Por que você escolheu Medicina?

É o que a maioria dos médicos escuta quando diz que optou pela profissão. Muitos já iniciam a graduação sabendo qual especialidade seguir ao longo da vida, outros não fazem ideia e esperam o início dos estudos para saber o que chama mais a sua atenção. O ginecologista e professor da Medcel, Jader Burtet, por exemplo, disse em uma live que só escolheu a especialidade faltando seis meses para terminar a faculdade de Medicina.  

Se você está lendo esse post e ainda não sabe qual especialidade fazer, ou até sabe, mas ainda não escolheu, e Pediatria está na sua lista de possibilidades, continue a leitura e, quem sabe, até o final do artigo, você diga sim para essa área tão importante e tão requisitada entre os médicos.

Mas e aí, você sabe como surgiu a Pediatria?

A Pediatria surgiu como especialidade no final do século XIX, por causa dos altos índices de mortalidade infantil e a escassez de profissionais capacitados para cuidar de crianças. No Brasil, o dia do Pediatra é comemorado no dia 27 de julho, dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria —SBP, em 1910.  

E o que faz um pediatra?

O profissional especializado em Pediatra cuida de crianças desde o nascimento — muitas vezes durante a gestação — até a adolescência. Os médicos que cuidam dos adolescentes de 12 a 17 anos são chamados de Hebiatras e tem como função fazer um acompanhamento clínico e psicossocial dos mais crescidinhos. Faz parte da função do Pediatra realizar a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças existentes em seus pacientes, desde as primeiras horas de vida, até o início da fase adulta.  

Os pediatras são, praticamente, os primeiros profissionais a acompanhar o início de vida do ser-humano, garantindo que eles se desenvolvam e se tornem adultos sadios e independentes. Eles também são responsáveis, nos primeiros anos de vida, por orientar sobre a vacinação, amamentação, introdução de novos alimentos, acompanhar o desenvolvimento e habilidades das crianças, além do rastreamento de possíveis alergias ou doenças crônicas que podem surgir ao longo dos anos.

Verifique a seguir as principais doenças tratadas por pediatras:

  • Asma e bronquite;
  • Bronquiolite;
  • Constipação;
  • Dermatites;
  • Diarreia;
  • Gripes;
  • Pneumonia;
  • Infecções das Vias Aéreas (baixe o descritivo clínico sobre como tratar as IVAS);  
  • Infecções urinárias;
  • Verminoses e  
  • Viroses.

Como é a Residência Médica em Pediatria?

O programa de Residência Médica em Pediatria, no Brasil, prevê 60 horas de jornada de trabalho semanal, sendo 40 horas de atividades rotineiras e 20 horas de plantão. As 20 horas de plantão ficam a critério de cada estágio, sobre quando e de que forma utilizá-las. A duração total é de três anos (acesso direto), podendo, se desejado, fazer mais dois ou três anos de subespecialidade (pré-requisito). Todo programa de Residência Médica possui bolsa-auxílio, que atualmente é de R$ 4.106,09.  

Segundo o levantamento realizado pelo Censo de Demografia Médica no Brasil, de 2020, 5.156 médicos estavam cursando Residência Médica em Pediatria em 2019, concentrando a maior parte de vagas nas regiões sul e sudeste. As melhores instituições para fazer Residência Médica em Pediatria são: Hospital Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês, USP e UNIFESP. Em Pediatria, a maioria dos profissionais residentes são mulheres, o que representa 74,2% dos médicos brasileiros e 25,8% são homens.

No edital Enare 2023, publicado este ano, estão sendo oferecidas 241 vagas de Pediatria, distribuídas nos 77 hospitais participantes do Exame Nacional de Residência Médica. Ou seja, mesmo que a concorrência seja grande, ainda há muitas chances de ingressar na residência dos seus sonhos.  

Leia mais: Pediatria: especialidade e desafios

O que se aprende na Residência Médica em Pediatria?

É durante esses três anos de residência que o médico generalista aprende e coloca em prática o conteúdo teórico adquirido na graduação e vivencia os principais casos da Pediatria, passando por:

  • Ambulatórios;
  • Enfermarias;
  • Pronto-Socorro;
  • Neonatologia;
  • Unidade de Terapia Intensivo – UTI;
  • Urgência.
E quais são os principais conteúdos teóricos a serem estudados pelos residentes nos três anos de Residência Médica em Pediatria, segundo a SBP?

Áreas de atuação da Pediatria

Referente as áreas de atuação, após concluir o programa de Residência Médica, o médico Pediatra pode se subespecializar em diversos campos como:

  • Administração em Saúde;
  • Cardiologia Pediátrica;
  • Endocrinologia Pediátrica;
  • Gastroenterologia Pediátrica;
  • Imunologia Pediátrica;
  • Infectologia Pediátrica;
  • Medicina do Adolescente – Hebiatria;
  • Neonatologia;
  • Neurologia Pediátrica;
  • Nutrologia Pediátrica.

De acordo com um levantamento realizado pelo site salário.com.br (portal de pesquisa de cargos e salários do Brasil) um médico Pediatra ganha em média R$ 7.287,09, em uma jornada de trabalho de 21 horas semanais.

Futuro da Pediatria

Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU, a população global está crescendo em um ritmo mais lento desde 1950, apresentando uma queda de 1%, em 2020 e, mesmo com a diminuição da natalidade, criança sempre existirá. Então a Pediatria é uma especialidade importante e precisa cada vez mais de bons profissionais, assim como Hebiatria que também é uma área em grande expansão.

Dicas dos Pediatras

Anote aí essas dicas dos pediatras e professores da Medcel para quem deseja ingressar na Residência Médica em Pediatria:

“Para ser Pediatra é preciso ter paciência, não apenas com a crianças, mas com o familiar da criança, pois ela sempre estará acompanhada de algum adulto, seja pai, mãe ou avós. Além disso, é preciso ter leveza no atendimento ao explicar as condutas e procedimentos e não pode ter nojo, rs.” Sabrina Gois

“Costumo recomendar a todos os meus alunos a obra Nelson – Tratado de Pediatria (de preferência, a versão original, em inglês), tendo sido lançada, recentemente, a edição número 21! Aliás, já comprei um exemplar. Eu conto aos residentes do HUPE –UERJ, onde trabalho como preceptor, que devo ter sido o 1º brasileiro a comprar essa versão. Adquiri a referida edição pela internet e já a recebi em casa! A obra tem, aproximadamente, quatro mil páginas. Caso você leia apenas cinco páginas por dia, conseguirá terminar a leitura ao final de 2 anos de Residência Médica. Não é fantástico? Como a Residência passou de 2 para 3 anos, aproveite o 3º ano para reler os trechos que destacou como mais importantes. Adoraria ter recebido essa dica há 30 anos, quando iniciei minha Residência!” Vinícius Moreira

Assista Med Talks: O que não te contaram sobre ser Pediatra

Agora que você já sabe como é a Residência em Pediatria, que tal se preparar com a Medcel? Acesse nosso site www.medcel.com.br e encontre um curso perfeito para você!

Gostou deste post? Leia sobre o equilibro para a Prova de Residência Médica!

Cadastre-se seu e-mail na newsletter e receba nossos artigos em primeira mão.  

REFERÊNCIAS

Sociedade Brasileira de Pediatria
Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/dia-do-pediatra/  

Demografia Médica Brasileira – Censo 2020
Disponível em: https://www.fm.usp.br/fmusp/conteudo/DemografiaMedica2020_9DEZ.pdf

Proposta de Residência Médica Resumida – SBP
Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/pdfs/PropostaResidMedica-Resumida.pdf

Ministério da Educação
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6532-pediatria-sesu-rm&Itemid=30192

Site ONU
Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/189756-populacao-mundial-chegara-8-bilhoes-em-novembro-de-2022  

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
22/9/22
na categoria
Especialidades médicas

Mais sobre 

Especialidades médicas

ver tudo