A

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), abriu nesta segunda-feira, dia 20, o prazo de adesão das instituições de saúde ao Exame Nacional de Residência Médica, o Enare.

Leia também: 5 fatos sobre o ENARE para ficar atento

A rede Ebserh

Criada em 2011, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares administra atualmente 40 hospitais universitários.

As unidades geridas pela Ebserh pertencem às Universidades Federais e são direcionadas para o atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), e são centros de formação de profissionais da saúde, bem como de desenvolvimento de pesquisas.

O que é o Enare?

Lançado em 2020, o Enare trata-se de um processo seletivo unificado, direcionado para a distribuição de vagas de Residência Médica, multi e uniprofissionais.

O objetivo do exame é democratizar o acesso aos programas de Residência Médica, possibilitando a oferta de um maior número de vagas, aumentando a qualidade do processo seletivo já que será padronizado, reduzindo o custo da inscrição da prova, passando esta a ser, inclusive, realizada em um único dia e em todas as capitais, o que reduz também o gasto com deslocamento para a realização do exame.

Além disso, o processo unificado contribui para a extinção de vagas ociosas nos hospitais participantes, principalmente os localizados em locais mais distantes e precários.

A primeira edição contou com a parceria de oito hospitais universitários federais e um hospital militar.De acordo com dados divulgados pelo MEC, a edição de 2020 contou com mais de 4 mil inscritos disputando 304 vagas.

O processo seletivo do Enare

De forma similar ao que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a seleção dos residentes é feita com base nas notas obtidas pelos candidatos no exame. Após a realização da prova e divulgação das notas, o candidato poderá escolher por meio da plataforma do Enare as Instituições que possui interesse.

Em 2020 foram duas etapas, sendo a primeira a realização de uma prova objetiva, cujo percentual correspondia a 90% da nota, e a segunda etapa se referia à análise de currículo.

Leia também: Como passar na Residência Médica em 1 ano?

A edição 2021

A edição deste ano conta com a adesão do Ministério da Saúde, o que poderá favorecer o aumento do número das instituições participantes, e por consequência, o número de vagas disponíveis, tendo em vista que mais de 150 instituições vinculadas ao Ministério poderão aderir ao programa.

O prazo para inscrição das instituições ao programa vai do dia 20 de Setembro ao dia 24 de Setembro, e deverá ser realizado por meio da plataforma do Enare.

Quais instituições podem participar?

Podem se inscrever as Instituições públicas e organizações sem fins lucrativos ofertantes de programas de Residência Médica autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), e com fonte financiadora garantida para o pagamento das bolsas dos residentes. Importante ressaltar que a inscrição da Instituição é gratuita.

Cronograma

Fique de olho que em breve o edital estará disponível para que você possa saber mais sobre o processo seletivo e se preparar. Veja abaixo o cronograma divulgado pela Instituição organizadora:

  • Período de adesão das Instituições: 20 a 24 de Setembro de 2021
  • Publicação do edital para os candidatos: 29 de Setembro de 2021
  • Período de inscrição dos candidatos: 13 de Outubro a 11 de Novembro de 2021
  • Realização do processo seletivo: 12 de Dezembro de 2021

Estude com a Medcel

O Enare vem como uma excelente alternativa para facilitar o acesso aos programas de Residência Médica. Então, não perca tempo e comece a se preparar para as provas.

Com 16 anos de experiência de mercado, somos especialistas em aprovação nos programas de Residência Médica.

Clique aqui e conheça os nossos cursos. Com uma metodologia personalizada e de qualidade, temos certeza que aqui você encontra opção de curso ideal para conquistar a aprovação.

Postado em
21/9/21
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo