Atualizado em 07/08/2023

Faltam menos de 100 dias para a prova do ENARE 2024 e a pergunta que surge é: como está sendo a sua preparação para esse processo seletivo?  

Estudar para uma prova vai muito além de assistir às aulas, fazer resumos e resolver questões. É preciso mergulhar no estilo da banca, entender como ela aborda determinados temas, identificar padrões e se familiarizar com a estrutura dos enunciados e respostas.

Pensando em ajudá-lo a compreender os padrões da prova do ENARE, separamos informações valiosas para você se destacar na prova objetiva e conseguir uma excelente pontuação.

Boa leitura!

Instituto AOCP: a banca do ENARE

O Exame Nacional de Residência (ou ENARE) é uma avaliação realizada pela Empresa Brasileira de Serviços hospitalares (EBSERH) por meio do Instituto AOCP (Assessoria em Organização de Concursos Públicos).

Ou seja, a banca examinadora responsável pela organização, execução e avaliação do processo seletivo é do Instituto AOCP. Essa organização se define como uma associação civil sem fins econômicos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário.  

A banca foi responsável pelas últimas três edições do ENARE e será, também, da edição 2023/2024. Além do ENARE, o Instituto AOCP foi responsável pelo último processo seletivo do programa de Residência Médica do SES-DF.

Leia também: Residência Médica: a preparação para a temporada de provas e o estudo por bancas

O que esperar da prova do ENARE?

O ENARE teve sua edição piloto em 2020, com 10 instituições participantes. Com o passar dos anos, o programa ganhou força, e, na edição de 2022/2023, o número de instituições passou para 77, com a disponibilidade de vagas aumentando em mais de 8 vezes. Essa previsibilidade é um grande indício de que o processo seletivo de 2023/2024 será o maior de sua história.

Também é importante relembrar como é o sistema de classificação do exame, que é muito similar ao ENEM/SISU: o candidato obtém uma determinada nota após a realização da prova e a utiliza para indicar a Instituição credenciada que pretende atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua escolha.

Estudo reverso das provas

O processo seletivo é dividido entre a prova objetiva e análise curricular. A prova objetiva tem 100 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada, sendo abordados temas das 5 grandes áreas da Medicina: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Preventiva e Social.

Apesar das últimas 3 provas terem sido realizadas pela mesma banca examinadora (Instituto AOCP), é possível perceber um amadurecimento em relação à estrutura técnica ao longo das edições. A última edição, de 2022/2023, por exemplo, já se configura com questões mais bem elaboradas e uma estrutura de prova mais robusta, firmando um padrão que tende a ser reproduzido daqui para frente.  

A seguir, confira um pequeno spoiler do estudo desenvolvido pela equipe de especialistas da MEDCEL, cujo material completo aborda as particularidades, incidências e padrões apresentados pelas provas das últimas edições do ENARE:

1. O que o enunciado destaca?

Em 2020, a prova era predominantemente conceitual, ou seja, com questões que cobravam conceitos e obrigavam o aluno a deter conhecimentos teóricos específicos. Já em 2022, repare na mudança: a prova passou a cobrar majoritariamente casos clínicos - conteúdos médicos aplicados em situações cotidianas.

2. O que o enunciado pede (comando da questão)?

Outra mudança bastante evidente e que reforça o formato de casos clínicos é o comando das questões. Antes, a prova pedia predominantemente a resposta correta, agora, há mais comandos que pedem a “mais adequada”, forçando o candidato a rever seus conhecimentos e a desenvolver um maior senso crítico. As opositoras e verdadeiro-ou-falso permanecem como minoria.

3. Qual o nível de complexidade das questões?

Sim, a prova ficou mais complexa! Desde sua primeira edição, o ENARE passou de uma prova menos complexa e direta para uma prova que traz análise de dados, enunciados maiores e respostas que exigem mais informações.

Questões ENARE

A melhor forma de se familiarizar com a banca examinadora é por meio da metodologia ativa, ou seja, fazendo questões! Eventualmente, a estrutura, abordagem e tema dessas questões serão similares, e você terá uma maior confiança para encarar o dia da prova. Como mencionamos, as questões do ENARE, além de muito bem elaboradas, elas têm por objetivo testar os conhecimentos dos candidatos quanto à conduta, procedimentos e situações da rotina médica em hospitais, consultórios e ambulatórios.  

Importante! Além das questões, lembre-se de realizar simulados. Eles são uma ótima forma de praticar, lidar com tempo para realização do exame e identificar lacunas e dificuldades que precisam ser lapidadas.

Vamos aquecer os motores com algumas questões do ENARE 2022/2023?

Questão sobre a doença de Kawasaki, uma doença exantemática cuja suspeita deve ser sempre levantada na presença de exantema em um paciente com febre há pelo menos 5 dias – sendo critério obrigatório para fechar o diagnóstico.

Diabetes gestacional refere-se a mulher com hiperglicemia detectada pela primeira vez durante a gravidez, com níveis glicêmicos sanguíneos que atingem os critérios da OMS para o diabetes mellitus na ausência de gestação.

Trata-se de um estudo observacional, porque não há intervenção prevista, prospectivo (população acompanhada por um ano) e de coorte (parte da exposição para avaliar o desfecho, no caso, toda a população avaliada quanto à exposição ou não ao tabaco, com desfecho de desenvolvimento ou não de pneumonia.

Quer ver mais questões? Assista à live de correção do ENARE 2022/2023:

Dica MEDCEL!

Nossa dica é: estude o máximo que puder por questões, estude provas-irmãs do ENARE, seja pelos assuntos mais cobrados, estilo dos enunciados ou pelas pegadinhas, e tire suas dúvidas fazendo resumos de pontos específicos que ainda não sabe ou está com dificuldades.  

Vai fazer o ENARE 2024?

Vem pra MEDCEL e estude com uma metodologia assertiva, conteúdos atualizados e direcionados, cronogramas personalizados e os melhores docentes do universo da Medicina. Para mais informações, clique aqui!

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos e siga a gente nas redes sociais oficiais @medcel.  

Leia também:
Edital Residência Médica UEL 2024: vagas, inscrições, etapas e mais!

Residência Médica USP 2024: o que esperar do próximo processo seletivo?

Residência Médica SES-DF 2024: o que esperar do próximo processo seletivo?

SUS-SP 2024: expectativas para o próximo processo seletivo

REFERÊNCIAS:

EXAME NACIONAL DE RESIDÊNCIA EBSERH. EDITAL Nº 03/2020 - RESIDÊNCIA MÉDICA REDE EBSERH 2020/2021 Disponível em: https://institutoaocp.org.br//concursos/arquivos/ed_03_enare_ebserh_med.pdf Acesso em: 07 ago. 2023

EXAME NACIONAL DE RESIDÊNCIA. EDITAL Nº 3/2022 - RESIDÊNCIA MÉDICA REDE EBSERH 2022/2023. RETIFICADO (31/08/2022, 14/09/2022, 21/12/2022, 28/01/2023, 07/02/2023) Disponível em: https://institutoaocp.org.br//concursos/arquivos/ed_abert_med_enare22_retif_.pdf Acesso em: 07 ago. 2023

EXAME NACIONAL DE RESIDÊNCIA. EDITAL Nº 1/2021 - RESIDÊNCIA MÉDICA REDE EBSERH 2021/2022 – RETIFICADO EM 19/10/2021, 27/10/2021, 08/11/2021, 09/11/2021, 29/12/2021, 02/02/2022, 03/02/2022 e 14/02/2022. Disponível em: https://institutoaocp.org.br//concursos/arquivos/ed_1_2021_enare_medicos.pdf Acesso em: 07 ago. 2023

ENARE. Disponível em: https://enare.ebserh.gov.br/site-enare/concurso.jsp?id=284 Acesso em: 07 ago. 2023

Shutterstock. Fizkes. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/close-female-student-sit-table-study-1401389705. Acessado em: 07 ago. 2023.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
7/8/23
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo