A

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), publicou no dia 06 de outubro, o edital do Enare 2021/2022. Confira aqui os 5 principais pontos que o candidato à Residência Médica precisa saber.

1) O que é o Enare?

O Enare (Exame Nacional de Residência Médica) trata-se de um processo seletivo unificado, direcionado para a distribuição de vagas de Residência Médica, multi e uniprofissionais. O objetivo do exame é democratizar o acesso aos programas de Residência Médica, possibilitando a oferta de um maior número de vagas, aumentando a qualidade do processo seletivo e reduzindo o custo da inscrição da prova. De forma similar ao que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a seleção dos residentes é feita com base nas notas obtidas pelos candidatos no exame. Após a realização da prova e divulgação das notas, o candidato poderá escolher por meio da plataforma do Enare as Instituições que possui interesse.

Leia também: Clique aqui para acesser o EDITAL completo.

2) Quem pode fazer o Enare?

O Enare 2021/2022 é exclusivo para médicos formados ou formandos em Medicina, cursando o último semestre e com conclusão (colação de grau) prevista para até, no máximo, dia 28/02/2022, sendo vedada a participação na seleção de estudantes de Medicina que irão concluir o curso após esta data.

Lembrando ainda que é vedado ao médico residente repetir programas de Residência Médica, em especialidades que já tenha anteriormente concluído, em instituição do mesmo ou de qualquer outro Estado da Federação.

Veja também: Assista ao vídeo e tire as suas dúvidas sobre o Enare.

3) Inscrições no Enare 2021/2022 | Como participar?

A inscrição consistirá na submissão do formulário de inscrição devidamente preenchido, exclusivamente, via internet, em https://enare.ebserh.gov.br, no período entre 20/10 e 08/11/2021, observando o horário oficial de Brasília/DF. Lembrando que a inscrição só será efetivada mediante o pagamento do boleto gerado ao final da inscrição, no valor de R$270,00 ou com o pedido de isenção deferido. Para os candidatos que quiserem solicitar a isenção da taxa de inscrição, deverá fazê-lo entre os dias 20/10 e 22/10/2021.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o Edital do Enare.

4) Como funciona o processo seletivo do Enare?

O Enare 2021/2022 será realizado em 1 (uma) fase, com 2 (duas) etapas. A 1ª etapa é um exame escrito e objetivo, que representa 90% da nota final. Já a 2ª etapa, é constituída de análise curricular e representa 10% da nota final.

ETAPA 1: Exame Objetivo

A prova teórico-objetiva será constituída de questões de múltipla escolha, cada uma delas com 05 (cinco) alternativas, sendo apenas 01 (uma) correta. Essa etapa tem caráter eliminatório e classificatório, é obrigatório para os Programas de Residência Médica com Acesso Direto, e será constituído de 100 questões objetivas, abordando as competências (Conhecimentos, habilidades, atitudes), passíveis de avaliação por meio de prova teórica, compatíveis com as diretrizes curriculares para o curso de Graduação em Medicina acerca das áreas de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Preventiva e Social, sendo 20 itens relacionados às competências de cada área. Estarão classificados para a 2ª etapa os candidatos de todos os programas tratados no presente edital que alcançarem no mínimo 50,0 (cinquenta) pontos nos respectivos exames da 1ª etapa.

Local da prova: O candidato, ao realizar sua inscrição, deverá escolher uma das 50 cidades de realização do exame. Após a finalização do preenchimento do formulário, em hipótese alguma será possível a alteração do local escolhido.

ETAPA 2: Análise Curricular

A análise curricular terá caráter classificatório na nota final. Serão avaliados os documentos referentes à análise curricular de todos os candidatos aprovados no exame escrito. Para participar desta fase do Enare, o candidato deve cadastrar e enviar seu curriculum, através do link Cadastro e Envio dos documentos de Análise Curricular e PROVAB/PRMGFC, que estará disponível no site, durante o período de 18/10 a 12/11/2021.

4) Classificação no Enare: o que acontece depois que sai a nota final?

Será considerado aprovado no Enare o candidato que obtiver a pontuação mínima exigida para aprovação. A Nota Final dos candidatos habilitados será igual à soma das notas obtidas no Exame Escrito, na Análise Curricular, e da pontuação adicional (quando houver).

Após o Cálculo da Nota Final, o candidato deverá, dentro do prazo estabelecido, escolher para qual instituição deseja participar do Programa de Residência. A escolha para admissão se dará em duas oportunidades. Na primeira oportunidade, o candidato poderá escolher até 2 (duas) instituições que possuem vaga para o programa de residência escolhido no ato da inscrição do Enare. Na segunda oportunidade, apenas os candidatos não classificados dentro das vagas disponíveis na primeira oportunidade poderão realizar novamente as escolhas.

5) Matrícula e início do Programa de Residência Médica

Em observância à Resolução CNRM nº 04 de 23 de outubro de 2007, a inscrição e aprovação no processo seletivo não garantem a efetivação da matrícula do candidato no programa de Residência Médica pretendido, a qual fica condicionada à apresentação do registro em Conselho Regional de Medicina e dos documentos necessários.

No ato da matrícula, o candidato deverá comprovar a conclusão do curso médico por meio de documento oficial, expedido pela Coordenação do Curso, e o candidato brasileiro que fez curso de graduação em medicina no exterior ou médico estrangeiro deverá comprovar a revalidação do diploma por universidade pública, na forma da legislação vigente, apresentando, ainda, em ambos os casos, cópias e originais dos seguintes documentos: RG, CPF, CRM, comprovante de quitação com o serviço militar e Comprovante de quitação de obrigações eleitorais emitido a partir do dia 15/01/2021, comprovante de realização do(s) Programa(s) de pré-requisito(s), quando for o caso, PIS/PASEP, Cartão de vacinação atualizado e comprovação de vacinação para Coronavírus, Tétano, Sarampo, Difteria e Hepatite B.

Confira o Cronograma completo do Enare 2021/2022:

  • Publicação do Edital: 06/10/2021;
  • Período de Inscrição para os Candidatos: 20/10 a 08/11/2021;
  • Envio da documentação para análise curricular: 18/10 a 12/11;
  • Solicitação de isenção da taxa: 20/10 a 22/10/2021;
  • Taxa de inscrição: R$ 270,00;
  • Divulgação dos locais e horários de prova: 01/12/2021;
  • 1ª Etapa (Prova Objetiva): 12/12/2021;
  • Divulgação do gabarito preliminar: 12/12/2021;
  • Período de recursos ao gabarito: 13 e 14/12/2021;
  • Resultado da 1ª Etapa e gabarito definitivo: 24/01/2022;
  • Resultado preliminar da análise curricular (2ª Etapa): 24/01/2022;
  • Recurso ao resultado da 2ª Etapa: 25 e 26/01/2022;
  • Resultado Final: 02/02/2022;
  • 1ª oportunidade para escolha de instituição: 03/02 a 07/02;
  • Resultado 1ª oportunidade: 08/02;
  • 2ª oportunidade para escolha de instituição: 09/02 a 11/02;
  • Resultado 2ª oportunidade: 14/02;
  • Registro e Matrícula: fevereiro de 2022 (previsão).

Seja aprovado no Enare com a Medcel

Estude com quem tem propriedade no assunto. Com 16 anos de experiência no mercado, somos especialistas em aprovação nos programas de Residência Médica. Estamos de olho nos principais editais do país e preparados para te dar todo o suporte necessário na prova do Enare. Acesse o nosso site e conheça os nossos cursos. Com uma metodologia personalizada e de qualidade, temos certeza que teremos a melhor opção para você.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
14/10/21
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo