E

mbora passar na prova de Residência Médica, com apenas um ano de estudos, não seja uma tarefa fácil, é perfeitamente possível.

Foco e organização devem ser suas palavras de ordem. Além disso, utilizar das melhores estratégias de estudo e ferramentas disponíveis no mercado são o passaporte para a sua aprovação.

Mas afinal, o que é preciso fazer para alcançar a aprovação em um período tão curto?

Organização nos estudos

Diante da rotina atribulada dos estudantes de Medicina, ou dos médicos formados e sua rotina de trabalho, se organizar para os estudos é uma tarefa extremamente complexa.

Porém, se você não parar para se organizar, seus estudos não terão fluidez, e o objetivo da aprovação ficará um pouco distante.

Leia também: Como se organizar para estudar?

Planejamento

Sem um objetivo claro, dificilmente chegaremos a algum lugar. Com os estudos é a mesma coisa.

Antes de você cair de cabeça nos estudos, se planeje. E planejar envolve tudo, inclusive as tarefas mais banais e corriqueiras do seu dia.

Além disso, faça um levantamento dos editais que você tem interesse. É a partir deles que você poderá escolher de forma mais assertiva quais são as instituições que serão as suas prioridades para passar.

Ter essa clareza em mente te ajudará a filtrar melhor o conteúdo que você terá que priorizar.

Saiba as especialidades mais cobradas na USP-SP e também as especialidades na USP-RP aqui!

Capriche no seu cronograma de estudos

Quando falamos em caprichar em um cronograma, não estamos falando de colocar uma meta de horas de estudos irreal e totalmente incompatível com a sua rotina. Pelo contrário, estamos falando de estratégia.

Um bom cronograma de estudos é a chave de ouro para quem quer deslanchar. E é sempre importante reforçar que a excelência dos estudos está mais relacionada com as estratégias que você monta para desenvolver seus estudos, do que com a quantidade de horas que você tem disponível.

Aqui o foco é objetividade e otimização do tempo, sem perder a qualidade de conteúdo.

Importante destacar que, é fundamental constar no seu cronograma um tempo para a realização de simulados. Será por meio deles que você conseguirá aferir seu desempenho nas matérias.

Leia também: Como montar um cronograma de estudos?

Invista em um curso preparatório de qualidade

Com o tempo reduzido para passar na prova, e com todas as dificuldades que a rotina de quem vivencia o último ano de Medicina, ou quem já está formado, mas tem que lidar com as infinitas horas de plantão e falta de rotina, usar de todas as ferramentas disponíveis é importante.

Alinhar a sua dedicação aos estudos com um curso preparatório de qualidade é uma das principais fórmulas de sucesso.

Importante destacar que, você irá se deparar com inúmeras opções de cursos disponíveis no mercado, mas quando falamos em qualidade, é importante você observar sobre a qualidade da equipe docente, as tecnologias e recursos disponíveis, índice de aprovação, dentre outros.

Estude com quem mais aprova

É comum ter dúvidas na hora de escolher onde estudar para as provas, afinal, são muitas as opções disponíveis.

Muitas promessas são feitas, propagandas elaboradas, mas falta o principal: experiência comprovada, tecnologia e qualidade. Quando nos referimos aos preparatórios para a prova de Residência Médica, a Medcel se destaca pela sua autoridade no assunto.

Mais de 100 mil alunos passaram por aqui ao longo dos nossos 17 anos de experiência e um dos nossos diferenciais está na tecnologia contida no desenvolvimento dos nossos cursos.

A nossa multiplataforma de ensino garante que você acesse os nossos materiais de onde estiver, de acordo com os seus horários disponíveis, o que facilita na otimização de seu tempo.

Além disso, com o uso de recursos de inteligência artificial, conseguimos fazer um atendimento personalizado, direcionando para nossos alunos os principais temas que precisam ser estudados por eles, e questões relacionadas, respeitando a individualidade de cada um.

Além disso, temos um banco de questões comentadas atualizado com mais de 30 mil questões.

Ainda, é importante destacar que disponibilizamos conteúdos off-line, em formatos de pdf, podcast, aulas gravadas e ao vivo, contribuindo para que você torne seu tempo ainda mais produtivo.

Extensivo R1 2022 da Medcel

E para te mostrar que realmente é possível passar na Residência em um ano, a Medcel desenvolveu o curso Extensivo.

Ele tem a duração de até 12 meses, e possui todos os recursos necessários para que você consiga estudar com qualidade e dentro de uma rotina realista.

A nossa metodologia é objetiva e assertiva, o conteúdo é focado nos temas de maior incidência nas provas, contando com a aplicação de diversos simulados ao longo do percurso para auxiliar na absorção dos conteúdos.

O curso conta com o acompanhamento dos nossos orientadores de estudo, que auxiliam em seu planejamento, na criação de cronogramas, notas de alerta sobre seus estudos e até mesmo comparativos de desempenho.

O Gustavo Arruda, aprovado em 2º lugar em Neurologia no Hospital Universitário da UEPG, aprovou o nosso curso.

“Eu fiz o extensivo da Medcel e escolhi seguir o cronograma que a plataforma fez em relação às matérias. Eu acho que temos a tendência de estudarmos o que mais gostamos e adiarmos o que não nos sentimos confiantes, por isso fiz essa escolha. Sobre a coach de aprovação: todas as vezes que precisei ela foi resolutiva. Todas as dicas, e as dúvidas que eu tive foram esclarecidas. Valeu muito a pena o trabalho!”

Viu como é possível passar na Residência Médica em até 1 ano? Então não perca tempo e comece já a sua preparação.


Gostou do conteúdo? Saiba sobre a Residência Médica na Unicamp aqui!

Acesse nosso site e venha conhecer os nossos cursos. E se quiser experimentar antes, não tem problema! Disponibilizamos 7 dias de acesso gratuito para que você possa nos conhecer melhor.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
29/12/21
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo