Já imaginou conseguir pontos extras no processo seletivo para Residência Médica?  

Existem programas de incentivo criados pelo governo federal que motivam estudantes de Medicina, enquanto estão na graduação ou quando terminam o R1, a participarem e garantirem no processo seletivo para Residência Médica, pontos extras previstos por lei.  

Algumas instituições já utilizam esse tipo de bonificação em seus processos seletivos, como o ENARE, FMRP-USP, UFRJ, IAMSPE. Para ganhar o bônus, o candidato precisa informar e comprovar que fez parte desses programas no ato da inscrição.

Quer saber como faz para conseguir uns pontos extras na sua prova? A gente conta a seguir:

BRASIL CONTA COMIGO

O que é?

Vamos começar falando do Brasil Conta Comigo, um programa criado em 2020 pelos ministérios da Saúde e Educação durante a pandemia da Covid-19, em que estudantes da área da saúde (Serviço Social, Biologia, Biomedicina, Educação física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Técnicos em Radiologia) puderam atuar como reforço na linha de frente no combate ao novo coronavírus.  

Leia também: Avanços da Medicina no cenário pós-pandemia

No caso da Medicina, os alunos dos 5º e 6º anos podiam se cadastrar para atuarem no enfrentamento da Covid-19 como apoio temporário em unidades de Atenção Primária à Saúde, Pronto Atendimento, Rede Hospitalar, estabelecimentos de saúde voltados aos atendimentos dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas e comunidades remanescentes quilombolas e ribeirinhas. Todos ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Bonificação

A bonificação que os estudantes recebiam era num valor equivalente às horas dedicadas ao programa, sendo R$ 1.045,00, para 40 horas semanais, e R$ 522,50, para 20 horas semanais. Essa carga horária dedicada pelos alunos entrou, também, como horas de estágio curricular obrigatório.

Mas, e a pontuação extra?

Além dos benefícios citados acima, o governo federal entendeu que a atuação dos estudantes nas áreas de saúde era relevante para o País e, por isso, determinou bonificação de 10% para ingresso nos cursos de Residência Médica e Multiprofissional.  

Art. 10. Para os alunos de que trata os arts. 7º e 8º, a participação na Ação Estratégica garantirá a pontuação adicional de 10% (dez por cento) no processo de seleção pública para Programas de Residências em Saúde promovidos pelo Ministério da Saúde.

Confira na íntegra a Portaria 492, com todas as informações sobre o Brasil Conta Comigo.

PRMGFC

Agora vamos conhecer um pouco mais do PRMGFC:

O Programa de Residência Médica em Medicina Geral de Família e Comunidade — PRMGFC é um benefício autorizado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), desde 2015, que tem por objetivo conceder uma bonificação de 10% na nota final dos processos seletivos de R+, para residentes que completaram os dois anos de Residência

A iniciativa surgiu para incentivar residentes concluintes a ingressarem em programas voltados para a Atenção Básica de Saúde, visto que o Sistema Único de Saúde (SUS) possui alta demanda e sofre, frequentemente, com escassez de profissionais especializados na área de Família e Comunidade.  

Por que a Medicina da Família e Comunidade é tão importante?

Porque atua em relevantes áreas da saúde para a população, como em saúde primária, na prevenção, detecção e tratamento de doenças comuns e acompanhamento das doenças crônicas como diabetes, hipertensão e asma. Em saúde pública, trabalhando em comunidades e com autoridades locais para conscientizar e melhorar as condições de vida da população, atuando, inclusive, na prevenção de epidemias e na promoção da saúde coletiva.

Leia mais: Medicina de família e comunidade: saiba tudo sobre esta especialidade

Instituições que utilizam PRMFC

A UERJ, AMP, FAMEMA e o Enare são algumas instituições que adotaram o PRMFC em seus processos seletivos e, eis aí, um bom motivo para você que pretende se subespecializar na área. Participar do programa pode agregar uma experiência extra no currículo do candidato e, ainda, aperfeiçoá-lo à prática médica.

PROVAB

O Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica — PROVAB foi um projeto iniciado em 2011, pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação. A proposta inicial era atender a população carente nas áreas da Atenção Básica e na Estratégia de Saúde e da Família por médicos recém-formados.

Esses médicos cumpriam uma carga horária de 32 horas semanais em atividades práticas nas Unidades de Saúde, em diversos postos de atuação durante 12 meses. Além das 8 horas semanais dedicadas ao curso de especialização em Atenção Básica, supervisionada pela Rede UNA-SUS — Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde.  

O PROVAB possibilita aos candidatos de processos seletivos para Residência Médica um acréscimo, também, de 10% na nota final. A bonificação é assegurada pela Lei Federal de nº 12.871/13.  

Este programa foi descontinuado em 2018 e a bonificação concedida tem validade de 5 anos a contar do último processo seletivo, em 2017, tendo como prazo limite março de 2023. É importante ressaltar que muitas instituições, inclusive em 2022, ofertaram o PROVAB em seus editais. Tudo indica que os futuros seletivos de Residência Médica não contemplem mais essa bonificação, porém, é preciso ficar de olho.

Caso tenha participado de algum desses programas, saiba que é possível conseguir aquele ponto extra no processo seletivo, e se ainda não participou de nenhum, fique atento, pois há chances de surgir novos programas de incentivo aos estudantes de Medicina do Brasil, que contemplem o mesmo sistema de bonificação.  

Que tal começar a sua preparação agora para as provas de Residência Médica?  

Garanta não apenas os pontos extras, mas amplifique a suas chances de aprovação na instituição dos seus sonhos. Com a nova metodologia Medcel, você terá todo o acompanhamento que precisa para alcançar esse objetivo. Acesse www.medcel.com.br e escolha o melhor curso para você!

REFERÊNCIAS

Edital para estudantes da saúde atuarem no combate ao coronavírus está aberto.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/ministerio-da-saude  

Ministério Da Educação – PROVAB.

Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/secretarias/secretaria-de-educacao-superior/lista-dos-aptos-a-utilizarem-a-bonificacao-do-provab  

"O Brasil Conta Comigo" Profissionais da Saúde.

Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sgtes/degts/residencias-em-saude/o-brasil-conta-comigo-profissionais-da-saude  

O PROVAB realmente acabou? Como ficou o bônus?

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-wFn4PdxlOg  

UNA-SUS – PROVAB.

Disponível em: https://www.unasus.gov.br/programa/provab

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
14/2/23
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo