Atualizado em 20/12/2023.

Saiu o resultado final da quarta edição do Exame Nacional de Residência (ENARE) 2023/2024, que neste ano, contou com a inscrição de mais de 36 mil candidatos.

Os aprovados poderão fazer a admissão da primeira oportunidade a partir de 22 de janeiro de 2024. Já a segunda oportunidade será liberada em 26 de fevereiro, e a terceira oportunidade de admissão ocorre em 12 de março.

Clique aqui para consultar a nota final do ENARE 2024.

Como foi o PROCESSO SELETIVO ENARE 2024

Realizado em parceria com o Instituto AOCP, o ENARE oferece mais de 3 mil vagas para Residência Médica, dividido em duas etapas: prova objetiva e análise curricular. Este ano, mais de 90 instituições públicas e as organizações sem fins lucrativos, autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), vincularam-se ao ENARE 2024.

O Instituto AOCP e a EBSERH, responsáveis pela organização e aplicação do Exame Nacional da Residência, mantiveram a estrutura da prova conforme os anos anteriores. O processo seletivo do ENARE 2024 permaneceu em duas etapas: Prova Objetiva + Análise Curricular.

1ª ETAPA – Prova Objetiva

A primeira etapa (prova objetiva) foi composta de 100 questões de múltipla escolha, equivalente a 90% da prova, com cinco alternativas cada: A, B, C, D e E, com duração de 4 horas. Nela, foram abordados temas das cinco grandes áreas da Medicina: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Preventiva e Social. Cada questão valeu 1 ponto, totalizando 100 pontos. Essa fase é de caráter classificatória e eliminatória.

A prova foi aplicada em 53 cidades diferentes do território nacional brasileiro. São elas:

2ª ETAPA – Análise Curricular 

Esta etapa equivale a 10% da prova e é de caráter classificatória final. Os documentos enviados no período informado no edital foram analisados e tiveram o máximo de 100 pontos.

Foram classificados para a 2ª etapa (análise curricular) os candidatos que alcançaram, no mínimo, 50,0 (cinquenta) pontos na 1ª etapa.

Os documentos solicitados foram:

Prepare-se com a Medcel!

Clique aqui e conheça o RETA FINAL ENARE 2023

Aproveite para ler também: ENARE: tudo sobre a banca do maior processo seletivo de Residência Médica

Gabarito, recursos e nota final – ENARE 2024

O gabarito preliminar e o caderno de questões da Prova Objetivo foram divulgados ao término da aplicação do exame, no encerramento de todas as atividades, no site do ENARE.

Os recursos tiveram de ser protocolados em requerimento próprio, por meio do mesmo link (https://enare.ebserh.gov.br/), devidamente fundamentados, ao Instituto AOCP, no prazo 2 (dois) dias úteis após a divulgação do gabarito e das decisões dos objetos de recursos.  

Os recursos do ENARE tiveram de ser individuais e devidamente fundamentados, sendo que, especificamente para o item 15.1.3, esse teve que estar acompanhado de citação da bibliografia.

A Nota Final dos candidatos habilitados foi calculada igual à soma das notas obtidas na Prova Objetiva do ENARE 2023/2024 – 1ª Etapa, na Análise Curricular – 2ª Etapa e da pontuação adicional (se houver), aplicando a seguinte fórmula:  

Nota final (NF) = (Nota da 1ª Etapa x 9) + (Nota da 2ª Etapa x 1) + (Pontuação Adicional do item 10).

E no caso de empate?  

Os critérios estabelecidos no edital para desempate foram:

a) Maior idade entre os candidatos com 60 anos ou mais até a data de publicação dos resultados, conforme o Estatuto do Idoso.

b) Maior pontuação no exame escrito (objetivo).

c) Se o empate persistir, o candidato mais velho terá preferência, exceto aqueles abrangidos pela alínea "a" acima, considerando data e hora de nascimento.

Pontuação Adicional ENARE 2024

Participar de alguns programas do governo federal pode trazer algumas vantagens, como a aquisição de pontos extras em processos seletivos. Segundo a EBSERH, tiveram direito à pontuação adicional de 10% o candidato que:

  1. Constar na listagem “Aptos a utilizarem a bonificação do Provab” disponível no site do Ministério da Educação na data de encerramento das inscrições do Enare;
  1. Ou que concluiu o Programa de Residência em Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC) ou que apresente declaração emitida pela instituição indicando a previsão de término até 29/02/2024.

Para ter acesso a todos os pré-requisitos consulte o item 10.2 do edital.

Leia mais: Como conseguir pontos extras nas provas de Residência Médica?

Sistema de classificação do ENARE

O ENARE é frequentemente comparado ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) da Residência Médica, pois utiliza um sistema de classificação semelhante. Os candidatos recebem uma nota com base no desempenho na prova, e podem utilizá-la para indicar a instituição e a especialidade que desejam realizar a sua residência. O sistema fica aberto por um certo período para que cada candidato faça sua escolha.

As melhores notas têm prioridade em relação às notas mais baixas, determinando quem ocupará as vagas disponíveis. Em seguida, o sistema é reaberto para preencher possíveis vagas remanescentes e formar um cadastro reserva, para evitar vagas ociosas no futuro.

Aproveite e cadastre-se na nossa newsletter para ler os artigos em primeira mão!

Instituições e vagas do ENARE 2024

Este ano, o ENARE superou todos os seus recordes. O Exame como um todo superou o número de instituições vinculadas e o número de vagas disponibilizadas. São 110 IES e mais 5 mil vagas para os programas de Residência Médica, Uni e Multiprofissional.

Aqui, vamos focar nas instituições e nas vagas de Residência Médica do ENARE 2023/2024  

Nas últimas edições, tivemos os seguintes números em relação à área médica:

Para programas de Residência Médica, a quarta edição do ENARE terá 92 instituições participantes, e elas estão credenciadas ao Ministério da Saúde, Hospitais das Forças Armadas e instituições com demais vínculos públicos.

No site do ENARE, é possível consultar a lista completa das instituições participantes do processo seletivo ENARE 2024.

Vagas ENARE

Agora, em relação às vagas, percebemos que houve um crescimento considerável, nos últimos anos, na disponibilidade de programas de Residência Médica. O governo vem “ressuscitando” ou reformando vários programas da área da saúde, como o Pró-Residência e o Mais Médicos, com a finalidade de aumentar a atuação médica no país, principalmente em comunidades desprovidas de atendimento.

No ENARE 2023/2024, estão sendo oferecidas 3.151 vagas para programas de Residência Médica de acesso direto, pré-requisito e ano adicional. Só de acesso direto são 2.206 vagas. Confira os números a seguir:

Especialidades de acesso direto do ENARE 2023/2024:

Veja como ficou a distribuição das vagas do ENARE 2024 por região:

No prazo definido no cronograma (ANEXO III), as Instituições participantes puderam alterar o quantitativo de vagas inicialmente disponibilizado.

Sistema de Cotas ENARE 2024

Neste edital, o ENARE traz uma mudança importante: a implementação do sistema de cotas.

Nos Programas de Residência com 5 (cinco) vagas ou mais, 10% delas foram reservadas para candidatos qualificados como Pessoa com Deficiência (PcD).

Já para os candidatos que se autodeclararam negros, foram reservadas 20% (vinte por cento) das vagas. Essa reserva se aplica somente aos Programas de Residência que tenham 3 (três) vagas ou mais.

Aproveite e cadastre-se na nossa newsletter para ler os artigos em primeira mão!

Carga horária e Bolsa-residência ENARE 2024

Os programas de Residência Médica possuem carga horária máxima de 60 (sessenta) horas semanais. Os valores vigentes da bolsa-residência mensal, estabelecida pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS), por meio da Portaria Interministerial MEC/MS nº 9, de 13 de outubro de 2021, é de, no mínimo, R$ 4.106,09.

 

Leia também: Benefícios do Médico Residente: o que está previsto por lei?

Relação candidato-vaga ENARE 2024

No processo seletivo para Residência Médica do ENARE 2024, houve um total de 32.890 inscritos competindo por 2.206 vagas para as áreas de acesso direto (R1). Ou seja, uma relação candidato-vaga geral de 14,9.

As especialidades mais concorridas de acesso direto são:

Os dados do Censo Demográfico no Brasil de 2023, publicada em fevereiro, mostram que, em 2018, pouco mais de 38 mil médicos cursavam Residência Médica no Brasil. E, em 2021, o total de residentes somavam 41.853. Ou seja, um aumento de 8,2%.

É claro que a concorrência irá depender não apenas das vagas disponibilizadas, mas também da região em que os candidatos pretendem atuar. A mesma pesquisa mostra que, muitos residentes se especializam em instituições diferentes das localidades em que concluíram a graduação.  Sendo assim, a concorrência vai depender também da região escolhida pelos candidatos.

Leia na íntegra: ENARE: tudo sobre a banca do maior processo seletivo de Residência Médica

Live de correção da prova objetiva ENARE 2024

Confira, a seguir, todas as datas previstas no edital do ENARE 2024.

Como ser aprovado no ENARE 2024?

Se você está pensando em prestar o ENARE esse ano para ingressar na Residência Médica em 2024, será preciso conhecer a prova e estudar os temas prevalentes:

Mapeie os temas mais recorrentes da prova do ENARE para você estudar assertivamente e alcançar uma boa pontuação. Separamos aqui 10 temas que caíram nas últimas edições e tem grandes chances de cair esse ano novamente:

Quer ter acesso a todos os temas prevalentes? Acesse ao Guia Estatístico do ENARE exclusivo Medcel clicando aqui.

Prepare-se para o ENARE 2024 com a Medcel!

Na Medcel você encontra todos esses recursos disponíveis e muito mais! Além do cronograma de estudos e do dashboard de desempenho, aqui você encontra questões com comentários em vídeo também!

Teste a nova plataforma da Medcel por 7 dias grátis e comece hoje a sua jornada de sucesso!

Assista ao comentário do professor de Ginecologia e Obstetrícia da Medcel, Jader Burtet, referente a correção da questão de prova do ENARE 2022/2023:

Gostou desse artigo?

Compartilhe com seus amigos e siga a gente nas redes sociais oficiais @medcel.

REFERÊNCIAS

4ª EDIÇÃO DO EXAME NACIONAL DE RESIDÊNCIA (2023/2024). EDITAL Nº 03/2023 - RESIDÊNCIA MÉDICA. Disponível em: https://institutoaocp.org.br/concursos/arquivos/ed_abert_medica_enare23.pdf? Acesso em: 09 ago. 2023

Vagas Área Médica ENARE. Disponível em: https://enare.ebserh.gov.br/site-enare/vagas-area-medica-table.jsp?a=a&idLink=7911 Acesso em: 09 ago. 2023

ANEXO III - CRONOGRAMA PREVISTO DAS PROVAS E PUBLICAÇÕES. 4ª EDIÇÃO DO EXAME NACIONAL DE RESIDÊNCIA (2023/2024). EDITAL Nº 03/2023 - RESIDÊNCIA MÉDICA. Disponível em: https://institutoaocp.org.br//concursos/arquivos/anexoIII_cronog_medica_enare23.pdf? Acesso em: 09 ago. 2023

Site do ENARE. Disponível em: https://enare.ebserh.gov.br/enare/index.jsp. Acesso em: 09 ago. 2023

Edital Nº 13, de 11 de outubro de 2022 – ENARE.  Disponível em: https://institutoaocp.org.br//concursos/arquivos/anexo2_ed_def_insc_posrec_enare2022.pdf?. Acesso em: 18 mai. 2023.  

Publicado o resultado final do Exame Nacional de Residência (ENARE). Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/comunicacao/noticias/publicado-o-resultado-final-do-exame-nacional-de-residencia-enare. Acesso em: 18 mai. 2023.

Shutterstock - Tyler Olson. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/midsection-doctor-holding-clipboard-while-standing-124259200. Acesso em: 18 mai. 2023.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
20/12/23
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo