Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) é o órgão gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal. Ou seja, ela é responsável pela administração dos serviços de saúde, supervisão e controle das unidades, coordenação da rede de atendimento, promoção de campanhas de prevenção e conscientização, além do planejamento e execução de ações voltadas para a melhoria do sistema de saúde no Distrito Federal.
Nesse amplo cenário, o órgão também promove concursos públicos para seleção de médicos residentes em diversas especialidades. Esses concursos são realizados anualmente e os candidatos precisam passar por um processo seletivo para entrarem nas vagas de Residência Médica disponibilizadas em diferentes instituições vinculadas à SES-DF, como hospitais e centros de referência.
Então, se você tem interesse em participar do processo seletivo da SES-DF 2024, acompanhe este artigo até o final. Separamos todas as informações que você precisa saber para dar o play na sua jornada de aprovação. Boa leitura!
Leia também: Qual o melhor momento para fazer Residência Médica?
SES-DF e a Residência Médica
A Escola Superior de Ciências de Saúde (ESCS) é uma Instituição de Ensino Superior pública, mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) e vinculada à SES-DF. Ela é a responsável pelo projeto pedagógico dos programas de Residência Médica desenvolvidos nos cenários de prática da SES-DF.
Esses programas têm como finalidade capacitar médicos, preparando-os como especialistas aptos a integrarem o corpo de profissionais do SUS no futuro. Ao proporcionar uma formação com enfoque prático, os residentes estarão prontos para atuar de maneira efetiva na rede pública de saúde, contribuindo para a resolução dos desafios enfrentados e desenvolvendo soluções positivas.
As instituições de saúde que receberam as mais de 300 vagas para especialidades de acesso-direto disponibilizadas no último processo seletivo da SES-DF foram:
- Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB)
- Hospital Regional da Asa Norte (HRAN)
- Hospital Regional de Taguatinga (HRT)
- Hospital Regional de Sobradinho (HRS)
- Hospital Regional do Gama (HRG)
- Hospital Regional de Ceilândia (HRC)
- Hospital Regional do Paranoá (HRPA)
- Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)
- Hospital São Vicente de Paulo (HSVP)
- Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB)
- Hospital de Base do Distrito Federal (IGESDF)
- Residência integrada (COREME/SES-DF)
O que esperar do processo seletivo SES-DF 2024?
O processo seletivo da SES-DF para a Residência tem algumas particularidades que o diferenciam dos demais programas do país. Não é possível prever se haverá alterações na próxima edição, mas conseguimos traçar alguns padrões que, se você vai fazer a prova desse ano, precisa saber.
O primeiro ponto é ficar ligado nas datas que costumam ocorrer os principais eventos desse processo seletivo. Veja os dias e meses do último edital, muito provavelmente teremos algo similar na edição 2024:
Uma mudança estrutural recente foi a alteração da banca organizadora. Até o edital de 2021/2022, o processo seletivo era regido pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES); já no de 2022/2023, mudou para o Instituto AOCP. Isso mesmo, a mesma banca do ENARE!
Leia também: ENARE 2024: o que esperar do próximo edital e processo seletivo
Outra questão que mudou foi a taxa de inscrição. Nos editais de 2021 e 2022, a taxa foi a mesma, de R$ 246,00; mas, no edital 2023, houve redução para R$ 149,00. É provável que não fique tão diferente disso.
Sobre o processo seletivo em si, ele é realizado anualmente e em duas etapas. Sendo a primeira caracterizada pela aplicação da prova objetiva e análise curricular e a segunda pela escolha do cenário de ensino. Vamos entender melhor cada uma delas?
1ª ETAPA: Prova Objetiva e Análise Curricular
PROVA OBJETIVA
Nos últimos processos seletivos de Residência Médica da SES-DF, a primeira etapa se constituiu em: prova objetiva e análise curricular.
A prova objetiva teve 120 questões, abordando as 5 cadeiras médicas: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Social e Preventiva, sendo 24 itens de cada área de conhecimento.
As respostas às questões foram baseadas no julgamento dos itens em CERTO ou ERRADO, de acordo com os referidos comandos. Na folha de respostas, para cada item, havia dois campos de marcação: um designado com o código C, preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO.
Nessa prova, o aluno poderia pontuar até 120 pontos, sendo a contagem feita da seguinte forma.
- Questão respondida em concordância com o gabarito definitivo – 1 PONTO
- Questão respondida em discordância com o gabarito definitivo – 0,5 PONTO
- Caso não haja nenhuma marcação ou marcação dupla (C e E) – ZERO
ANÁLISE CURRICULAR
A avaliação do currículo teve o peso máximo de 12 pontos (ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor) e foi feita pelo envio online da documentação do candidato, via internet.
Os documentos passíveis de análise foram:
- Monitoria em disciplinas regulares da graduação em Medicina;
- Curso de extensão na área médica com carga horária mínima de 20 horas;
- Programa ou projeto de extensão na área médica;
- Estágios na área médica em Atenção Primária ou em Hospitais com oferta de Residência Médica;
- Participação em congressos, seminários, simpósios, fóruns e jornada científica na área médica;
- Comunicação em congressos, seminários, simpósios, fóruns e jornada científica, tanto na forma oral quanto na forma de painel, pôster ou banner na área médica;
- Trabalho na área médica com registro DOI (Digital Object Identifier) publicado em Revista com ISSN, indexada em pelo menos uma base internacional;
- Trabalho na área médica publicado em revista não indexada;
- Iniciação científica, Programa Especial de Treinamento (PET) na área médica ou Ciências sem Fronteiras;
- Premiação na área médica;
- Participação no Projeto Rondon;
- Experiência profissional comprovada na área médica, em serviço vinculado ao Sistema Único de Saúde, com pelo menos 5 meses de atuação;
- Histórico acadêmico com referência ao Internato contendo menção de:
- Conceito A ou superior; ou
- Nota igual ou superior a 8; ou
- Aproveitamento igual ou superior a 80%.
2ª ETAPA: Seleção do cenário de ensino
Todos os candidatos aprovados na 1ª etapa acessaram o sistema informatizado para a seleção das opções preferenciais de cenário de ensino. Por cenário de ensino entende-se a COREME/Hospital/Unidade de Saúde, preferencial, porém não exclusiva(o), onde está inserido o Programa de Residência Médica (PRM).
O candidato pôde escolher, por ordem de preferência, até duas opções, a depender do PRM no ato da inscrição e de acordo com as vagas que foram liberadas.
Ao final da 2ª etapa, a seleção foi feita automaticamente pelo sistema, considerando os candidatos com melhor pontuação final na 1ª etapa e o cenário de ensino escolhido.
Vagas de Residência Médica no SES-DF 2023
No processo seletivo da Residência Médica do SES-DF em 2023, a instituição disponibilizou as seguintes vagas para as especialidades de acesso direto:
Especialidades mais concorridas na SES-DF
Como comentado anteriormente, o programa de Residência Médica da SES-DF é renomado e engloba diversas instituições de saúde. Portanto, durante a sua preparação, é importante saber o quão competitivo é o acesso para a especialidade médica de sua escolha.
A edição anterior contou com 3.144 inscritos competindo por um total de 333 vagas de acesso-direto. Veja abaixo a relação completa de candidato-vaga de todas as especialidades de acesso-direto, com destaque para as 5 mais concorridas e as 5 menos concorridas:
Nota de corte SES-DF 2023
Saber a nota de corte que a especialidade teve na última edição é muito importante. Afinal, se a nota de corte for alta ou baixa, você já vai saber o quanto precisa dar aquele gás nos estudos, né?
No processo seletivo de 2022/2023, por exemplo, as duas maiores notas de corte dentre as especialidades de acesso-direto foram em Otorrinolaringologia e Neurocirurgia, respectivamente 113,57 e 111,80.
Confira a lista abaixo, com destaque para as 5 maiores e as 5 menores notas de corte:
Como ser aprovado na Residência Médica da SES-DF 2024?
1. Conheça a prova e estude pelos temas que mais caem
Estude com antecedência e invista diariamente um tempo para revisar e aprofundar seus conhecimentos nas áreas relevantes do programa. Separamos aqui os 10 temas que mais caíram nas últimas edições. Confira:
Leia também: Residência Médica: a preparação para a temporada de provas e o estudo por bancas
2. Crie um cronograma de estudos
Tendo os temas incidentes em mãos, defina objetivos alcançáveis para cada período de estudo, concentrando-se na quantidade de conteúdo a ser revisado ou na quantidade de exercícios a serem concluídos. Organize o tempo disponível em intervalos de estudo, alternando entre diferentes disciplinas e tópicos para evitar a monotonia.
3. Acompanhe seu desempenho
É fundamental realizar um acompanhamento sistemático do seu desempenho durante a fase de preparação, a fim de identificar pontos de destaque e de dificuldade e de monitorar o progresso. Recomendamos o uso de aplicativos, planilhas ou sistemas de gerenciamento de estudos para registrar o seu desempenho, registrar resultados de simulados e manter um histórico de suas realizações.
4. Prepare-se para a Residência Médica da SES-DF com a Medcel!
Bora conquistar a sua vaga de Residência este ano?
Aqui, na Medcel, você conta com uma metodologia assertiva e que engloba todas as ferramentas para você ser aprovado no programa de Residência Médica dos seus sonhos! Além de um conteúdo sempre atualizado e direcionado, você terá acesso a um cronograma de estudos personalizável, simulados, dashboard de desempenho e orientadores de estudo para acompanhá-lo em toda a sua jornada.
Clique aqui e teste agora mesmo a plataforma por 7 dias grátis. Venha ser residente 2024, venha ser Medcel!
Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos e siga a gente nas redes sociais oficiais: Instagram e Youtube.
Leia também:
Residência Médica USP-RP 2024: tudo sobre o processo seletivo
Residência Médica USP 2024: o que esperar do próximo processo seletivo?
Residência Médica UERJ 2024: expectativas do edital e processo seletivo
SUS-SP 2024: expectativas para o próximo processo seletivo
REFERÊNCIAS
EDITAL DE DEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES. Disponível em: https://www.institutoaocp.org.br/concursos/arquivos/ed_def_insc_med_fepecs.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.
EDITAL NORMATIVO Nº 1 – RM-1/SES-DF/2023, DE 18 DE OUTUBRO DE 2022. Disponível em:
https://www.institutoaocp.org.br/concursos/arquivos/ed_abertura_res_medica_fepecs.pdf?. Acesso em: 15 jun. 2023.
EDITAL Nº 1/2021 - RP/SES-DF/2022, DE 13 DE OUTUBRO DE 2021. Disponível em:
https://www.iades.com.br/inscricao/upload/299/2021101614178353.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.
EDITAL NORMATIVO Nº 1/2020 – RP/SES-DF/2021, DE 13 DE OUTUBRO DE 2020. Disponível em: https://www.iades.com.br/inscricao/upload/276/20201016182219179.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Disponível em: https://www.escs.edu.br/. Acesso em: 15 jun. 2023.
Programas de Residência Médica no âmbito da SES-DF. Disponível em: https://www.saude.df.gov.br/residenciamedica. Acesso em: 15 jun. 2023.
Secretaria de Saúde do Distrito Federal - Concursos em Andamento. Disponível em: https://www.saude.df.gov.br/gesp. Acesso em: 15 jun. 2023.
Shutterstock - panitanphoto. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/soft-focus-school-university-student-holding-749740825. Acesso em: 15 jun. 2023.