Diante da relevância das questões que envolvem a saúde coletiva, é importante conhecer o papel das associações médicas de determinadas especialidades. No âmbito nacional, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) é uma das instituições de destaque, haja vista o papel que seus membros desempenham no controle de certas doenças crônicas.
Em vista disso, vamos explicar um pouco da história e relevância dessa instituição. Veja, então, como e quando surgiu a SBEM e como foi sua evolução ao longo dos anos. Ainda, saiba como a entidade funciona na prática e como o médico especialista pode se tornar um membro da instituição. Boa leitura!
Como surgiu a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Por iniciativa dos profissionais que integravam essa especialidade, a SBEM foi criada em 1954. Desde então, a instituição passou a ganhar notoriedade e se destacar nacional e internacionalmente.
Com o crescimento de suas atividades, a SBEM se expandiu e, a partir dos anos de 1970, tornou-se o principal órgão representativo de uma das especialidades médicas mais procuradas. Em termos mundiais, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia é a terceira maior sociedade médica do mundo nesse campo médico.
Importância institucional das associações médicas
Além disso, a SBEM atua de forma democrática: as decisões mais relevantes são tomadas pelo grande conselho fiscal. A função desse conselho é supervisionar e examinar tanto a execução quanto o desempenho das atividades dessa instituição médica.
Quanto aos objetivos da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, os principais estão centrados em propostas de educação continuada e no fomento à disseminação do conhecimento específico nessa área.
Com a finalidade de cumprir os objetivos, a instituição prioriza a ética em todas as suas decisões. Sua diretoria, assim como os associados, atuam com base nos princípios éticos da Medicina, sempre com respeito às diretrizes legais.
Vale destacar, ainda, que a diversidade e a inclusão são sempre uma pauta observada pela SBEM. Para tanto, a entidade inclui em todas as subdivisões da organização, profissionais de Medicina pertencentes a diversos grupos étnicos e sociais. Zelar pela equidade e respeito é uma das missões da classe.


Principais áreas de atuação da SBEM
Destacamos as duas principais áreas de atuação dos médicos da SBEM. Confira!
Diabetes
Por ser uma doença de grande importância clínica e epidemiológica, o diabetes é uma das principais preocupações dos médicos associados à SBEM. Logo, é uma das áreas de maior atuação desses profissionais, tanto no Brasil quanto no exterior.
Os dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), entidade parceira do Ministério da Saúde, servem de alerta para a realidade da doença no país: são mais de 13 milhões de brasileiros diagnosticados com diabetes, o que corresponde a cerca de 7% da população.
Existem dois tipos de diabetes: o mais comum é o Diabetes Mellitus tipo 2, que se caracteriza pelo acúmulo de glicose no sangue. Já o Diabetes Tipo 1 — também conhecido por diabetes juvenil — tem caráter hereditário e ocorre pela insuficiência ou não produção de insulina pelas células do pâncreas.
Doenças da tireoide
Se você pretende prestar vestibular para Medicina ou ENEM, vale destacar que os temas de fisiologia humana — assim como aqueles ligados a doenças crônicas — são muito cobrados nesses exames.
Logo, em termos de revisão de conteúdo, vale frisar que a tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço, um pouco acima da cartilagem cricoide.
Essa glândula é regulada pela hipófise e tem a função de produzir hormônios responsáveis pelo controle do metabolismo, tais como a triiodotironina tironina e a tiroxina — conhecidos como T3 e T4, respectivamente.
A disfunção na produção hormonal pode trazer consequências graves ao organismo. Doenças como hipotiroidismo (baixa produção dos hormônios da tireoide) e o hipertireoidismo (produção excessiva dos hormônios da tireoide) são as mais comuns.
Outro problema que faz aumentar a demanda por tratamentos com profissionais da Endocrinologia são os nódulos tireoidianos. A maioria desses nódulos costuma ter caráter benigno. Mesmo assim, essa condição exige acompanhamento regular para monitorar a evolução.
Câncer de tireoide
Classificado como o mais comum da região da cabeça e pescoço, o câncer de tireoide costuma surgir em adultos, mas em idade mais precoce do que os outros tipos de neoplasias em adultos.
Segundo dados extraídos do site do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a maioria dos casos acomete pessoas entre 20 e 55 anos de idade. Além disso, é importante ressaltar que, mesmo que os tumores tireoidianos afetem homens, a doença é mais comum em mulheres.
Mesmo que a causa desse tipo de câncer ainda não seja totalmente elucidada, há hipóteses que associam a doença a alguns fatores de risco. Entre os mais relevantes se destacam a herança genética, histórico familiar, tabagismo e exposição a agentes ambientais com ação oncogênica.
Como as associações médicas funcionam
A maioria das associações médicas atua em defesa dos princípios éticos que regem a categoria. No entanto, o foco é no estímulo a pesquisas médico-científicas em busca de melhorar os tratamentos já disponíveis.
Como já descrito, o fomento à educação continuada e o alinhamento constante às tendências da área também integram os objetivos dessas instituições.
Destacamos a Missão, Visão, Valores e Propósito da SBEM nacional. Confira, na íntegra, as propostas da entidade, segundo publicação no site oficial da instituição.
Missão
Promover a excelência da Endocrinologia e Metabologia por meio da educação, ciência, inovação e boas práticas médicas.
Visão
Ser reconhecida como referência em Endocrinologia e Metabologia por profissionais de saúde, instituições e população.
Valores
Princípios éticos, respeito aos fundamentos científicos, dignidade profissional, diversidade, sustentabilidade ambiental e defesa da saúde para o bem da população.
Propósito
Endocrinologia e Metabologia fundamentada na ciência e na ética para promoção da saúde.
Como se filiar à SBEM
Para se tornar sócio é preciso ter duas cartas de apresentação de dois sócios com credenciais ativas e que sejam adimplentes. O processo de inscrição é feito virtualmente: basta preencher o formulário e pagar a taxa anual correspondente à credencial pretendida.
Médicos especialistas, residentes e acadêmicos podem se tornar sócios da ABEM e desfrutar dos benefícios oferecidos aos credenciados. Mais informações sobre a filiação de novos membros estão disponíveis na página da instituição.
Vale destacar, por fim, que se tornar membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia representa a oportunidade de participar do desenvolvimento das atividades dessa especialidade médica. Nessa investida, especialistas e médicos em formação podem impulsionar a carreira por meio do compartilhamento de conhecimentos específicos.
Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos médicos em seu e-mail!