A

o escolher uma graduação em Medicina, é comum vir um roteiro pronto à cabeça dos estudantes: primeiro a faculdade, na sequência, o internato, depois, residência médica e, por fim, o tão sonhado mercado de trabalho. Mas será que precisa ser sempre nessa ordem?

Já vou te dar um spoiler: a formação médica é uma jornada cheia de desafios, portanto, não podemos desvinculá-la do contexto, das necessidades e da história de cada aluno.  

Então, se você está acompanhando este post e está em dúvida se está no momento certo para fazer uma Residência Médica, continue a leitura que podemos te ajudar.

Residência Médica: o início da jornada para o título de especialista

Antes de levantar os principais pontos em relação ao momento de realizar a prova de Residência Médica, é importante relembrar o que a torna tão almejada.  

A Residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação reconhecida no mundo todo como a mais apropriada para formação de médicos especialistas. Ela pode durar de 2 a 5 anos, a depender da especialidade e do programa escolhido. Durante esse período, você participa ativamente da rotina da instituição de saúde, estando sob a orientação de profissionais médicos mais experientes e passando por situações que contribuirão para o seu desenvolvimento ético e profissional.

Leia também: Quais as melhores instituições para fazer Residência Médica no Brasil?

De acordo com o levantamento realizado pelo Censo de Demografia Médica no Brasil, de 2020, o perfil dos residentes caracteriza-se da seguinte forma:

Mas, e aí, preciso prestar Residência Médica logo após a graduação?

Se você quer ter um título de especialista na sua carreira médica, vai precisar realizar a residência, mas não necessariamente na sequência da graduação. Apesar de muitos recém-formados já embalarem seus estudos para prestar às provas das instituições, é comum que outros sigam para o mercado de trabalho primeiro.  

E, quais são os principais pontos que devem ser considerados nessa escolha? Bom, isso é o que veremos agora.

1. Análise do contexto financeiro

O valor da bolsa-auxílio dos residentes é determinado por lei. No ano de 2022, ela foi estipulada em R$ 4.106,09 — referente a 60 horas semanais trabalhadas. Aqui, é importante ressaltar que esse valor é o valor bruto, ou seja, com os descontos de contribuição para previdência, o líquido fica abaixo de R$ 3.700,00. Isso pode ser um empecilho em cidades cujo custo de vida é mais alto.

Portanto, para evitar uma rotina de residente atrelada a plantões excessivos e uma carga de trabalho prejudicial para a sua saúde física e mental, é importante fazer um planejamento financeiro adequado antes de ingressar na residência.  

2. Jogo de cintura para encarar os atendimentos  

Na residência médica, você terá os recursos da instituição, embasamento científico e orientação por profissionais mais experientes: o trio perfeito para você se familiarizar com a rotina médica antes de entrar de cabeça no mercado de trabalho. Afinal, todos nós estamos sujeitos a errar no dia a dia, mas quando temos boas referências para nos guiar nas tomadas de decisão, as chances desses erros acontecerem são menores.

Por outro lado, mesmo que a complexidade do atendimento seja um grande desafio, encarar inicialmente o mercado de trabalho pode ser vantajoso para qualificar o atendimento em si. Ou seja, uma maior disponibilidade de tempo para vivenciar outras experiências profissionais, realizar cursos e participar de congressos, assim como a responsabilização total pelas decisões pode te ajudar a ter um melhor jogo de cintura frente às situações adversas na residência.  

3. Momento certo para estudar  

  • “Mesmo sem ter definido a especialidade, eu já preciso começar a estudar?”
  • “Aproveitar o ritmo da faculdade vai facilitar meu engajamento no estudo para a prova da residência?”
  • “Será que estou com o conteúdo atualizado para fazer a prova?”

Nós sabemos que essas são só algumas das perguntas que podem passar pela cabeça antes de decidir fazer a prova de residência. Afinal, a carreira médica, desde o seu início, é recheada de tomadas de decisão. Mas, fique tranquilo, entenda que tudo é um processo.

Aproveite para conferir: Especialidade médica: como escolher a melhor opção para a sua carreira

Quanto ao momento certo para começar a se preparar, vai depender de vários fatores, mas, se pudermos generalizar, a resposta é: sempre é hora de estudar. Na Medicina, as atualizações chegam a todo momento e a organização dos seus estudos vai ser determinada pela sua rotina, pela definição do seu objetivo (escolha da instituição, peculiaridades da prova, grau de concorrência e conteúdos cobrados) e pela determinação de um cronograma de estudos viável e personalizado.

É por isso que a Medcel conta profissionais que trabalham a todo minuto para garantir sua aprovação em Residência Médica. Trazer você para os mais de 80% alunos aprovados significa orientar, acompanhar toda a sua trajetória na Medicina, contar com professores atuantes e craques nas provas e oferecer um material dinâmico, que se adapte à sua rotina de estudos e que esteja atualizado com as mais recentes diretrizes e editais.

Confira o melhor jeito de estudar:

Acesse nosso site www.medcel.com.br e encontre um curso perfeito para você!

Gostou deste post? Cadastre-se seu e-mail na newsletter e receba nossos artigos em primeira mão.  

REFERÊNCIAS

Conselho Federal de Medicina – Residência Médica
Disponível em: https://portal.cfm.org.br/residencia-medica/  

Pebmed
Disponível em: https://pebmed.com.br/residencia-medica-quando-fazer-vantagens-e-desvantagens/

Demografia Médica Brasileira – Censo 2020
Disponível em:  https://www.fm.usp.br/fmusp/conteudo/DemografiaMedica2020_9DEZ.pdf

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 9, DE 13 DE OUTUBRO DE 2021
Disponível em:
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-interministerial-n-9-de-13-de-outubro-de-2021-352332739  

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
11/10/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo