M

edicina e concorrência parecem ser sinônimos na vida de quem decidiu dedicar-se à profissão. E isso não ocorre apenas na hora de cursar a graduação. Ao decidir-se pela especialidade, o futuro residente terá que, a depender do programa que deseja, disputar a vaga em uma das instituições de residência médica mais concorridas do país.

Por isso, é essencial saber quais são elas, as notas de corte por especialidades e, ainda, como se preparar para os principais exames do país. É sobre isso, portanto, que trataremos neste texto.

Conheça as instituições mais concorridas e as notas de corte das principais especialidades, segundo editais

1.UFRJ
Os candidatos a uma das vagas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), se selecionados, farão o programa no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), que é internacionalmente reconhecido.

Entre os cursos mais concorridos da instituição estão:

2. UFSC

O primeiro programa de Residência Médica a ser instalado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi o de Clínica Médica, em 1987. Hoje, são mais de 22 especialidades concentradas no hospital universitário da instituição. 

Conheça os cursos mais concorridos:

3. Santa Casa - SP

A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (SCMSP) é conhecida por atender, principalmente, estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade de São Paulo (USP). Na edição de 2021, a instituição disponibilizou 188 vagas em 21 especialidades. 

Veja as principais notas de corte:

Veja também: Quais as melhores instituições para fazer Residência Médica no Brasil?

4. PSU-MG

Como o próprio nome diz, o Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG) reúne as instituições que têm os principais cursos de residência do estado para a realização de um único exame. Neste ano, serão 80 instituições participantes.

5. SUS-SP

A prova de residência do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo (SUS-SP) é uma das mais valorizadas por quem busca especialização em razão da complexidade de atuação do sistema de saúde pública preconizado pelo SUS. No entanto, a amplitude de atendimento favorece a oferta de maior número de vagas, quando comparada a outras instituições.

Veja as notas de corte da edição anterior da prova.

Esteja bem-preparado para as provas de residência médica mais concorridas do país

A Medcel é uma plataforma de estudos com conteúdos especializados e completos para você que busca uma vaga na residência médica. Nosso índice de aprovação é de 87,7%, graças a uma metodologia de ensino que inclui mais de 2 mil horas de videoaulas, 83 mil questões de provas resolvidas e 34 mil páginas de livros à disposição de nossos alunos. 

Além disso, preparamos sempre materiais especiais, como esses a que você pode ter acesso aqui, gratuitamente. 

Gostou desse artigo? Compartilhe com colegas e continue a navegação pelo nosso blog para ler outros semelhantes.

Postado em
9/5/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo