricular.
Sobre a USP-SP
A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) foi fundada em 1912 e implementada em 1913 pelo médico Arnaldo Vieira de Carvalho. Pioneira nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão universitária, é referência no ensino de Medicina no Brasil.
É a única Faculdade de Medicina da América Latina participante da M8 Alliance, rede global de instituições acadêmicas de excelência em ensino e pesquisa, e está no seleto grupo de 25 instituições líderes na área de saúde ao redor do mundo.
A FMUSP possui, atualmente, 1.400 alunos na graduação, 2.000 alunos na pós-graduação e 1.600 residentes. Foi lá, também, que o primeiro transplante de rim da América Latina aconteceu, em 1965.
Temas mais incidentes da USP-SP
Para passar por essas etapas e ser aprovado, é preciso muito conhecimento e domínio da prova. Agora que você conhece mais sobre a FMUSP, listamos aqui os 10 temas mais recorrentes dos últimos anos:
- Neonatologia;
- Estudos epidemiológicos;
- Sistema Único de Saúde – SUS;
- Imunizações;
- Medicina de Família e Comunidade;
- Doenças infecciosas;
- Abdome agudo;
- O parto;
- Medidas de frequência;
- Atenção Primária à Saúde e Estratégia de Saúde da Família.
Leia mais: Editais de Residência Médica 2023: inscrições, taxas e número de vagas
Como é a Residência Médica na Faculdade de Medicina da USP-SP?
Queridinha dos médicos, muitos sonham em fazer Residência Médica na USP. Esse é o seu sonho também? Então, atenção para as próximas informações:
A FMUSP possui 54 programas de treinamento em áreas médicas reconhecidas e credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica.
As vagas de Residência Médica são distribuídas da seguinte forma: 60% para alunos da FMUSP e 40% para alunos de outras instituições do país.
Parte da Residência pode ser cumprida no Hospital Universitário (HU) da USP, no Hospital das Clínicas da FMUSP, ou mesmo em Unidades Básicas de Saúde (UBS), conforme a especialidade escolhida.
O formato e o período do programa podem variar de acordo com a área de atuação, com duração mínima de 1 ano e máxima de 5 anos. A carga horária anual é de 2.880 horas, ou 60 horas semanais, incluindo 24 horas semanais de plantão, com folgas previstas conforme as normas estabelecidas por legislação específica. Na FMUSP, a Residência Médica é constituída obrigatoriamente por estágios práticos, que ocupam de 80 a 90% da carga horária. O tempo restante é dirigido a atividades teórico-pedagógicas complementares.
Temas mais incidentes da USP-SP
Para passar por essas etapas e ser aprovado, é preciso muito conhecimento e domínio da prova. Agora que você conhece mais sobre a FMUSP, listamos aqui os 10 temas mais recorrentes dos últimos anos:
- Neonatologia;
- Estudos epidemiológicos;
- Sistema Único de Saúde – SUS;
- Imunizações;
- Medicina de Família e Comunidade;
- Doenças infecciosas;
- Abdome agudo;
- O parto;
- Medidas de frequência;
- Atenção Primária à Saúde e Estratégia de Saúde da Família.
Aproveite e leia também: Residência USP-SP: temas e especialidades mais cobrados na prova
E quais são as especialidades mais concorridas na USP-SP?
Começamos falando da concorrência e como conquistar uma vaga ao sol tem ficado cada vez mais difícil na USP. A seguir, listamos as top 10 mais concorridas. Veja se a sua especialidade faz parte desse ranking:
- Neurocirurgia;
- Cirurgia Geral;
- Dermatologia;
- Obstetrícia e Ginecologia;
- Otorrinolaringologia;
- Psiquiatria;
- Neurologia;
- Oftalmologia;
- Clínica Médica;
- Area cirúrgica básica.
Especialidades com mais vagas na USP-SP
Fizemos um levantamento das edições dos últimos 2 anos da prova da USP-SP e as especialidades com mais vagas são:
- Cirurgia Geral;
- Clínica Médica;
- Pediatria;
- Anestesiologia;
- Infectologia;
- Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
Confira abaixo o total de vagas de acesso direto/áreas básicas FMUSP 2023, incluindo as vagas reservadas das forças armadas:
Se a USP-SP faz parte da sua lista de instituições que pretende prestar em 2023 ou 2024, você precisa de um conteúdo assertivo para mandar bem nas provas. Os cursos Extensivo Digital ou Programado Digital da Medcel oferecem tudo o que você precisa para ser aprovado: mentoria personalizada, banco de questões atualizado, professores experientes, atuantes no mercado e especialistas em Residência Médica, lives interativas, cronograma de estudos personalizado e mais!
Comece hoje a se preparar com quem entende do assunto!
Quero conhecer mais os cursos da Medcel
Gostou desse post?
Acompanhe este Blog para ficar por dentro das novidades! Aproveite e siga também a Medcel nas redes sociais.
REFERÊNCIAS
COREME
Disponível em: https://www.fm.usp.br/coreme/portal/
Edital FMUSP-SP 2023
Disponível em: https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/rm2023_edital_areas_basicas_acesso_direto.pdf
Faculdade de Medicina da USP anula prova multimídia por indício de fraude.
Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/12/24/faculdade-de-medicina-da-usp-anula-prova-multimidia-por-indicio-de-fraude.ghtml
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo: a história em fatos e fotos.
Disponível em: https://www.fm.usp.br/fmusp/institucional/historico
FMUSP integra a M8 Alliance, renomado Think Tank responsável pelo World Health Summit. Disponível em: https://www.fm.usp.br/fmusp/m8/m8-alliance