Oi, futuro residente! Ficou sabendo que saiu o cronograma do Exame Nacional de Residência EBSERH -ENARE 2022/2023? Se a resposta é não, confira a seguir as datas e guarde-as para não esquecer! 

Esse é um dos editais mais esperados do ano e, com certeza, você precisa entender cada detalhe para mandar bem na hora da prova. Vamos conhecer tudo sobre ele? Acompanhe!

Cronograma 

  • 15/08/2022: Divulgação do edital 
  • 05 a 26/09/2022: Período de inscrições 
  • 15/09 a 05/10/2022: Envio da documentação para análise curricular 
  • 06/11/2022: Provas objetivas 
  • 10/02 a 31/03/2023: Período de matrículas dos candidatos aprovados

O que é o Enare? 

ENARE é o Exame Nacional de Residência, criado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de otimizar a seleção dos residentes em Medicina, oferecendo benefícios tanto para as instituições, quanto para os candidatos.   

Nas duas primeiras edições, o exame unificado apresentou vantagens com o custo menor para o candidato, além de data única para a realização das provas. A aplicação ocorreu em todas as capitais do país e em algumas cidades estratégicas, com possibilidade de escolha de onde o residente queira atuar.  

Assista à live e saiba tudo sobre o Enare 2021/2022      

Como funciona o processo seletivo no Enare? 

Conhecida como o ENEM da Residência Médica, o ENARE possui um sistema de classificação muito parecido com o Exame Nacional do Ensino Médio, no qual o candidato utiliza a nota alcançada na prova para indicar a instituição em que pretende atuar.  

A inscrição é o primeiro passo que o candidato precisa fazer para o processo seletivo, prevista entre 5 e 26 de setembro deste ano. Antes de confirmar o cadastro, o candidato deverá, obrigatoriamente, verificar todas as informações prestadas, incluindo a escolha da especialidade na qual pretende concorrer. A taxa de inscrição fica entre R$ 270 e 280 reais, conforme analisado pelas edições anteriores.   

O segundo passo é o envio de documentação para análise curricular, previsto entre 15 de setembro e 5 de outubro de 2022. No ano passado, estes documentos foram exigidos: histórico escolar de graduação; certificado ou declaração de participação em programas ou projetos de extensão; certificado ou declaração de estágio extracurricular (se houver); certificado ou declaração de trabalhos científicos publicados em Periódicos Médicos; certificado ou declaração em atividades de pesquisa de iniciação científica; entre outros. Neste ano é preciso estar atento ao edital, que será emitido em agosto, para confirmar quais documentos serão solicitados.   

Sobre a prova do Enare 

 1ª ETAPA – Exame Escrito Objetivo 

 Esta etapa equivale a 90% da prova. Em 2021, a prova objetiva do ENARE foi composta por 100 questões de múltipla escolha, cada uma com 05 alternativas, distribuídas entre as cinco grandes áreas médicas: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Preventiva e Social. Cada questão valia 1 ponto, totalizando 100 pontos. Essa fase é de caráter classificatória e eliminatória.   

2ª ETAPA – Análise Curricular 

Esta etapa equivale a 10% da prova e é de caráter classificatória final. Os documentos enviados no período informado no edital são analisados e possuem o máximo 100 pontos.    

O exame tem a duração de 4 (quatro) horas e o gabarito sai no mesmo dia.   

Confira a live De Olho Na Prova: Correção Enare 2021/2022 

Como funciona o sistema de pontuação do Enare?  

A nota de corte é definida pela maior pontuação. As melhores notas ganham destaque em relação às menores, definindo quem ocupará as vagas disponíveis. Depois, o sistema de seleção é aberto novamente, mas com o interesse de preencher todas as vagas e formar um cadastro reserva, com o intuito de desperdiçar vagas ociosas.   

Será considerado aprovado no ENARE o candidato que obtiver a pontuação mínima exigida para aprovação, nos termos do edital. A Nota Final dos candidatos habilitados será igual à soma das notas obtidas no Exame Escrito (objetivo) + 1ª Etapa da Análise Curricular + 2ª Etapa, da pontuação adicional (quando houver). Confira o cálculo utilizado no edital nº 1/2021.    

Nota final (NF) = (Nota da 1ª Etapa x 9) + (Nota da 2ª Etapa x 1) + (Pontuação Adicional)  

Quais são os temas mais incidentes no Enare? 

Fizemos um levantamento com base nas provas dos últimos anos e listamos alguns temas:  

Cirurgia ​ ​ 

  1. Abdome agudo inflamatório - Pancreatite aguda​ 
  2. Anestesia​ 
  3. Apendicite aguda
  4. Cicatrização​ 
  5. Hemorragia digestiva alta não varicosa  

Leia também: Pancreatite aguda: entenda os critérios de Ranson  

Clínica Médica — Cardiologia​ ​ 

  1. Arritmias cardíacas​
  2. Diagnóstico diferencial da dor torácica​ 
  3. Dislipidemia​ 
  4. Doenças do pericárdio​ 
  5. Emergências hipertensivas  

Leia também: Arritmias cardíacas - O que cai na prova?  

Ginecologia ​  

  1. Câncer de colo uterino​ 
  2. Anticoncepção​ 
  3. Câncer de mama​ 
  4. Climatério​ 
  5. Doenças benignas da mama  

Obstetrícia ​ ​ 

  1. Fisiologia da gestação​ 
  2. Assistência ao pré-natal​ 
  3. Gestação gemelar​ 
  4. Isoimunização Rh​ 
  5. Parto 

Pediatria​ ​ 

  1. Arritmias cardíacas na emergência pediátrica​ 
  2. Asma​ 
  3. Rinite alérgica e Dermatite atópica​ 
  4. Aleitamento materno​ 
  5. Cardiopatias congênitas cianóticas  

Saúde Coletiva ​ ​ 

  1. Atenção Primária à Saúde e Estratégia de Saúde da Família​ 
  2. Análise de métodos diagnósticos​ 
  3. Estudos Epidemiológicos​ 
  4. Ética médica​ 
  5. Medicina de Família e Comunidade  

Leia também: O Código de Ética do Estudante de Medicina  

Distribuição de vagas por especialidades do Enare  

Você deve estar se perguntando: quais são as especialidades com maior e menor concorrência para Residência Médica no ENARE? Embora o salto no número de vagas entre 2020 e 2021 foi de mais de 900% é importante saber quais especialidades são mais ou menos concorridas.  

Maior número de vagas​ ​ 

  • Clínica Médica;​ 
  • Ginecologia e Obstetrícia;​ 
  • Medicina da Família e comunidade;​ 
  • Pediatria;​ 
  • Cirurgia Geral.  

Menor número de vagas​ ​ 

  • Anatomia Patológica;​ 
  • Genética Médica;​ 
  • Medicina do Tráfego;​ 
  • Medicina Preventiva e Social;​ 
  • Radioterapia;​ 
  • Medicina Nuclear.  

Quais as instituições integrantes do processo seletivo do Enare?  

Em 2020, quando ocorreu a primeira edição do ENARE, o exame contou com mais de 4,1 mil inscritos disputando 304 vagas em oito hospitais da Rede Ebserh/MEC e um hospital militar. Já a segunda edição, realizada no ano passado, teve mais de 32 mil inscritos para 3,2 mil vagas em 81 instituições em todo o país, um crescimento de 952,6% em relação ao número de vagas.   

Podem se cadastrar no ENARE instituições públicas e privadas sem fins lucrativos que ofertam Programas de Residência Médica ou Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional ou Multiprofissional), reconhecidos pelo MEC e que possuam vagas autorizadas com financiamento das bolsas garantido, a partir de 20 de julho 2022, até as 23h59 do dia 2 de agosto deste ano.  

Confira aqui a lista das instituições participantes do Enare 2021  

Que tal se preparar para o ENARE 2022/2023 de maneira assertiva?  

Conheça o Reta Final Enare Residência Médica, um curso pensado em aumentar o seu desempenho por meio da metodologia do estudo reverso. Primeiro, você resolve questões com temas que mais caem nas provas Enare e, assim, reorganiza seus estudos de acordo com sua pontuação. Descubra mais aqui.   

Acompanhe esse Blog para ficar por dentro de novidades! Aproveite e siga também a Medcel nas redes sociais.   

Leia também: Quanto tempo dura uma Residência Médica?  

REFERÊNCIAS  

BRASIL. Ministério da Educação. Instituições interessadas em aderir ao Exame Nacional de Residência já podem se cadastrar. MS: Brasília, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/comunicacao/noticias/instituicoes-interessadas-em-aderir-ao-exame-nacional-de-residencia-ja-podem-se-cadastrar. Acesso em 28 de jul de 2022.  

Edital EBSERH/ENARE Nº 1/2021  

EBSERH - ENARE.pdf 

Postado em
5/8/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo