À

medida que o final da graduação em Medicina se aproxima, um assunto que se intensifica na cabeça dos estudantes é a Residência Médica.

O momento é delicado, já que definir qual especialidade seguir, em qual Instituição participar do processo seletivo e como se preparar para a prova é um dos mais importantes da vida do médico. Afinal, essa decisão terá efeitos ao longo de toda a carreira.

A escolha da instituição fará toda a diferença na inserção do profissional no mercado de trabalho e na qualidade da Residência Médica.

Como escolher a instituição de Residência Médica certa?

O local onde você irá realizar a sua Residência Médica terá grande influência na sequência de sua carreira como médico. No momento desta escolha, você precisa avaliar a reputação do local, o renome da equipe que irá te acompanhar, o programa em si, para conferir a compatibilidade com o que você espera desse momento, dentre outros fatores.

Esse é o momento em que você irá fazer o seu networking, dar seu passo de entrada no mercado de trabalho e determinar a qualidade do especialista em que você irá se tornar.

De acordo com os dados divulgados pelo estudo “Demografia Médica no Brasil 2020”, realizado em parceria pela Universidade de São Paulo (USP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), em 2019 foram oferecidos 4.862 programas de Residência Médica, realizados por 809 instituições credenciadas pelo Ministério da Educação.

Leia também: Mitos e verdades sobre a Residência Médica

De forma geral, os programas seguem o mesmo padrão de 60 horas semanais ao longo de dois anos, com exceção da Residência de Cirurgia e Traumatologia que dura três anos. Além de ter uma maior carga horária prática do que teórica.

As opções de escolha são muitas, o que torna natural a dificuldade em saber qual a melhor opção a ser disputada, mas para te ajudar a expandir seu campo de visão, trouxemos para vocês uma lista com as 5 principais Instituições para se realizar a Residência Médica no Brasil.

1. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A UFRJ foi fundada em 1920 e de acordo com dados de 2020 do Webometrics Ranking of World Universities, ela foi considerada a melhor universidade do Brasil e a segunda melhor Universidade da América Latina.

O processo seletivo para conseguir uma vaga em seu programa de Residência Médica é bastante concorrido, e conta com o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), que é referência nacional.

2. Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é considerada uma das universidades mais tradicionais e conceituadas de nosso país, o que reflete no alto número de concorrência por uma vaga. Quem se especializa por lá, garante um grande destaque acadêmico e profissional no mercado.

Ao todo, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) conta com 54 programas de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

A USP administra alguns Hospitais Universitários, e a Residência Médica pode ser realizada, por exemplo, no Instituto do Coração ou no Hospital das Clínicas de São Paulo.

3. Hospital Sírio-Libanês

Fundado em 1921, é referência nacional e internacional em atendimentos de alta complexidade.

O programa de Residência no Hospital Sírio-Libanês é um dos mais desejados pelos candidatos. É conhecido pelo aprofundamento científico e disponibilidade dos recursos tecnológicos mais avançados, além de permitir que os residentes tenham acesso a casos complexos e desafiadores.

Ainda, o programa oferece a oportunidade do interno ser coordenado pelos médicos mais renomados do Brasil, o que irá refletir diretamente na qualidade de sua formação.

4. Hospital de Amor de Barretos

Antigo Hospital de Câncer de Barretos, é uma instituição de saúde filantrópica que foi fundada em 1967.

Para aqueles que desejam se especializar em Oncologia, não há dúvidas quanto à escolha. O hospital é referência nacional quanto ao tratamento do câncer, de forma humanizada e com atendimento ao Sistema Único de Saúde.

5. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

A fundação, que é vinculada ao Ministério da Saúde, também é uma das Instituições de maior destaque da América Latina.

Suas vagas são extremamente concorridas, devido à sua excelência no que tange às pesquisas científicas e tecnológicas da área da saúde.

Para os interessados, os editais são disponibilizados pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande – MS (SESAU).

Como se preparar para a Residência Médica?

Além da importância em escolher a instituição certa para que você faça uma Residência Médica de excelência, é fundamental escolher quem irá te acompanhar no caminho até a sua aprovação.

A Medcel nasceu de um desejo inovador de transformar a educação da área médica com o uso das tecnologias existentes mais avançadas. Hoje temos a maior e mais completa plataforma de estudos para que você seja aprovado na Residência Médica.

Com uma equipe especializada, que respeita as particularidades de cada aluno, e um ensino de qualidade, chegamos a marca de 87,7% de aprovação junto com os nossos alunos.

Leia também: Como passar na Residência Médica em um ano?

Disponibilizamos quase 2 mil horas de videoaulas gravadas, mais de 34 mil páginas de livros e 83 mil questões de provas para garantir que nossos alunos tenham sempre os materiais mais atualizados e completos.

Além disso, com a Medcel você pode estudar onde e como quiser, contanto sempre com o suporte do Orientador de estudos, que irá trilhar com você essa etapa tão importante até a aprovação na Residência Médica.

Acesse o nosso site e venha conhecer os nossos cursos. Aproveite e faça o seu teste gratuito por 7 dias.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
8/2/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo