O

Título de Especialista em Psiquiatria é uma titulação fornecida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) a partir de uma prova realizada anualmente. Para muitos, conquistar esse título é um importante passo profissional, tanto para enriquecimento curricular, quanto para atuar em áreas específicas de uma especialidade. Em 2021, a prova de Título de Especialista em Psiquiatria será realizada em 6 de outubro. Leia o edital na íntegra clicando aqui.

Para entender mais sobre o título e a prova, conversamos com a Professora Dra. Lícia de Oliveira. Ela tem título de especialista em Psiquiatria e Psiquiatria Forense pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Lícia possui Pós-graduação em Epidemiologia e Vigilâncias em Saúde pela Faculdade Unyleya, é especialista em Medicina Legal pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e tem Residência Médica em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Além disso, ela é graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Atualmente, é professora da Medcel e clinica em consultório particular. Confira a seguir como foi a conversa e anote essas dicas valiosas para se preparar para a prova. Bons estudos!

Por que fazer a prova de Título de Especialista em Psiquiatria após a residência?  

Dra. Lícia de Oliveira: Durante a residência, o médico estuda toda a matéria da especialidade, então sai dessa formação com o conteúdo bem fresco e a matéria toda atualizada. Eu estudei durante toda a residência e achei que era o melhor momento para prestar a prova de título, já que eu teria que estudar menos do que se eu parasse um tempo e exercesse a profissão. Isso porque algumas coisas que caem nas provas não são usuais no dia a dia do psiquiatra.

Como é a rotina de estudos para a prova e quais os principais desafios nessa jornada?  

Dra. Lícia de Oliveira: Eu estudei para a prova de título enquanto fazia o último ano de Residência Médica em psiquiatria, nos últimos 3 meses. Eu estudava cerca de 1h30 por dia. Lia os encartes da ABP, as atualizações, os artigos e os resumos que a associação faz sobre os vários tópicos da psiquiatria. O principal desafio está relacionado com a rotina da Residência Médica, que tem um grande volume de plantões. Então, estudar junto com os colegas me ajudou bastante.

Quais os pré-requisitos importantes para prestar a prova de Título de Especialista em Psiquiatria?  

Dra. Lícia de Oliveira: Um dos pré-requisitos é a Residência Médica em psiquiatria. Sem essa formação, é preciso comprovar uma atuação em tempo integral de prática efetiva na área de psiquiatria. Essa experiência deve ser de, pelo menos, 40 horas semanais por tempo igual ou superior a seis anos. Se o exercício da psiquiatria for em caráter privado, o candidato não pode fazer parte do contrato social da instituição que emite. Ou seja, o candidato não pode apresentar o certificado de uma empresa própria. Além disso, é preciso apresentar três declarações de associados que exerçam a psiquiatria no mesmo Estado do Brasil que possuam o Título de Especialista em Psiquiatria na ABP e na Associação Médica Brasileira  (AMB).

Sobre editais, como desdobrar e compreender o que é importante para a prova?  

Dra. Lícia de Oliveira: É muito importante ler o edital com atenção, a bibliografia e as provas anteriores. Algumas perguntas se repetem em todas as provas. Geralmente, o especialista em transtorno de ansiedade sempre é chamado para fazer todas as questões de ansiedade, assim como o especialista em transtorno de humor, e assim por diante. Por isso, é possível ver o que cada um gosta de perguntar dentro daquele assunto.

#DicaMedcel: Você sabia? Para te ajudar a se preparar para essa prova, a Medcel oferece um curso específico que te prepara para o exame de Título de Especialista em Psiquiatria. As aulas são focadas nos temas mais recorrentes, por meio de uma metodologia que oferece tudo que você precisa estudar. Você ainda poderá testar seu aprendizado em diversos simulados! Experimente o curso por 7 dias gratuitos clicando aqui.

Quais as dicas para a prova de Título de Especialista em Psiquiatria?  

Dra. Lícia de Oliveira: A prova tem 50 questões objetivas e cinco questões dissertativas, além de uma etapa prática na qual é realizada uma entrevista psiquiátrica supervisionada. O valor mínimo para aprovação é sete pontos na prova prática. Para se preparar, além de ler o edital com atenção, é preciso fazer uma agenda de estudos e revisão, e se dedicar pelo menos um pouco todos os dias. Eu acho que é melhor estudar meia hora por dia, do que estudar só aos sábados durante cinco ou seis horas. Manter a constância e estudar um pouco por dia faz o cérebro ficar conectado naquele objetivo. Dessa forma, divida as matérias pelo tempo que se tem para estudar.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a prova de Título de Especialista em Psiquiatria, que tal experimentar o curso preparatório da Medcel por 7 dias gratuitos? Clique aqui e comece agora.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
12/7/21
na categoria
Títulos

Mais sobre 

Títulos

ver tudo