á-se o nome de Clínica Cirúrgica à especialidade que se dedica ao atendimento pré e pós-operatório de pacientes que necessitam ser submetidos a cirurgias. Desse modo, esses profissionais dedicam-se tanto ao preparo daqueles que serão encaminhados ao centro cirúrgico quanto ao recebimento dessas pessoas no pós-operatório, com objetivo de contribuir com a recuperação mais breve possível dos pacientes.
Também conhecido pelo nome de Clínica Médica e Cirúrgica, a especialidade envolve ainda o trabalho de uma equipe multidisciplinar a fim de otimizar o estado de saúde do paciente. Entre esses profissionais estão: Enfermeiros, Fisioterapeutas, Nutricionistas e Psicólogos. Há ainda um curso especial destinado a médicos veterinários.
Entre as doenças mais comuns que acometem pacientes atendidos por profissionais com essa especialidade estão:
- Hérnias inguinais
- Hérnias umbilicais
- Hérnia de hiato
- Retirada de cálculo biliar
- Colecistectomia
- Doença do refluxo gastroesofágico
Clínica Cirúrgica na prática: como funciona?
Uma vez que o foco do profissional que se dedica à Clínica Cirúrgica é melhorar a condição do paciente que passará por cirurgia ou está voltando dela, a interação com outros profissionais da área a fim de alcançar esse objetivo é fundamental. Além disso, outras habilidades são importantes:
- Identificar mudanças ou alterações que possam indicar alertas no paciente que passa por procedimentos cirúrgicos ou aguarda por eles, de acordo com o diagnóstico;
- Tranquilizar o paciente com relação aos anseios, dúvidas e questionamentos que possa apresentar durante o processo de internação, sempre demonstrando respeito;
- Ter domínio das técnicas a serem aplicadas em prol do paciente tanto em situações de pré-operatório quanto pós-operatório;
- Em casos em que o paciente ainda está inconsciente ou não pode se comunicar, estar alerta às condições de comunicação não-verbal ou sinais que possam indicar mudanças no quadro.
Leia também: Conheça o programa de Residência Médica em Cirurgia Geral
Atenção ao exames pré-operatórios e aos processos pós-operatórios
A principal função dos exames pré-operatórios é identificar possíveis impeditivos ao processo cirúrgico e avaliar o risco cirúrgico geral, principalmente o risco cardiovascular. Sendo assim, normalmente são solicitados, além do ECG, radiografia de tórax, hemograma, bioquímica, coagulograma, creatinina sérica, entre outros exames.
Já no processo pós-operatório, o profissional que se dedica à Clínica Cirúrgica deverá sempre estar atento às informações gerais sobre o paciente, das quais não podem faltar, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária:
- Identificação e anamnese do paciente;
- Evolução/prescrição médica;
- Evolução/ prescrição de enfermagem;
- Registro gráfico de sinais vitais;
- Resultados de exames laboratoriais e outros;
- Descrição do ato cirúrgico;
- Descrição do ato anestésico;
- Registro de resumo de alta.
Como funciona o processo seletivo da Clínica Cirúrgica?
O profissional que deseja realizar residência médica em Clínica Médica e Cirúrgica precisa estar atento aos editais publicados pelas diferentes instituições que oferecem a especialidade de acesso direto (com duração entre 2 e 3 anos). No entanto, de maneira geral, o processo seletivo é composto por uma prova objetiva, uma prova dissertativa, uma prova de títulos e uma etapa de entrevista.
Leia também: Residência em Clínica Médica: o que eu preciso saber?
Gostou deste artigo? Continue navegando pelo nosso blog.