Atualização em 23/08/2023.

Olá, futuro residente!  

Sabemos como o segundo semestre é recheado de emoções. Aproximam-se as datas das provas de Residência, as demandas do internato acumulam, tem semana de provas, preparativos para formatura e por aí vai. Não é assim?

Pensando em te ajudar a focar no que realmente importa para a sua jornada de aprovação, trouxemos dicas valiosas sobre um dos programas de Residência Médica mais esperados do ano: o da USP São Paulo.  

Confira, neste artigo, quais são os temas e especialidades que despencam no processo seletivo da USP-SP e que você precisa ter na ponta da língua. Boa leitura!

Leia também: Residência Médica USP 2024: o que esperar do próximo processo seletivo?

A prova da USP-SP

De acordo com o World University Ranking 2023 do CWUR, a USP está entre as melhores universidades do mundo, ocupando a 109ª posição, sendo a melhor universidade da Ibero-América. Portanto, a sua preparação precisa estar 100% focada em dados estatísticos, afinal, os processos seletivos costumam ter um estilo de prova muito bem-definido.  

Um ponto curioso e que deve ser observado é que, na edição 2022/2023 da USP-SP, houve uma mudança na banca examinadora: a Tekyou (a mesma que elaborou as provas do Hospital Oswaldo Cruz e Hospital PUC-Campinas) foi substituída pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest).  

O processo seletivo da USP-SP é composto por 2 etapas:  

  • 1ª ETAPA: Prova Objetiva e Casos Clínicos. Constituída por 100 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas (A, B, C e D), distribuídas igualmente entre as cinco principais áreas médicas.  A prova de Casos Clínicos seguiu o mesmo formato, porém com um número reduzido de questões, totalizando 20, também com alternativas de A, B, C e D. Essas questões foram igualmente distribuídas entre as diferentes áreas da Medicina.
  • 2ª ETAPA: Análise Curricular. De caráter classificatório e eliminatório, com valor de 0 a 100 pontos, de peso 1.

É válido relembrar que, em 2021, houve uma mudança no formato da 2ª fase, com a inclusão de uma prova multimídia contendo 10 questões audiovisuais com casos clínicos e respostas curtas. Porém, devido aos indícios de fraude, no ano seguinte, ela foi retirada. Será que pode voltar na edição de 2023/2024?

Aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro dos processos seletivos de Medicina em primeira mão!

As especialidades mais incidentes na USP-SP

Para você sair na frente e estudar de maneira focada nessa reta final, nós, da MEDCEL, fizemos um levantamento de dados, pensando estrategicamente nas especialidades e nos temas que surgiram na prova dos últimos 5 anos. Confira o TOP 5 abaixo:

Saúde Coletiva, Pediatria e Cirurgia Geral aparecem no topo do ranking. Lembrando que a prova de Residência da USP-SP costuma cobrar questões de raciocínio clínico, com muita imagem e, também, notas de roda pé de livro.

Então, vamos aos assuntos “queridinhos” da prova, ou seja, aqueles que se repetem ao longo das edições. Separe seu marca-texto colorido porque, agora, falaremos o TOP 5 dos temas que mais caem dentro de cada uma das principais especialidades.

Saúde Coletiva

Em Saúde Coletiva ou Medicina Preventiva, os assuntos que podem surgir na sua prova da USP-SP são os tipos de Estudos Epidemiológicos como: os Estudos experimentais e os Estudos observacionais.

Relembre, também, sobre os princípios do SUS e das principais atividades na APS: imunizações, programas nacionais de rastreamento, detecção precoce de riscos, doenças de notificação compulsória, programas de mudança de comportamento, educação em saúde e engajamento da população para autocuidado.  

Leia mais: SUS nas provas: o que eu preciso saber?

Pediatria

Imunizações é assunto garantido! Memorize o calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização (PNI), especialmente no primeiro ano de vida. A partir dele, é possível assimilar as outras idades e vacinas com mais facilidade.

Outro tema quente é Convulsão Febril, que é o tipo de crise convulsiva mais comum na infância. Confira abaixo um vídeo do pediatra Vinícius Moreira:

Cirurgia Geral

Aqui, é importante dar uma geral nas complicações cirúrgicas (ferida operatória, anastomoses, síndrome compartimental) e sistêmicas (atelectasias, flebite, infecções, distúrbio de motilidade gastrointestinal, dentre outros).

Em trauma abdominal, foque nos mecanismos do trauma, avaliação inicial, exames diagnósticos (verificar se há estabilidade hemodinâmica) e quando é indicado tratamento cirúrgico.

E por fim, mas não menos importante, abdome agudo! Lembre-se que o tipo infeccioso é o mais cobrado.

Aproveite para conferir: Residência Médica: 4 dicas para gabaritar as questões de Cirurgia

Ginecologia

Esse é um TOP 5 clássicos de Ginecologia geral.

A prova adora cobrar diagnósticos diferenciais dos principais distúrbios ginecológicos, então, foque nos conceitos matadores que caracterizam cada um dos principais distúrbios. E, claro, foque nas lesões suspeitas de câncer e respectivos rastreamentos.

Leia mais: Doença Inflamatória Pélvica (DIP)

Obstetrícia

Em Obstetrícia, o foco das provas foi no parto. Tanto nos mecanismos em si, quanto na assistência, avaliação da vitalidade do bebê intraparto e complicações. Atenção para as distocias e principais manobras resolutivas.

Domine a prova da USP 2024 com a MEDCEL!  

Venha para MEDCEL e estude com uma metodologia assertiva, conteúdos atualizados e direcionados, cronogramas personalizados e os melhores docentes do universo da Medicina. Afinal, ainda dá tempo de passar na Residência Médica esse ano!

Teste a plataforma por 7 dias grátis, clique aqui.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos e siga a gente nas redes sociais oficiais @medcel.  

Processos seletivos 2024:
ENARE 2024: edital do processo seletivo é publicado!
Residência Médica AMP 2024: edital liberado!
Edital Residência Médica UEL 2024: vagas, inscrições, etapas e mais!
Editais de Residência Médica 2024: calendário completo

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
23/8/23
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo