Chegou a hora de decidir entre e fazer Residência Médica em outra cidade ou permanecer no conforto de casa, junto à família e amigos? Esta é uma das dúvidas que preocupa a maioria que conclui a graduação de Medicina.
Antes de tomar uma decisão importante assim, o ideal é avaliar os prós e contras de cada alternativa e analisar o que atende às suas expectativas. Escolher onde fazer Residência envolve diversos fatores que devem ser avaliados criteriosamente.
Nós, da Afya Educação Médica, preparamos este conteúdo para ajudar a esclarecer as suas principais dúvidas relativas a esse assunto. Acompanhe!
Permanecer ou não na cidade natal: eis a questão
No início da faculdade, os graduandos nem se preocupam com essas coisas. No Ciclo Básico da Medicina — que envolve os dois primeiros anos do curso — o foco é nos conteúdos cobrados nas provas.
Na segunda fase do curso, além da imensidão de conteúdos para estudar, o acadêmico também precisa se dedicar aos estágios. Mas logo vem a fase final e chega o momento de pensar em Residência e em qual título de especialista pretende obter. Onde continuar os estudos e como se manter motivado para dar conta das exigências do curso?
Nesses momentos, o suporte familiar, a rede de contatos e a orientação dos professores devem ser considerados na tomada dessa decisão. Se você está com essa dúvida, saiba que é preciso seguir a sua intuição e optar pela escolha mais adequada ao seu perfil.
Quem estudou durante seis anos fora de casa sabe que a distância da família e amigos faz diferença. Porém, há outros critérios decisivos para a carreira — como o perfil da instituição e a qualidade do curso — que, às vezes, justifica estudar fora de sua cidade natal.
Portanto, o ideal é colocar na ponta do lápis e avaliar os prós e contras de fazer Residência Médica em outra cidade. Além daqueles já mencionados, listamos alguns aspectos que devem ser analisados antes da tomada de decisão. Observe:
- A estrutura do curso é diferenciada e a equipe de professores é mais qualificada que a da sua cidade natal?
- A cidade escolhida tem boa infraestrutura, como aeroportos, que permitem visitar a família quando a saudade apertar?
- A Bolsa de Residência será suficiente para cobrir seu orçamento fora de casa?
- Se a cidade escolhida for muito distante, como seriam os feriados e datas festivas longe de seus entes queridos?
- Se ocorrer alguma eventualidade familiar e não puder estar junto à família, qual será o impacto disso em sua saúde emocional?
- A sua decisão é moldada por um objetivo maior, ao ponto de motivá-lo à superação de eventuais adversidades longe de casa?
O que considerar na escolha do local de Residência Médica
Enumeramos os principais pontos de atenção na hora de decidir o local para fazer a complementação da carreira médica. Veja quais são!
Perfil da instituição
Pesquise sobre a instituição de interesse: avaliação no Ministério da Educação e Cultura (MEC), perfil público, respeito à diversidade e inclusão e infraestrutura física. Busque opinião de ex-alunos e converse com colegas a respeito de seu plano.
Rotina do curso
Embora gostar da especialidade que pensa em fazer influencie bastante a escolha, convém considerar outros determinantes. Veja como é o funcionamento da rotina e o cotidiano da área de especialidade.
Avalie a rotina do ambulatório, a dinâmica dos casos atendidos e o clima organizacional. Como são as equipes médicas e os profissionais que compõem a rede básica de atendimento?
Considerar esses pontos é crucial, já que passará por, no mínimo, dois anos, em contato com este ambiente. Se você optar pela Residência Médica em Cirurgia Geral, são três anos. Já em Neurocirurgia ou Cirurgia Cardíaca, a duração do curso é de cinco anos, no mínimo.
Infraestrutura da cidade
Dependendo da área escolhida e do nível de concorrência, a opção por mudar de cidade e até mesmo de estado pode ser a solução. Muitos médicos optam por estudar fora de sua cidade natal em busca de uma melhor qualificação profissional. Mesmo quem pretende estudar em um hospital referência, crescer em conhecimento e impulsionar a carreira deve considerar a infraestrutura da cidade.
Por isso, é necessário analisar a região, a cultura, a gastronomia e as opções de lazer que o local oferece. Avalie se a cidade escolhida tem alguns pontos em comum com o seu estilo de vida.
Além disso, vale frisar que, no âmbito profissional, a escolha da cidade também influencia. Na Residência, o médico terá oportunidades de criar seu networking e oportunidades de empregos futuros. Logo, tais fatores também devem figurar no seu checklist avaliativo, concorda?
Opinião de quem já teve experiências semelhantes
No momento de escolher a cidade para fazer a especialização médica, vale uma dica importante para todos os momentos da vida: considere a opinião de quem já passou por isso. Ou seja, ouça e considere a opinião de colegas que estudaram na cidade em que pretende morar.
Procure pessoas que tiveram experiência na Residência que você gostaria de fazer: peça dicas e sugestões sobre viver melhor nessa localidade. Informe-se sobre a rotina no hospital, a integração com as equipes e como são as relações de trabalho na instituição.
Transferência de Residência Médica
Em geral, a transição de Residência Médica precisa ser solicitada e formalizada junto ao Conselho de Residência Médica (COREME). O pedido deve ser enviado à COREME da instituição de origem.
Por protocolo, o aluno deve incluir o pedido por escrito. Na solicitação, é preciso anexar os documentos do curso atual, além das justificativas e explicações que norteiam a sua decisão em mudar de instituição.
A solicitação é avaliada conforme a disponibilidade de vagas. Além do COREME, o pedido é protocolado junto à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), que avalia as condições e vagas e define o aceite.
Vale destacar, por fim, que a decisão de fazer Residência Médica em outra cidade envolve diferentes fatores. No entanto, por meio de uma avaliação clara dos aspectos mais relevantes a serem considerados, é possível fazer uma excelente escolha e potencializar a carreira médica.
Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos de Medicina em seu e-mail!