Atualizado em 07/02/2024.
Divulgado nesta terça-feira, (7/2), o resultado final do processo seletivo para o programa de Residência Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) 2024.
Para consultar a relação dos aprovados clique aqui.
As matrículas da primeira chamada deverão ser realizadas de 15 a 19 de fevereiro de 2024 na Comissão de Residência Médica da Escola Paulista de Medicina.
Esta edição contou com mais de 5.700 candidatos para 565 vagas disponíveis, sendo 228 delas de acesso direto divididas em 26 especialidades.
Sobre a Unifesp
Fundada em 1933, a Escola Paulista de Medicina — Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) é uma Autarquia Federal vinculada ao Ministério da Educação, cujo hospital de ensino é o Hospital São Paulo, pertencente à Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade sem fins lucrativos constituída por professores da Universidade. A UNIFESP foi uma das pioneiras a implantar Programas de Residência Médica no Brasil. Na EPM-UNIFESP, os Programas de Residência Médica são coordenados pela Comissão de Residência Médica — COREME, que está subordinada a Congregação da Escola Paulista de Medicina.
Leia mais: ENARE: tudo sobre a banca do maior processo seletivo de Residência Médica
Como é o processo seletivo para Residência Médica Unifesp 2024?
O processo seletivo para a Residência Médica da Unifesp 2024 conta com duas etapas, sendo a primeira delas formada por uma prova teórica e a segunda, por uma prova prática e análise curricular.
1ª etapa – Prova Teórica
A prova teórica de caráter classificatório, sendo eliminatória caso o candidato obtenha nota inferior a 5,0.
2ª etapa – Prova Prática e Análise Curricular
A segunda etapa do certame é composta por uma prova prática e pela análise curricular dos candidatos. A prova prática é realizada em local divulgado pelo site https://coreme.unifesp.br.
Já a análise curricular é feita pela banca de especialistas. O currículo Lattes e o memorial descritivo (com cópias dos certificados) são entregues pessoalmente pelos candidatos.
Divulgação do resultado do processo seletivo de Residência Médica na Unifesp 2024
Os resultados finais são divulgados juntamente com a convocação para a matrícula no site da Unifesp: https://coreme.unifesp.br.
Em caso de empate, os critérios para desempate são os seguintes:
- Maior nota da prova escrita
- Maior nota da prova prática
- Maior nota da análise curricular
- Maior idade.
Gabarito e Recursos UNIFESP 2024
O gabarito oficial da prova teórica e o caderno de questões são disponibilizados por meio do site https://coreme.unifesp.br.
ATENÇÃO, pois o prazo para interposição do recurso é curto e ele pode ser feito, se necessário, dois dias úteis após a realização da prova.
Das vagas e especialidades da Residência Médica da Unifesp 2024?
Relação candidato-vaga Unifesp 2024
Como é a Residência Médica na Unifesp?
Por ser uma das instituições de ensino mais tradicionais de São Paulo, a Unifesp possui um dos programas de Residência Médica mais concorridos do Estado. Isso porque ela tem um hospital universitário próprio, reconhecido como o maior país, onde os residentes aprendem na prática a lidar com todo tipo de atendimento, seja ele de menor ou maior complexidade.
O programa de Residência Médica em Cirurgia Geral, por exemplo, possui atividades práticas que correspondem a 90% da carga horária total (cerca de 2.592 horas por ano, durante 3 anos) e são desenvolvidas em seis hospitais. As teóricas perfazem 10% (cerca de 288 horas por ano, durante 3 anos) e são ministradas por nove disciplinas acadêmicas nas dependências do Hospital São Paulo ou por videoconferência.
Os seis hospitais pertencentes à Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina — SPDM que administra o HSP são:
- Hospital São Paulo (94 leitos);
- Hospital Geral de Pirajussara (35 leitos);
- Hospital Geral de Pedreira (49 leitos);
- Hospital Geral de Guarulhos (95 leitos);
- Hospital Estadual de Diadema (72 leitos);
- Hospital da Vila Maria (28 leitos).
Leia mais: Top 5 especialidades médicas com maior número de profissionais
Leia mais: Quais são as especialidades médicas com o menor número de profissionais?
Como ser aprovado na Residência Médica da Unifesp 2024?
1. Conheça a prova e estude pelos temas que mais caem
Estude com antecedência e invista diariamente um tempo para revisar e aprofundar seus conhecimentos nas áreas relevantes do programa. O conteúdo programático para cada especialidade está disponível no edital.
2. Crie um cronograma de estudos
Tendo os temas incidentes em mãos, defina objetivos alcançáveis para cada período de estudo, concentrando-se na quantidade de conteúdo a ser revisado ou na quantidade de exercícios a serem concluídos. Organize o tempo disponível em intervalos de estudo, alternando entre diferentes disciplinas e tópicos para evitar a monotonia.
3. Acompanhe seu desempenho
É fundamental realizar um acompanhamento sistemático do seu desempenho durante a fase de preparação, a fim de identificar pontos de destaque e de dificuldade e de monitorar o progresso. Recomendamos o uso de aplicativos, planilhas ou sistemas de gerenciamento de estudos para registrar o seu desempenho, registrar resultados de simulados e manter um histórico de suas realizações.
Corre e prepare-se com a Medcel!
A Medcel tem os melhores cursos preparatórios para você sair na frente nos processos seletivos de Medicina. Entre em nosso site e teste a plataforma por 7 dias grátis e comece sua jornada com a gente!
Juntos rumo à sua aprovação!
Referências:
UNIFESP - Comissão de Residência Médica. Edital nº 572/2023. Disponível em: https://coreme.unifesp.br/comunicados/edital-n-572-2023. Acesso em: 18 set. 2023
Shutterstock. Pixel-Shot. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/team-doctors-discussing-results-analyses-clinic-1331005115. Acesso em: 19 set. 2023.