Atualizado em 06/01/2023.

Residência Médica em Neurocirurgia: como é a rotina, tempo e atuação?

Conhecida como uma das especialidades de maior prestígio e mais desafiadoras da Medicina, a Neurocirurgia é uma área que possui alta concorrência nos programas de Residência Médica. Isso porque ainda existem, relativamente, poucas vagas disponibilizadas para a especialidade, o que contraria a alta procura pelos futuros residentes e resulta em uma alta relação candidato/vaga. Para o processo seletivo do IAMSPE 2022, por exemplo, além da própria instituição ter sido a mais concorrida, a Neurocirurgia foi especialidade mais disputada, com relação candidato/vaga de 99,0.  

Mas, afinal, por que a Residência Médica em Neurocirurgia é tão procurada? Continue acompanhando que vamos te explicar tudo sobre essa especialidade.  

Leia também: Relação candidato/vaga: confira as 5 instituições de R1 mais concorridas

Atuação do Neurocirurgião

Os neurocirurgiões são responsáveis por avaliar, diagnosticar e realizar cirurgias para tratamento de distúrbios do Sistema Nervoso Central, que inclui o encéfalo e medula espinal. Dessa forma, esses profissionais lidam com pacientes de todas as idades (de recém-nascidos a idosos) e tratam de uma série de condições. Algumas delas são:

  • Aneurisma cerebral;
  • Doenças da coluna cervical;
  • Condições degenerativas da coluna vertebral;
  • Lesão da medula espinhal;
  • Epilepsia;
  • Hidrocefalia;
  • Espinha bífida;
  • Traumatismo craniano.

Aproveite para baixar gratuitamente nosso Mapa Mental sobre Neurointensivismo! Clique aqui para acessar o material!

Como a Neurocirurgia é uma especialidade complexa, é comum que esses profissionais continuem se especializando dentro da área, afunilando cada vez mais em uma frente de conhecimento. Dentre essas subespecializações podemos citar algumas:

  • Vascular;

  • Pediátrica;

  • Coluna vertebral;

  • Oncologia;

  • Funcional e Medicina da dor;

  • Nervos periféricos.  

E como é a rotina de um Neurocirurgião?

A rotina de trabalho de um especialista em Neurocirurgia pode ser extensa, mas gratificante. Ele pode atuar tanto no setor público quanto no privado. Ao atender no serviço público, em geral, esse profissional participa de atividades emergenciais, ambulatoriais e cirurgias eletivas. Já no serviço privado, trabalha no consultório ou faz cirurgias em hospitais.

Segundo artigo “Life as a neurosurgeon”, publicado em 2020 no The BMJ, alguns procedimentos realizados por neurocirurgiões podem ser simples e rápidos. Por exemplo, inserir um monitor de pressão intracraniana leva cerca de 30 minutos; ou ainda, uma revisão de shunt para hidrocefalia leva cerca de 1 hora. Entretanto, outras operações podem ser longas e muito complexas, como é o caso do manejo cirúrgico de um grande tumor cerebral, que pode levar até mais de 10 horas; ou quando o procedimento envolve outros especialistas, como cirurgiões plásticos, podendo chegar a 15 horas.

As habilidades de quem atua na Neurocirurgia

Acho que deu para perceber o quão complexa pode ser a atuação de um neurocirurgião, não é mesmo? É por isso que algumas habilidades são imprescindíveis para esses profissionais. São elas:

  • Saber lidar com longas horas de trabalho;
  • Saber lidar com alta exigência e pressão;
  • Ter compaixão, inteligência emocional e saber ouvir e falar com os pacientes e familiares, em especial aqueles com doenças graves;
  • Alto grau de destreza e coordenação manual;
  • Excelente visão e consciência visual-espacial;
  • Ser interessado e sempre se atualizar.

Leia também: Conheça a próxima etapa do estudo da Unicamp e USP sobre os efeitos da covid-19 no cérebro

O perfil do médico neurocirurgião no Brasil

Segundo a Demografia Médica no Brasil, de 2020, a Neurocirurgia é a terceira especialidade com o maior percentual de homens como especialistas (ficando atrás apenas da Urologia e Ortopedia e Traumatologia). São 91,2% de homens, ou seja, a cada 100 profissionais da área, apenas 9 são mulheres. Mas, apesar do quadro ser bastante desigual, a tendência é que, nos próximos anos, cada vez mais mulheres ocupem esse e outros cargos de especialistas na Medicina.

Atualmente, o número de profissionais com título de neurocirurgiões é de 3.682. Sendo a razão de especialista por 100 mil habitantes de 1,75.

Quanto a distribuição geográfica, o padrão se assemelha ao de outras especialidades médicas: uma maior concentração de profissionais nas capitais e a desigualdade entre as regiões do país, sendo que a região Sudeste concentra os maiores números. Inclusive, essa região também conta com cerca de 60% dos programas de Residência Médica em Neurocirurgia; enquanto alguns estados não possuem nenhum.  

Confira a distribuição de profissionais por regiões:

A Residência Médica em Neurocirurgia

A Residência Médica em Neurocirurgia consiste em um ensino de pós-graduação caracterizado por treinamento em serviço, aplicado por responsabilidade das instituições de Saúde, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e credenciado pela CNRM/MEC.

No Brasil, essa especialidade é a de acesso direto e, assim como a de Cirurgia Cardiovascular, possui o maior tempo de duração de Residência Médica: pelo menos 5 anos. A maioria dos programas em Neurocirurgia é vinculada a serviços públicos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao longo dos 5 anos, o médico estuda e pratica:

  • Desenvolvimento, morfologia e função do Sistema Nervoso;

  • Patologias próprias do Sistema Nervoso;

  • Como avaliar e examinar o paciente neurológico;

  • O discernimento de problemas relacionados a outros sistemas do organismo;

  • Treinamento neurocirúrgico e envolvimento na atenção às urgências e emergências;

  • Desenvolvimento de habilidades cirúrgicas relacionadas com a abordagem do Sistema Nervoso Central e Periférico.

Ao final do programa, espera-se que o profissional tenha conhecimento completo sobre Neurofisiologia Clínica, Clínica Neurológica, Bioética, Método Científico e Bioestatística, Neurorradiologia, Clínica e Técnica Neurocirúrgica, Neuropatologia e Anatomia Microcirúrgica.  

Como a especialidade envolve alta complexidade, é fundamental que a formação seja contínua, com o profissional em constante capacitação.

Por que escolher a Residência em Neurocirurgia?

Como vimos, a Neurocirurgia é uma especialidade desafiadora e que tem alta procura. Alguns dos diferenciais e destaques desta área é que ela está na vanguarda dos avanços médicos e cirúrgicos. Novas tecnologias e o aprimoramento de técnicas de alta definição de imagens têm tornado o diagnóstico de lesões do sistema nervoso cada vez mais assertivo, com tratamentos cirúrgicos cada vez mais seguros.

Além disso, é uma especialidade dinâmica ao lidar com pacientes de diferentes faixas etárias, o que leva a uma variedade de processos de doenças. E, por envolver cirurgias complexas e muita dedicação do profissional, esta área costuma ter uma remuneração atrativa.

O salário de um neurocirurgião

Segundo pesquisa realizada pelo site Salario.com.br, junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, um médico neurocirurgião ganha cerca de R$ 7.579,26 por uma jornada de 20 horas semanais no mercado brasileiro. A pesquisa considera profissionais em regime CLT, sendo levantados 144 salários de profissionais admitidos e desligados pelos contratantes entre outubro de 2021 e outubro de 2022.

O teto salarial de R$ 15.546,00, mas é possível que a remuneração seja ainda maior de acordo com o cargo, região de atuação e horas trabalhadas.

Como estudar para a prova de Residência Médica?

Estar por dentro das novidades e atualizações na Medicina é essencial para todos os médicos, o que não é diferente para aqueles que estão se preparando para as provas de Residência Médica. Então, futuro residente, aproveite para começar a sua jornada de preparação com quem mais aprova! Venha para a Medcel e tenha uma metodologia assertiva e sempre atualizada, com toda a flexibilidade e suporte que você precisa.

Clique aqui e experimente a plataforma!

Siga nossa newsletter e fique sempre por dentro de todas as novidades médicas.

REFERÊNCIAS

A Neurocirurgia no Brasil: perfil dos profissionais e os serviços de saúde – SBN.  

Disponível em: https://www.flipsnack.com/wdcommidiadigital/a-neurocirurgia-no-brasil/full-view.html  

Demografia Médica no Brasil, 2020.  

Disponível em: https://www.fm.usp.br/fmusp/conteudo/DemografiaMedica2020_9DEZ.pdf

Life as a neurosurgeon. The BMJ, 2020.

Disponível em: https://www.bmj.com/content/368/bmj.m395  

RESOLUÇÃO Nº 9, DE 8 DE ABRIL DE 2019.  

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=111531-09-resolucao-n-9-de-8-de-abril-de-2019-neurocirurgia&category_slug=abril-2019-pdf&Itemid=30192  

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
6/1/23
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo