Atualizado em 08/02/2024

Fuvest divulgou nesta quinta-feira, (8/2), o resultado final do processo seletivo para o Programa de Residência Médica da Faculdade de Medicinas da Universidade de São Paulo (FMUSP) 2024.

A lista com o nome dos aprovados nas áreas de acesso direto pode ser acessada aqui. Já o resultado final individual deverá ser consultado na área do candidato, disponível em Residência Médica – Fuvest.

Os candidatos convocados deverão realizar a matrícula entre os dias 15 e 19 de fevereiro de 2024.

No total, 9.103 candidatos se inscreveram nesta edição, sendo 7.110 deles para as vagas de acesso direto. Nesta edição, o processo seletivo da USP SP de Residência Médica oferece 784 vagas, distribuídas nas especialidades de acesso direto, com pré-requisito e ano adicional.

Mudanças no processo seletivo para Residência Médica na FMUSP 2024

O processo seletivo para Residência Médica da Faculdade de Medicina da USP foi dividido em duas etapas, sendo a primeira delas de prova objetiva com questões 100% de múltipla escolha e a segunda de análise curricular.

Na edição anterior (2022/2023), a prova objetiva tinha 100 questões de múltipla escolha (com alternativas de A, B, C e D) mais a prova objetiva de Casos Clínicos, com 20 questões dissertativas distribuídas de maneira igual entre as cinco grandes áreas médicas, com um tempo máximo de 5 horas para a realização de ambas as provas (múltipla escolha e casos clínicos).

Já, neste ano, ocorreu da seguinte maneira:

1ª etapa – Prova Objetiva

A prova objetiva foi realizada no dia 10 de dezembro e teve duração de 6 horas. Os candidatos tiveram de responder um total de 120 questões com quatro alternativas em cada, que abrangeram as seguintes disciplinas:

  • Cirurgia Geral
  • Clínica Médica
  • Obstetrícia e Ginecologia
  • Medicina Preventiva e Social
  • Medicina de Família e Comunidade
  • Saúde Coletiva
  • Pediatria
  • Saúde Mental
  • Medicina de Urgência

De acordo com o edital, todas as questões têm igual valor, e a nota da prova é normalizada para uma pontuação de 0 a 100.

A prova tem peso 9 na nota total. Foram eliminados do processo seletivo os candidatos que não atingiram 50% de acertos na primeira fase.

Leia mais: Residência Médica: 4 dicas para gabaritar as questões de Cirurgia

2ª Etapa - Análise curricular

A segunda etapa do processo seletivo para Residência Médica da FMUSP 2024 foi composta por uma análise curricular dos candidatos, com peso de 1 no valor total da nota. Essa nota foi somada à nota obtida na prova objetiva para a classificação final do candidato.

A lista dos classificados para essa etapa foi divulgada pela USP no dia 3 de janeiro de 2024. E os candidatos habilitados na primeira fase tiveram que enviar as informações do seu curriculum vitae por meio do site www.fuvest.br.


Assista à live de correção da prova: Residência Médica USP-SP | Correção da Prova | Pedido de Recurso - YouTube

Treineiros Processo Seletivo USP 2024

A categoria de treineiro é sugerida para estudantes matriculados em curso de graduação em Medicina devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), que estejam cursando ou concluíram o 10º semestre. Esses candidatos fizeram a inscrição e pagaram a taxa de inscrição, como os candidatos regulares, mas realizaram a prova somente a título de treinamento, não concorrendo às vagas especificadas no edital.

Os candidatos na modalidade treineiro puderam realizar as provas da 1ª fase (prova objetiva de múltipla escolha e prova objetiva de múltipla escolha baseada em casos clínicos), mas não foram convocados para a análise curricular.  

Confira a relação candidatos x vaga do programa de Residência Médica da USP 2024:

Leia mais: ENARE: tudo sobre a banca do maior processo seletivo de Residência Médica

Cronograma do processo seletivo de Residência Médica da USP 2024

*Este cronograma pode passar por alterações, sendo necessário o acompanhamento de erratas no site: https://www.fuvest.br/residencia-medica/

Leia mais: Editais de Residência Médica 2024: calendário completo

Isenção ou redução de 50% da taxa de inscrição

O valor da taxa cobrado este ano foi R$ 620,00. De acordo com o edital, foi possível aos candidatos solicitarem isenção da taxa de inscrição ou ainda uma redução de 50% do valor. Para isso, os interessados tiveram que fazer uma pré-inscrição nos dias 2 e 3 de outubro. O procedimento também foi realizado via site da Fuvest.

Para redução de 50% da taxa como estudante:

  • Uma cópia simples da certidão ou declaração de matrícula emitida por uma instituição de ensino pública ou privada, com data recente (a partir de agosto de 2023) ou com data de validade vigente; ou
  • Uma cópia simples da carteira de identidade estudantil ou documento similar, emitido por uma instituição de ensino pública ou privada, ou por uma entidade de representação estudantil, com foto e data de validade vigente.

Para isenção da taxa de inscrição, foram necessárias as seguintes condições:

  • A taxa de inscrição ser superior a 30% do salário mensal do candidato, quando ele não tem dependentes;
  • A taxa ser superior a 20% do salário mensal do candidato e ele possui até dois dependentes;
  • A taxa ser superior a 10% do salário mensal do candidato e ele tem mais de dois dependentes;
  • O candidato declarar que não pode arcar com o pagamento da taxa de inscrição e comprovar renda familiar mensal igual ou inferior a três salários-mínimos, ou uma renda individual igual ou inferior a dois salários-mínimos;
  • O candidato estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e indicar o Número de Identificação Social (NIS); ou
  • O candidato comprovar ser membro de uma família de baixa renda, de acordo com o Decreto nº 6.135/2007.

Dos recursos

O gabarito preliminar foi divulgado pela banca organizadora no mesmo dia da prova objetiva nos sites www.fm.usp.br e www.fuvest.br. Os interessados em interpor recursos tiveram até às 12h do dia 12 de dezembro para fazê-lo, seguindo as orientações do edital.

O candidato que interpor recurso contra o gabarito teve que assinalar o número da questão, juntamente com a argumentação lógica. Os resultados foram divulgados no site da FUVEST no dia 18 de dezembro.

Assista à live de correção da prova: Residência Médica USP-SP | Correção da Prova | Pedido de Recurso - YouTube

Temas mais incidentes da USP-SP

  • Para passar por essas etapas e ser aprovado, é preciso muito conhecimento e domínio da prova. Agora que você conhece mais sobre a FMUSP, listamos aqui os 10 temas mais recorrentes dos últimos anos:

A USP

Fundada em 1934, a Universidade de São Paulo — USP é uma instituição de ensino superior pública de prestígio, reconhecida por sua excelência acadêmica, pesquisa de ponta e contribuições para a sociedade. Com uma ampla gama de cursos e uma estrutura complexa, a USP desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados, na produção de conhecimento científico e no desenvolvimento cultural e social do Brasil.  

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) é uma das instituições de ensino médico mais antigas e conceituadas do Brasil. Fundada em 1912, ela é reconhecida por oferecer atendimento médico de alta qualidade à população. Os hospitais universitários vinculados à faculdade, como o Hospital das Clínicas, são referências em diversas especialidades médicas e oferecem assistência médica, diagnóstico e tratamento avançados.

De acordo com o World University Ranking 2023 do CWUR, a USP está entre as melhores universidades do mundo. Ela ocupa a 109ª posição, sendo a melhor universidade da Ibero-América. Além dela, outras instituições brasileiras também foram bem-avaliadas, como Unicamp, UFRJ e Unesp.

A FMUSP possui, atualmente, 1.400 alunos na graduação, 2.000 alunos na pós-graduação e 1.600 residentes. Foi lá, também, que o primeiro transplante de rim da América Latina aconteceu, em 1965.

Leia mais: Top 5 especialidades médicas com maior número de profissionais
Leia mais: Quais são as especialidades médicas com o menor número de profissionais?

Confira todas as especialidades e vagas disponíveis no processo de Residência Médica USP 2024

Especialidades com mais vagas no processo de Residência Médica USP 2024

Clínica Médica (60 vagas);
Pediatria (40 vagas);
Anestesiologia (35 vagas);
Cirurgia Geral (24 vagas);
Medicina de Emergência (24 vagas).

E quais são as especialidades mais concorridas na USP-SP?  

Com base em anos anteriores, criamos uma lista com as top 10 mais concorridas. Veja se a sua especialidade faz parte desse ranking:

Neurocirurgia; 
Cirurgia Geral; 
Dermatologia
; 
Obstetrícia e Ginecologia; 
Otorrinolaringologia; 
Psiquiatria
; 
Neurologia; 
Oftalmologia;
Clínica Médica; 
Área cirúrgica básica.

Aproveite e confira: Residência médica: Quais são as instituições mais procuradas

Como é a Residência Médica da USP?

A FMUSP oferece 54 programas de formação em diversas áreas médicas, todos eles reconhecidos e credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

No que diz respeito às vagas de Residência Médica, elas são distribuídas da seguinte maneira: 60% são reservadas para alunos da própria FMUSP, enquanto os outros 40% são destinados a alunos de outras instituições do país.

Os residentes têm a oportunidade de cumprir parte de seu programa de residência em diferentes locais, como o Hospital Universitário (HU) da USP, o Hospital das Clínicas da FMUSP ou até mesmo em Unidades Básicas de Saúde (UBS), dependendo da especialidade escolhida.

A duração e o formato do programa podem variar de acordo com a área de atuação, com uma duração mínima de 1 ano e máxima de 5 anos. Os residentes devem cumprir uma carga horária anual de 2.880 horas, o que corresponde a 60 horas semanais. Isso inclui 24 horas de plantão por semana, com períodos de descanso estabelecidos de acordo com as normas legais aplicáveis.  

Na FMUSP, a Residência Médica é composta obrigatoriamente por estágios práticos, que ocupam entre 80% e 90% da carga horária total. O tempo restante é dedicado a atividades teóricas e pedagógicas complementares.

Como ser aprovado na Residência Médica da USP 2024?

Durante esse curto período de preparação até o processo seletivo da USP 2024, é importante que os candidatos se dediquem a estudar por tópicos, revisem os conteúdos teóricos, pratiquem questões de provas antigas e procurem informações sobre como são as provas e os temas que mais costumam cair na USP Residência Médica.

1. Conheça a prova e estude pelos temas que mais caem

Estude com antecedência e invista diariamente um tempo para revisar e aprofundar seus conhecimentos nas áreas relevantes do programa. O conteúdo programático para cada especialidade está disponível no edital.

Quer ter acesso a todos os temas prevalentes? Baixe o Guia Estatístico do USP exclusivo Medcel e saia na frente!

2. Crie um cronograma de estudos

Tendo os temas incidentes em mãos, defina objetivos alcançáveis para cada período de estudo, concentrando-se na quantidade de conteúdo a ser revisado ou na quantidade de exercícios a serem concluídos. Organize o tempo disponível em intervalos de estudo, alternando entre diferentes disciplinas e tópicos para evitar a monotonia.

3. Acompanhe seu desempenho

É fundamental realizar um acompanhamento sistemático do seu desempenho durante a fase de preparação, a fim de identificar pontos de destaque e de dificuldade e de monitorar o progresso. Recomendamos o uso de aplicativos, planilhas ou sistemas de gerenciamento de estudos para registrar o seu desempenho, registrar resultados de simulados e manter um histórico de suas realizações.

Aproveite para ler também: Como é a prova da USP-SP?

Prepare-se para a Residência Médica da USP 2024 com a Medcel!

Na Medcel você encontra todos esses recursos disponíveis e muito mais! Além do cronograma de estudos e do dashboard de desempenho, aqui você estuda por meio de lives periódicas focadas nos temas mais recorrentes para você tirar suas dúvidas com o professor ao vivo!

Assista à live de correção de prova da USP 2023 na íntegra!

Quer ter acesso a esses e outros conteúdos focados na sua aprovação?

Teste a nova plataforma da Medcel por 7 dias grátis e seja o mais novo residente USP em 2024!

Gostou desse artigo?

Compartilhe com seus amigos e siga a gente nas redes sociais oficiais @medcel.  

REFERÊNCIAS

Diário Oficial do Estado de São Paulo. Páginas 250 a 256. Disponível em: https://cdn.medblog.estrategiaeducacional.com.br/wp-content/uploads/2023/09/unesp_edital2024-1.pdf. Acesso em: 20 set. 2023

Edital FMUSP-SP 2023. Disponível em: https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/rm2023_edital_areas_basicas_acesso_direto.pdf.
Acesso em 30 mai. 2023. 

FMUSP – Histórico. Disponível em: https://www.fm.usp.br/fmusp/institucional/historico. Acesso em 30 mai. 2023.

FMUSP – Programas de Residência Médica. Disponível em: https://www.fm.usp.br/coreme/residencia-medica/programas-de-residencia-medica.
Acesso em 30 mai. 2023.

FUVEST – Relação Candidato/Vaga. Disponível em: https://www.fuvest.br/wp-content/uploads/rm2023_relacao_candidato_por_vaga.pdf.
Acesso em 30 mai. 2023.

USP é a melhor universidade ibero-americana e está entre as 0,6% melhores do mundo. Disponível em: https://jornal.usp.br/institucional/
usp-e-a-melhor-universidade-ibero-americana-e-esta-entre-as-06-melhores-do-mundo/
. Acesso em 30 mai. 2023.  

Shutterstock - AimPix. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/hands-university-student-holding-pen-writing-747984823.
Acesso em 30 mai. 2023.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
8/2/24
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo