Publicado originalmente em: 8/9/2022. Atualizado em 12/9/2022.
A preparação para a prova de Residência é uma das etapas mais importantes na jornada de um médico. Saber exatamente o que estudar, traçar um percurso que faça sentido e que te leve até a aprovação é totalmente indispensável.
O que todo candidato à residência precisa ter em mente é que o domínio do conteúdo, aliado a uma boa estratégia e um bom planejamento, farão com que ele alcance o seu objetivo maior: se tornar um R1.
Mas, por onde começar?
Sabemos que começar não é fácil, muitas vezes é preciso de alguém nos guiando, e é isso que esse post vai mostrar para você: os temas e as especialidades mais cobrados na prova da USP-RP Residência Médica, para você se preparar de maneira assertiva a partir de hoje.
Estilo de prova da USP-RP
A prova objetiva de Residência Médica da USP-RP possui 100 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas de respostas (A, B, C e D), divididas entre as cinco grandes áreas da Medicina: Cirurgia, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva e Social e Pediatria. Na maioria das vezes, as questões exigem muito raciocínio clínico, com questões de alta complexidade e temas específicos. A nota de corte é mais baixa do que de outras provas.
Especialidades mais incidentes da USP-RP
Então, para ficar ali entre os melhores ou no topo da lista, é preciso estudar o que realmente importa.
Veja quais são as especialidades mais quentes na prova da USP-RP Residência Médica:
Temas mais incidentes da USP-RP
Como já falamos aqui, a prova da USP-RP gosta de cobrar temas específicos que exige muito raciocínio clínico. Um ponto positivo para esta prova é que ela é impressa em papel colorido, permitindo até que as imagens referenciadas na prova sejam de fácil leitura.
Acompanhe a lista com os 5 temas mais cobrados de cada área na prova da USP-RP
Pode cair na prova da USP-RP sobre Neonatologia: Reanimação neonatal; Triagem neonatal; Hipoglicemia e Icterícia neonatal.
Pode cair na prova da USP-RP sobre Assistência ao pré-natal: anamnese (condição física e histórico da paciente), idade gestacional; exame físico geral e específico; exames complementares e condutas preventivas.
Clique aqui para acessar ao Mapa Mental exclusivo de Assistência ao pré-natal.
Pode cair também na prova da USP-RP sobre APS e ESF: Atributos essenciais, Atributos derivados e Política Nacional de Atenção Básica – PNAB.
Sobre Doenças malignas da mama, pode cair na prova da USP-RP: fatores de risco, rastreamento (mamografia e clínica), diagnóstico, tipos histológicos e tratamentos.
E por fim, sobre HAS, fique atento a fisiopatogenia, fatores de risco, definição (condição clínica multifatorial), diagnóstico (aferição de PA criteriosa) e tratamentos (medicamentos e combinações terapêuticas).
Leia mais: Concursos médicos: 5 dicas para planejar os estudos em 2022
Acompanhe este Blog para ficar por dentro de novidades! Aproveite e siga também a Medcel nas redes sociais pelos links abaixo.