A

prova de Título de Especialista é um dos desafios da carreira de Medicina. Caso deseje atuar como especialista, o médico precisa passar por uma prova que é aceita e reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Desse modo, o profissional está apto a atuar como especialista na área escolhida.

Mas afinal, como é a prova de Título de Especialista? O que é preciso saber antes para se preparar e conquistar a tão sonhada aprovação? É para responder essas dúvidas que preparamos este post, então continue a leitura e descubra!

O que é a prova de Título de Especialista?

Existem 52 especialidades médicas reconhecidas no Brasil e para quem deseja se especializar em essas áreas da Medicina precisa adquirir o Certificado de Registro de Qualificação de Especialista, emitido pelo Conselho Federal de Medicina, por meio dos seus Conselhos Regionais (CRM).

Para conquistar o certificado existem dois caminhos possíveis, através da Residência Médica ou da obtenção de Título Especialista concedido pela associação ou sociedade da respectiva especialidade. Por exemplo, quem deseja se especializar em Pediatria deve realizar a prova de acordo com o edital da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Confira também: Por que ter um Título de especialista em Cardiologia?

Além disso, a instituição responsável deve ser filiada à Associação Médica Brasileira (AMB) e ter um edital do concurso para Título de Especialista de acordo com as normas e aprovação da mesma.

Se você resolveu adquirir a sua especialidade através da prova de Título de Especialista, saiba que os editais de cada concurso são divulgados anualmente e as provas costumam ser divididas entre uma etapa teórica e outra prática. Falaremos mais detalhes a seguir.

Como obter Título de Especialista

Para tanto é necessário seguir alguns pré-requisitos informados no edital e prestar a prova que irá avaliar as suas habilidades e conhecimento para atuar na área escolhida. É válido ressaltar que cada especialidade terá um edital diferente, portanto, haverá variação no formato de avaliação e é importante ficar atento para especificidade.

O segredo é ler o edital com muita atenção para verificar se você está dentro dos pré-requisitos para realizar a prova de Título de Especialista e também para entender exatamente como a prova será aplicada.

Comece a se preparar: E-book de questões comentadas das provas de Título de Especialista

Alguns editais podem ter análise curricular, exigir um determinado tempo de experiência no mercado ou mesmo considerar a participação em eventos científicos ou a publicação de artigos na área. Vejamos, por exemplo, os pré-requisitos do último edital de Título Especialista para Clínica Médica:

“Para realizar o concurso, o candidato deverá obrigatoriamente preencher os seguintes pré-requisitos:

a) Ter, no mínimo, 2 anos de formado, considerando a data do diploma de médico como tempo inicial da contagem.

b) Ter número de CRM definitivo e estar quite com o CRM.

c) Ter diploma ou certificação oficial de Residência Médica em Clínica Médica com acesso direto de 2 anos, reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica/Ministério da Educação (CNRM/MEC). OU

Ter diploma oficial ou certificação de Residência Médica realizada no exterior em Clínica Médica de, no mínimo 2 anos, devidamente revalidado por instituições públicas e registrado pela CNRM/MEC (verificar item 6 do edital). OU

Ter diploma oficial ou certificado de estágio/treinamento em Clínica Médica, credenciado pela SBCM, com duração semelhante à da Residência Médica em Clínica Médica com acesso direto, com duração igual à do Programa de Residência Médica da CNRM/MEC, de 2 anos. OU

Atuação profissional: comprovar experiência profissional, por declaração (modelo no ANEXO I) do diretor ou coordenador do local em que ocorreu a atuação profissional em Clínica Médica, de, no mínimo, 4 anos de experiência em hospital, departamento ou universidade.”

Perceba que o edital apresenta o tempo mínimo de formação e experiência para realização da prova, além da documentação oficial necessária para comprovação. Você pode sempre acessar editais de anos anteriores para se familiarizar com todas as regras.

Etapas da prova de Título de Especialista

Em relação a aplicação da prova, a maioria dos casos possui uma prova dividida em duas etapas: a 1ª fase que consiste em uma avaliação objetiva e a 2ª fase que é hora de colocar as suas habilidades em prática.

Prova teórica

Nos editais há indicação da bibliografia recomendada para os estudos e é imprescindível se preparar com antecedência e começar a planejar a jornada da Medicina até a conquista do tão sonhado Título de Especialista.

Seguindo o exemplo citado acima, a prova de Clínica Médica era composta de 100 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas e apenas uma correta. O tempo de realização da prova era 5 horas.

Uma das melhores formas de se preparar é justamente acessando questões de provas anteriores, um dos benefícios dos cursos preparatórios da Medcel que possui um banco com diversas provas comentadas por professores especialistas. Antes de falar sobre outras vantagens do curso, vamos entender a prova prática.

Prova prática

A segunda etapa é composta por uma avaliação de casos clínicos com simulação realística de acordo com cada especialidade. Veja, por exemplo, como o edital de Título Especialista em Ginecologia e Obstetrícia determina a realização prova prática:

“A prova teórico-prática da 2ª fase terá duração mínima de 30 minutos por candidato e visará avaliar competências teóricas, práticas, de comunicação e atitudes do candidato, podendo haver suporte de meios eletrônicos, com apresentação de situações clínicas e/ou cirúrgicas, com questões e/ou tarefas que devem ser finalizadas em tempo pré-determinado.

Cada candidato terá um formulário de checagem preenchido por um avaliador, no momento da prova, para cada situação clínica e/ou cirúrgica, em que a adequação e completude das respostas e da execução das tarefas, demonstradas pelo candidato, terá como base de julgamento um padrão de resposta pré estabelecido, baseado nas referências sugeridas.”

Leia também: 4 motivos para fazer a prova de Título de Especialista

Como se preparar para a prova de Título de Especialista

Agora que você já sabe como funciona a prova de Título de Especialista é hora de falarmos sobre a preparação. Já reforçamos o quanto é necessário se dedicar e ler os editais com atenção para saber quais temas estudar em cada etapa.

Além dos estudos, é preciso ter confiança e preparo emocional para não deixar que a ansiedade atrapalhe seu desempenho. Para tanto, ter uma rotina de estudos organizada e que se adeque ao seu perfil pode ser um grande apoio.

Com o curso da Medcel, você pode estudar do seu jeito com diversos formatos de conteúdo e ainda contar com o apoio de um Orientador de Estudos, responsável por acompanhar toda a sua jornada até a aprovação.

Os cursos da Medcel são baseados especificamente na prova de obtenção de Título de Especialista, por isso, os conteúdos são determinados de acordo com o que caiu nas últimas provas. Os temas são apresentados em:

  • Videoaulas
  • Masterclass
  • Descritivos clínicos
  • Banco de questões
  • + 50 Podcasts
  • Biblioteca de e-books
  • Simulados

Essas são as especialidades que a Medcel oferece curso preparatório para a prova de Título de Especialista:

  • Cardiologia
  • Dermatologia
  • Endocrinologia
  • Gastroenterologia
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Neurologia Psiquiatria Pediatria
  • Reumatologia

A preparação ocorre tanto para a prova teórica, quanto para a prática. Se você quer se tornar um médico especialista não perca tempo e faça agora o curso da Medcel! Faça um teste de 7 dias gratuitos para experimentar e ver se o curso é feito para você. Clique aqui e inscreva-se agora mesmo!

Gostou do post? Para saber mais sobre a obtenção de Título de especialista confira os posts no nosso blog. Aproveite para conhecer mais da rotina de algumas especialidades com médicos que atuam na área como a Psiquiatria, Cardiologia ou Pediatria. Acompanhe também nosso Instagram para saber de todas as atualizações dos editais e dicas rápidas de estudo.

Postado em
14/4/22
na categoria
Títulos

Mais sobre 

Títulos

ver tudo