O

Título de Especialista em Pediatria, o famoso TEP, é um documento emitido pela Associação Médica Brasileira junto com a Sociedade Brasileira de Pediatria. Um profissional que detém esse título de especialista garante um passo fundamental na carreira médica. Além disso, é uma maneira de afirmar que ele conseguiu adquirir o conhecimento necessário para ser um especialista naquela área. Antes de mais nada, para falar sobre a importância do TEP, conversamos com a Professora da Medcel, Dra. Sabrina Gois, sobre o título e o exame para obtê-lo.

A Dra. Sabrina é formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, fez Residência Médica em pediatria no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, possui título de especialista em pediatria, pós graduação em homeopatia pela Associação Paulista de Homeopatia, Título de especialista em homeopatia e é preceptora dos residentes de pediatria do Hospital Infantil Cândido Fontoura em atendimento em Unidade Básica de Saúde.

Confira, a seguir, a entrevista e algumas dicas extras de como se preparar para esse momento.

Por que fazer o Título de Especialista em Pediatria?

Dra. Sabrina: As entidades emitem o título de especialista como uma forma de certificar que, independente de onde você tenha feito sua especialização, você está qualificado por aquela sociedade, no meu caso, Sociedade Brasileira de Pediatria. É um percurso interessante e necessário na carreira médica.”

#DicaMedcel: Do ponto de vista legal, o TEP permite que o médico se denomine especialista em pediatria, já que só é permitido para profissionais com o título.

Quando e por que você escolheu ter o Título de Especialista em Pediatria?

Dra. Sabrina: Como eu decidi durante a residência que realizaria a prova de título, neste primeiro momento eu pensava em prestar como subespecialidade neonatologia e sabia que, para qualquer título de subespecialidade, deveria ter primeiro o título da especialidade principal.  Neste caso a pediatria. Depois, soube que em outros momentos o título também seria importante. Logo no fim da residência decidi que iria começar a construir o meu consultório e descobri que, apesar de eu já ter decidido fazer a prova do TEP, os próprios convênios e muitos locais de trabalho exigem que o profissional tenha o título para ser contratado, então optar por não fazer a prova pode fechar algumas portas na carreira médica.

Como era a rotina de preparação para o exame e quais os principais desafios nessa jornada?  

Dra. Sabrina: Como eu já pensava em prestar a prova assim que acabasse o período de residência médica, a rotina de quem era residente e já trabalhava também era bem corrida, e muitas vezes eu não conseguia estudar no dia a dia. Então eu aproveitava fins de semana, feriados ou mesmo pós-plantões, quando a gente saía mais cedo da residência, para rever algum tema que tivesse uma grande incidência nas provas.

#DicaMedcel: o aluno Medcel pode contar com o apoio de um profissional especializado para organizar a sua rotina de estudos, de acordo com o seu objetivo e disponibilidade, a partir dos conteúdos e aulas disponíveis em nossos cursos na plataforma.

Sobre editais: como desdobrar e compreender o que é importante para a prova?  

Dra. Sabrina: Quando você lê o edital bate um desespero porque são muitos conteúdos cobrados e, na verdade, ali tem todo o conteúdo possível da pediatria. Então, se você seguir o edital ao pé da letra, você se perde e acaba perdendo um pouco do seu tempo de estudo com temas que não são tão incidentes. Às vezes você deixa de estudar temas que são muito frequentes, como, por exemplo, a vacinação, que é um tema que todo ano tem atualização e é quase 100% de chance de cair na prova. É muito importante priorizar.

#DicaMedcel: A Medcel oferece um curso preparatório para o exame de título da Sociedade Brasileira de Pediatria. Por meio de diferentes formatos, você terá acesso a conteúdos focados nos temas que mais caem na prova. Assim, você evita estudar todos os temas de pediatria, concentrando-se nos que são mais recorrentemente cobrados.  

Quais pré-requisitos importantes para fazer a prova do Título de Especialista em Pediatria?  

Dra. Sabrina: Um pré-requisito importante é ter uma boa base na sua residência. Estudar durante a residência os temas mais comuns do dia a dia do pediatra geral são fundamentais para não ter tantos temas para estudar do zero para a prova, mas só retomar os conhecimentos já adquiridos.

#DicaMedcel: O exame só pode ser realizado por médico com Residência Médica em pediatria ou com especialização com duração e programa igual, reconhecida pela CNRM-MEC. Ou você pode comprovar experiência de, no mínimo, seis anos ininterruptos em atividade profissional exclusiva na pediatria.

Quais dicas você daria para se preparar para a prova de Título de Especialista em Pediatria?  

Dra. Sabrina: Eu vejo que foi fundamental fazer o máximo de provas dos anos anteriores. Assim, conseguimos ter uma ideia de quais são os temas mais frequentes e, destes quais temos mais dificuldade para direcionar os estudos. Além disso, a própria Sociedade Brasileira de Pediatria emite documentos constantemente com atualizações de diversos temas e, como a prova é desta instituição, cabe sempre estar atento e ler estes documentos atualizados.

#DicaMedcel: nossos professores, assim como a Dra. Sabrina, frequentemente compartilham conteúdos relevantes de diversas especialidades em lives e publicações no Instagram. Pediatria, claro, é tema recorrente. Acompanhe!  

Conte com a Medcel para iniciar a sua preparação para as provas de Residência Médica. Experimente a nossa plataforma de estudos por 7 dias sem pagar nada clicando aqui.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
30/3/21
na categoria
Títulos

Mais sobre 

Títulos

ver tudo