Post atualizado em 15/08/2023.

Ano após ano, as vagas de Residência Médica estão cada vez mais concorridas, isso porque o número de médicos no Brasil aumentou. Segundo dados da Demografia Médica no Brasil, em janeiro de 2023, o país contava com 562.229 médicos inscritos nos 27 Conselhos Regionais de Medicina, o que correspondia à taxa nacional de 2,6 médicos por 1.000 habitantes.

Por isso, com a proposta de criar um processo seletivo mais abrangente, com mais Instituições aderidas e, consequentemente, com mais oportunidades de vagas de Residência Médica, foi criado o Exame Nacional de Residência (ENARE), avaliação realizada pela Empresa Brasileira de Serviços hospitalares (EBSERH/MEC).

E você, futuro residente, como tem se preparado para a prova do ENARE? Já parou para pensar que traçar uma estratégia diferente dos demais candidatos pode te colocar no topo?  

Neste post, trouxemos os temas e especialidades que despencam na prova do ENARE. Um direcionamento valioso para você estudar de forma assertiva e alcançar uma boa pontuação. Boa leitura!

Leia também: ENARE 2024: edital do processo seletivo é publicado!

A prova do ENARE

A prova objetiva do ENARE é composta por 100 questões de múltipla escolha, cada uma com 5 alternativas, distribuídas entre as 5 grandes áreas médicas: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Preventiva e Social.  

A melhor forma de conhecer o estilo de prova do ENARE é por metodologia ativa, ou seja, fazendo questões! Uma dessas práticas é realizar simulados, que são excelentes para treinar a gestão do tempo, se familiarizar com a banca e identificar lacunas de conteúdo que precisam ser melhoradas. Além dos simulados, as questões também devem ser incorporadas entre as aulas e matérias estudadas.

Quer saber tudo sobre a banca do ENARE? Leia: ENARE: tudo sobre a banca do maior processo seletivo de Residência Médica

As especialidades mais incidentes no ENARE  

A especialidade que detém o maior percentual das últimas provas é a Pediatria. Na sequência, estão Medicina Preventiva e Social (ou Saúde Coletiva), Obstetrícia, Ginecologia e Cardiologia.

Confira o percentual na tabela a seguir: 

Entretanto, tão importante quanto saber quais são as especialidades que mais caem no ENARE, é saber o ranking de temas de acordo com essas especialidades. É possível identificar alguns assuntos “queridinhos” da banca, ou seja, aqueles que se repetem ao longo das edições. Então, separe seu marca-texto colorido, porque falaremos o TOP 5 temas que mais caem na prova.

Pediatria

Reanimação neonatal é tema quente no ENARE e no cotidiano médico. Então, lembre-se dos fatores de risco para a reanimação; o passo a passo das diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria, com foco no “minuto de ouro”, que são as manobras que devem ser realizadas nos primeiros 60 segundos de vida de um neonato que precisa ser reanimado.

Leia mais: Quais os temas que mais caem na prova de Neonatologia?

Saúde Coletiva / Medicina Preventiva e Social

Prepare-se para questões envolvendo Atenção Primária à Saúde (APS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF), como: Atributos essenciais, Atributos derivados e Política Nacional de Atenção Básica — PNAB.  

Lembre-se das principais atividades na APS: imunizações, programas nacionais de rastreamento, detecção precoce de riscos, doenças de notificação compulsória, programas de mudança de comportamento, educação em saúde e engajamento da população para autocuidado. Além disso, é fundamental saber o fluxo do usuário no sistema de saúde.

Obstetrícia

A prova adora cobrar Assistência ao Pré-Natal, então, foque em alguns pontos-chaves como: a anamnese da gestante (condição física e histórico); idade gestacional; exame físico geral e específico; exames complementares; condutas preventivas e vacinação da gestante.

Relembre com o obstetra e professor da MEDCEL, Fabiano Serra, quais vacinas devem ser preconizadas no pré-natal:

Ginecologia

Mastologia tem caído cada vez mais nas provas, tanto no ENARE quanto nas demais de Residência Médica. É comum que questões desse tema venham acompanhadas de imagens para serem interpretadas (com exames de imagem com um nódulo característico), pedindo para que você indique qual é o próximo passo a ser realizado.  

Aproveite para conferir: Doenças benignas da mama: como diferenciá-las?

Cardiologia

Saber sobre Hipertensão Arterial Sistêmica é imprescindível para realizar a prova! Além das questões diretas sobre esse tema, ele aparece de forma interdisciplinar em outras especialidades. Às vezes como um fator de risco, um medicamento para seu tratamento que impacta no caso do paciente, entre outros. Atente-se, também, para a estratificação de risco e lesão de órgãos-alvo!

Domine a prova do ENARE 2024 com a MEDCEL!  

Venha para MEDCEL e estude com uma metodologia assertiva, conteúdos atualizados e direcionados, cronogramas personalizados e os melhores docentes do universo da Medicina. Afinal, ainda dá tempo de passar na Residência Médica esse ano!

Teste a plataforma por 7 dias grátis, clique aqui.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos e siga a gente nas redes sociais oficiais @medcel.  

Leia também:
Edital Residência Médica UEL 2024: vagas, inscrições, etapas e mais!
Residência Médica USP 2024: o que esperar do próximo processo seletivo?
SUS-SP 2024: expectativas para o próximo processo seletivo

REFERÊNCIAS:
SCHEFFER, M. et al. Demografia Médica no Brasil 2023. São Paulo: FMUSP, AMB, 2023. 344 p. Disponível em:
https://amb.org.br/wp-content/uploads/2023/02/DemografiaMedica2023_8fev-1.pdf Acesso em: 14 de ago. 2023

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
15/8/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo