Atualizado em 17/07/2023. Publicado em 21/03/2023

O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na sexta (14) a lei que retoma efetivamente o programa Mais Médicos. Até então, os editais haviam sido lançados por meio de uma medida provisória nº 1.1165/2023 assinada em março e aprovada no Congresso Nacional em junho de 2023.  

Até agora, 3.620 profissionais da Medicina estão atuando no novo Mais Médicos desde a sua retomada divulgada no início deste ano. Na primeira edição do novo Mais Médicos, houve recorde de inscritos, 34 mil profissionais interessados.  

Junto com a aprovação oficial da retomada do programa, o Ministério da Saúde anunciou a abertura de mais quatro novos editais, com iniciativas inéditas para equipes de atendimento à população de rua, população prisional e população indígena.

Editais e Vagas

No primeiro edital do Mais Médicos, foram disponibilizadas 5.968 vagas distribuídas em 1.994 municípios de todas as regiões do Brasil.

Depois, o Ministério da Saúde lançou mais um novo edital disponibilizando mais 10 mil vagas, com a coparticipação de municípios brasileiros. Segundo o governo federal, até o fim de junho, o abastecimento no Brasil totalizava 12.856 profissionais atuando em todas as regiões.

Agora, com o anúncio de mais quatro novos editais, a expectativa é chegar a 15 mil novos médicos em todo o país, somando mais de 28 mil médicos na Atenção Primária da Saúde até o fim de 2023.

As vagas dos novos editais estão distribuídas da seguinte maneira:

  • 1.232 vagas de reposição de profissionais para atuar em municípios aderidos ao Programa;
  • 145 vagas para atuar no sistema de saúde prisional;
  • 111 vagas para atuar nos consultórios de rua;
  • 59 vagas para atuar nos territórios indígenas.

Inscrições

O cronograma completo e a lista dos municípios ainda serão divulgados. Para acessar todos os editais liberados até o momento é só clicar aqui.

Quem pode participar do Mais Médicos?

Segundo o edital, poderão participar do Projeto Mais Médicos para o Brasil – PMMB – três perfis, classificados da seguinte maneira:

I - Perfil 1: médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no País, com registro no Conselho Regional de Medicina – CRM;  

II - Perfil 2: médicos brasileiros com habilitação para exercício da Medicina no exterior; e  

III - Perfil 3: médicos estrangeiros com habilitação para exercício de medicina no exterior.

O governo já havia informado que os médicos brasileiros, registrados no Brasil, terão prioridade na seleção, por isso se enquadram no Perfil 1.  

Segundo o Ministério da Saúde, a retomada do Mais Médicos traz estratégias de incentivos aos profissionais e oportunidades de qualificação durante a atuação no programa. O participante poderá fazer especialização e mestrado em até quatro anos. Os profissionais também passarão a receber benefícios, proporcional ao valor mensal da bolsa, para atuarem nas periferias e regiões de maior vulnerabilidade.

Áreas de atuação – Programa Mais Médicos

Os locais de atuação estão distribuídos nos perfis de municípios descritos da seguinte maneira:

Confira aqui a lista completa do índice de vulnerabilidade social por município

Revalida e o Mais Médicos

A lei nº 14.621, sancionada em 14 de julho de 2023, informa:

Ou seja, os médicos formados no exterior estão dispensados do processo de revalidação, nos primeiros quatro anos de participação do programa Mais Médicos, tendo a sua atuação médica restrita e supervisionada durante o programa.  

E ainda, o exame será exigido caso o médico tenha interesse em renovar sua participação no programa por mais quatro anos:

Caso o profissional intercambista opte por revalidar o diploma durante a atuação no programa, além do desconto de 50% da taxa de inscrição do Revalida INEP, ele terá o tempo de exercício no programa reconhecido e poderá usar como requisito em concursos públicos, provas de títulos e ganhar pontuação adicional de 10% na seleção de programas de residência, quando concluir a Residência em Medicina de Família e Comunidade.

Outra mudança aprovada no Congresso prevê a realização do Revalida a cada quatro meses, ou seja, três vezes por ano, aumentando as chances dos médicos intercambistas.

Aproveite para ler também: Como validar o diploma médico em outros países

Seleção Mais Médicos

Após a validação da inscrição, o candidato deverá indicar até dois locais de atuação de sua preferência, que também será disponibilizada por meio do endereço eletrônico (http://maismedicos.gov.br). A relação dos municípios com as vagas disponíveis e confirmadas, para que os médicos possam efetuar a indicação das vagas de sua preferência, será divulgada nos prazos informados no Cronograma.

Primeira etapa – Análise documentos

Depois de encerrado o prazo para indicação das vagas, será realizado o processamento eletrônico para enquadramento do perfil profissional. A primeira e única etapa consiste na análise de tais documentos:

Alguns critérios de escolha serão levados em consideração ao selecionar os profissionais como: titulação, formação acadêmica e experiência prévia no projeto. E, se houver empate, terão prioridades:  

  • Os candidatos que moram mais próximo ao local de atuação do Mais Médicos;  
  • Os médicos que são formados há mais tempo e;  
  • Os profissionais de maior idade.  

Segunda etapa - Módulo de Acolhimento e Avaliação – MAAv

Se ainda houver vagas ociosas, elas serão preenchidas pelos profissionais dos perfis 2 e 3, ou seja, médicos brasileiros e médicos estrangeiros habilitados para atuar no exterior.  

Além de preenchimento do formulário disponível no SGP, será necessário que o médico interessado anexe uma declaração de próprio punho no ato do upload de sua documentação no SGP.  

Para esses candidatos, além da análise dos documentos, ainda terá uma segunda etapa que é a avaliação e a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação – MAAv.

Não poderão participar dessa edição do Mais Médicos:

a) Profissionais que já participam do Projeto, e estão ativos no Sistema de Gerenciamento de Programas - SGP em qualquer dos Ciclos vigentes;  

b) Profissionais que participaram do Projeto Mais Médicos para o Brasil em chamadas públicas anteriores ou do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e tenham sido desligados por descumprimento das regras desses Programas; e

c) Profissionais que tenham se desligado voluntariamente do Projeto a menos de 180 dias da data de publicação deste certame ou que estejam ativos no Sistema de Gerenciamento de Programas - SGP na posição de gestores municipais/distritais. 

Incentivos Mais Médicos

Além da bolsa-formação com valor mensal de R$ 12.386,50, os participantes do programa Mais Médicos terão acesso a uma gama de incentivos. Confira no quadro a seguir:

O Mais Médicos

Lançado em 2013, durante o governo Dilma Rousseff, o Programa Mais Médicos tem como objetivo expandir o número de profissionais em atendimento médico no país e promete, até o fim de 2023, a contratação de 28 mil profissionais da saúde fixados em todo o país, principalmente em áreas de extrema pobreza e em comunidades carentes.

Atualmente, mais de 8 mil médicos atuam no Programa Mais Médicos e o edital aberto agora é para recompor vagas ociosas dos últimos quatro anos, além de 1.000 vagas inéditas para Amazônia Legal. Cerca de 45% das vagas estão em regiões de vulnerabilidade social e historicamente com dificuldade de provimento de profissionais. Em 2023, 117 médicos foram convocados para atuar em Distritos Sanitários Indígenas (DSEIS), inclusive no território Yanomami que se encontra em situação de emergência sanitária.

Com o anúncio do novo modelo, estima-se que mais de 96 milhões de brasileiros passam a ter garantia de atendimento médico na atenção primária à saúde pelo SUS.

Assista ao recado deixado do professor e neonatologista da Medcel, Cadu Carlomagno, com as principais informações do novo Mais Médicos:

Essa é a sua chance!

Se você pretende entrar no Programa Mais Médicos e quer revalidar seu diploma ainda esse ano, nós temos o melhor curso preparatório para você! Teste nossa plataforma por 7 dias grátis e saia na frente dos demais concorrentes! Vem ser Medcel!

Compartilhe esse post com algum amigo e siga a gente nas redes sociais @MedcelRevalidaBrasil

Referências

Mais Médicos – Editais Abertos/Anteriores. Disponível em: http://maismedicos.gov.br/editais-abertos-anteriores Acesso em: 17 jul. 2023

Mais Médicos - Presidente Lula sanciona lei do Mais Médicos com criação de 15 mil novas vagas em 2023. Disponível em: http://maismedicos.gov.br/noticias/384-presidente-lula-sanciona-lei-do-mais-medicos-com-criacao-de-15-mil-novas-vagas-em-2023 Acesso em: 17 jul. 2023

PROJETO MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL. Disponível em: http://maismedicos.gov.br/images/2023/cronograma_mais_medicos_28_ciclo.pdf. Acesso em 22 mai. 2023.

Mais Médicos – Municípios. Disponível em: http://maismedicos.gov.br/images/2023/perfil_municipios_ivs.pdf. Acesso em 22 mai. 2023.

EDITAL Nº 5, DE 19 DE MAIO DE 2023. Disponível em: http://maismedicos.gov.br/images/2023/edital5_19_maio_2023.pdf. Acesso em 22 mai. 2023.

Com prioridade para brasileiros, Ministério da Saúde lança edital com 5.970 vagas para o Mais Médicos. Disponível em: http://maismedicos.gov.br/noticias/367-com-prioridade-para-brasileiros-ministerio-da-saude-lanca-edital-com-5-970-vagas-para-o-mais-medicos. Acesso em 22 mai. 2023.  

BRASIL. Medida provisória nº 1.165, de 20 de março de 2023.  
Institui a Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, no âmbito do Programa Mais Médicos, e altera a Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 20 mar. 2023.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Mpv/mpv1165.htm. Acesso em 21 mar. 2023.  

Governo anuncia retomada do Mais Médicos para o Brasil.  
Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2023/03/governo-anuncia-retomada-do-mais-medicos-para-o-brasil. Acesso em 21 mar. 2023.

Ministério da Saúde anuncia a retomada do Programa Mais Médicos.
Disponível em: http://maismedicos.gov.br/noticias/356-ministerio-saude-anuncia. Acesso em 21 mar. 2023.

Tire suas dúvidas sobre o Programa Mais Médicos ao vivo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1YsvrsIC4vU. Acesso em: 30 maio. 2023.

EDITAL No 8/2023 - DOU - Imprensa Nacional. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-8/2023-486729149. Acesso em: 30 maio. 2023.

Com coparticipação dos municípios, Mais Médicos terá 10 mil novas vagas em todo Brasil. Disponível em: http://maismedicos.gov.br/noticias/http:/maismedicos.gov.br/noticias/376-com-coparticipacao-dos-municipios-mais-medicos-tera-10-mil-novas-vagas-em-todo-brasil. Acesso em: 30 jun. 2023.

Edital nº 11, de 16 de junho de 2023. Disponível em: http://maismedicos.gov.br/images/2023/edital_n11_16_junho_2023.pdf. Acesso em: 30 jun. 2023.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
17/7/23
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo