Com o avanço das políticas públicas voltadas à qualidade do ensino superior em saúde, o ENAMED 2025 surge como uma peça fundamental no cenário da formação médica no Brasil.

O exame é elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Ele serve para avaliar quem está se formando em Medicina e, com isso, permitir uma análise do ensino médico em nosso país.

Quer saber mais? A seguir, você vai entender o que é o ENAMED, quem pode participar, como funciona a inscrição, as principais informações do edital 2025 e de que forma será aplicada a prova. Se você é estudante de Medicina ou médico recém-formado interessado em utilizar a nota no processo seletivo do ENARE, continue a leitura!

O que é o ENAMED?

O ENAMED (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) avalia os conhecimentos e competências adquiridas ao longo do curso de graduação em Medicina.

A iniciativa está inserida no escopo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e tem como função principal medir a qualidade da formação médica no país.

Além de cumprir esse papel avaliativo, o ENAMED 2025 também poderá ser utilizado como etapa classificatória no processo seletivo de residência médica do ENARE (Exame Nacional de Residência) para especialidades de acesso direto. Isso amplia ainda mais sua importância para quem está se formando ou já concluiu o curso e deseja avançar na carreira médica.

Quem deve fazer o ENAMED 2025?

A participação no ENAMED 2025 é obrigatória para os estudantes de Medicina habilitados e inscritos pelo coordenador do curso como concluintes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE 2025).

Ou seja, todos os alunos em vias de concluir a graduação devem realizar a prova como parte da avaliação nacional da qualidade do ensino médico.

Além dos concluintes obrigatórios, o exame também está aberto para médicos já formados e outros interessados que desejam utilizar o resultado para participar dos programas de residência médica de acesso direto via ENARE. Nesses casos, a participação é voluntária, mas extremamente estratégica para quem busca uma vaga competitiva em instituições de referência.

Como se inscrever no ENAMED 2025?

As inscrições para o ENAMED 2025 ocorrem de 7 a 18 de julho, por meio do Sistema Enamed. Para os concluintes do curso, a instituição de ensino realiza a pré-inscrição via sistema Enade, entre os dias 2 e 20 de junho de 2025.

Depois disso, o estudante precisa apenas completar o cadastro individual no sistema do Enamed e indicar a cidade onde deseja fazer a prova.

O prazo para preenchimento das informações foi estendido até 30 de julho, conforme retificação divulgada pelo Inep. Vale lembrar que o processo de inscrição é gratuito e pode incluir solicitações de atendimento especializado ou uso de nome social, quando necessário.

Qual é o cronograma do ENAMED 2025?

O edital ENAMED 2025, publicado no Diário Oficial da União em 26 de junho de 2025, traz todas as regras, prazos e orientações necessárias para os candidatos. Entre os principais pontos destacados estão:

  • data da prova: 19 de outubro de 2025;
  • período de inscrição: 7 a 18 de julho de 2025;
  • solicitação de atendimento especializado e nome social: 7 a 18 de julho;
  • resultado dos pedidos de atendimento especializado: 28 de julho;
  • aplicação da prova: 19 de outubro;
  • gabarito preliminar: 22 de outubro;
  • período para recursos ao gabarito: 22 a 27 de outubro;
  • resultado final da prova: 5 de dezembro de 2025.

Todas essas datas constam no edital do ENAMED 2025, e é essencial que o candidato acompanhe os canais oficiais para não perder nenhum prazo.

Como será a prova do ENAMED 2025?

A avaliação do ENAMED 2025 será composta por uma prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha, divididas de forma equitativa entre as principais áreas da Medicina.

O conteúdo segue as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Medicina e está alinhado com as competências exigidas para o exercício profissional.

As áreas cobradas são:

  • Clínica Médica;
  • Cirurgia Geral;
  • Pediatria;
  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Medicina da Família e Comunidade;
  • Saúde Coletiva;
  • Saúde Mental.

Além da prova objetiva, o exame incluirá:

  • questionário do estudante concludente, para os que forem inscritos automaticamente via Enade;
  • questionário contextual, destinado aos demais candidatos;
  • questionário de percepção de prova, que avalia a experiência do participante.

A pontuação da prova objetiva será utilizada tanto para a avaliação educacional quanto para os critérios de classificação no ENARE, caso o participante opte por usar essa nota.

Como funciona a acessibilidade no ENAMED 2025?

Um aspecto importante do edital ENAMED 2025 é o comprometimento com a acessibilidade. Estudantes com deficiência, transtornos específicos de aprendizagem, gestantes, lactantes e idosos podem solicitar atendimento especializado durante o processo de inscrição.

O edital também assegura o direito ao uso de nome social por candidatos transgêneros ou travestis. Esses pedidos devem ser feitos dentro do prazo de inscrição e respeitam as orientações específicas disponíveis no edital.

A nota do ENAMED pode ser usada no ENARE?

Sim! E esse é um dos principais atrativos do ENAMED 2025. A partir deste ano, o exame passa a ser a única prova de seleção para o ENARE nas vagas de acesso direto. Isso significa que a nota final do ENAMED será utilizada como critério eliminatório e classificatório para o ingresso em programas de residência médica por meio do ENARE.

Para que isso seja possível, no entanto, o participante deve se inscrever também no processo seletivo do ENARE, além de realizar a prova do ENAMED. A nota mínima exigida para aprovação no ENARE é de 50% de acertos na prova objetiva.

Quais são as vantagens de participar do ENAMED 2025?

Participar do ENAMED 2025 é vantajoso por diversos motivos. Além de ser um instrumento de avaliação nacional da formação médica, o exame:

  • garante maior transparência no processo de residência;
  • permite uso da nota no ENARE, ampliando as chances de ingresso em programas de excelência;
  • facilita o acesso a vagas em instituições públicas e privadas com financiamento federal;
  • colabora para a formulação de políticas públicas de educação médica, ao fornecer dados estruturados sobre o desempenho dos estudantes.

Agora que você já sabe tudo sobre o ENAMED 2025, o próximo passo é se organizar para cumprir todas as etapas dentro do prazo. Estar bem preparado para essa avaliação é um diferencial importante na sua jornada rumo à residência médica e à consolidação da sua carreira.

Se você quer continuar por dentro de todas as atualizações sobre o ENAMED, o ENARE e o universo da formação médica no Brasil, aproveite para se inscrever na nossa newsletter. Assim, é possível receber conteúdos exclusivos direto no seu e-mail, sempre com foco em ajudar na sua preparação.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo