A

prova do Revalida INEP está aí e você sabe como funciona as etapas para revalidação do diploma? Antes de abordarmos esse assunto é importante saber o que é o Revalida INEP e quando ele foi criado.  

O que é Revalida Inep?

É o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior estrangeira. Este exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) duas vezes ao ano, e pode ser realizado por médicos brasileiros ou estrangeiros que concluíram Medicina no exterior.  

Esse processo tem por objetivo verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema de Saúde do Brasil (SUS), em nível equivalente ao exigido dos médicos formados no País.  

O Revalida foi criado em 2011 com o objetivo de unificar o processo de revalidação do diploma médico no Brasil. Até 2010 os estudantes formados em Medicina, em instituições estrangeiras, tinham que revalidar o diploma sozinhos em instituições públicas brasileiras, onde cada universidade adotava procedimentos próprios. Com a criação do Revalida esse processo foi simplificado.

Até 2017 foram realizadas sete edições do Revalida. De 2017 e 2020 não teve prova, fazendo com que os estudantes esperassem por mais tempo para revalidar o diploma. De 2020 a 2022 foram mais quatro edições, totalizando 11 processos de revalidação.

Revalida Inep: como funciona?

O exame acontece em duas etapas: primeira: prova objetiva + discursiva e, segunda, prova prática.  

Depois de aprovado nas duas etapas, o candidato precisa revalidar o diploma em uma universidade pública brasileira. Só que a revalidação pode necessitar de uma complementação de grade curricular e é a universidade quem vai definir se há a necessidade ou não dessa complementação.  

Depois desse processo, o candidato poderá solicitar ao conselho de medicina o registro para exercício da profissão no Brasil.  

Leia também: Qual é o melhor curso preparatório para o Revalida?

Prova Objetiva Revalida

A prova objetiva do Revalida é composta por questões de múltipla escolha com 4 alternativas, A, B, C e D. Geralmente são 100 questões divididas igualmente entre as cinco grandes áreas da Medicina (Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Cirurgia e Medicina Preventiva/Saúde Coletiva).

Como é a Prova Discursiva do Revalida?

A prova discursiva do Revalida, normalmente é realizada no mesmo dia da prova objetiva de múltipla escolha. Nos últimos anos a prova foi composta por 5 questões, mas em edições anteriores chegaram a ter 10 questões. Nela, o estudante responde à pergunta por meio da escrita discursiva. Conforme exemplo a seguir:

Prova Prática Inep

Já a prova prática faz parte da última etapa do processo do Revalida. Somente os aprovados na primeira etapa são os que podem seguir para o teste de habilidades clínicas. Cinco estações das principais áreas médicas são usadas para avaliar o desempenho do candidato, que precisa acertar o maior número de procedimentos corretos em um atendimento. E esta avaliação é feita por meio de um checklist formulado pela banca avaliadora do exame.

Atrizes e atores são inseridos no teste com o intuito de demonstrar, na prática, uma situação real do atendimento público de saúde, seja hospital, UBS ou pontos de atendimentos como AMAs e UPAs. O candidato atende esses atores como se fossem pacientes de verdade e tentam acertar a maior quantidade de itens mencionados no checklist.  

Baixe aqui: os segredos da Prova Prática do Revalida

Nota de corte Revalida Inep

Agora que você já sabe como são as etapas do Revalida, chegou a hora de entender como funciona a nota de corte.  

Um grupo de especialistas, professores de Medicina integrantes da Comissão de Avaliação de Itens (CAI), debate o nível de dificuldade dos itens (etapas da prova) e verifica quais delas têm maior probabilidade de acertos pelos participantes minimamente aptos para atuarem como médicos no Brasil.  

Após esta análise, os especialistas da CAI chegam a uma conclusão final e a nota média para todas as etapas é definida. Assim, exames compostos de provas mais fáceis têm notas de corte mais altas, e, edições com itens e estações mais difíceis apresentam notas de corte mais baixas.

Quero revalidar meu diploma ainda este ano!

Para ser aprovado, primeiro, você precisa conhecer os cursos da Medcel. Com uma metodologia de ensino inovadora que te ajuda a estudar assertivamente para a prova do Revalida com vídeo aulas, simulados, mapas mentais, e-books e orientadores de estudo exclusivos para te acompanhar durante todo o seu processo. Comece a se preparar para a prova do INEP ainda hoje! Teste grátis por 7 dias.  

REFERÊNCIAS

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Painel Revalida. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/revalida. Acesso em: 17/01/2023.  

Diplomas obtidos no exterior terão prova de validação anual.  

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35119#:~:text=O%20Novo%20Revalida%20vai%20ter,Educacionais%20An%C3%ADsio%20Teixeira%20(Inep).  

Diplomas obtidos no exterior terão prova de validação anual.  

Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35119  

Entenda como é definida a nota de corte do Revalida.  

Disponível em:

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/revalida/entenda-como-e-definida-a-nota-de-corte-do-revalida#:~:text=A%20defini%C3%A7%C3%A3o%20da%20nota%20de,Avalia%C3%A7%C3%A3o%20de%20Itens%20(CAI).  

Exame de revalidação de diplomas de medicina terá mais de uma edição por ano.  

Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/12-acoes-programas-e-projetos-637152388/78251-exame-de-revalidacao-de-diplomas-de-medicina-tera-mais-de-uma-edicao-por-ano  

Revalidação de Diplomas: Medicina.  

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/revalidacao-de-diplomas/medicina

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
20/1/23
na categoria
Revalida

Mais sobre 

Revalida

ver tudo