Atualizado em 29/11/2022.

Todo estudante de Medicina já ingressa na área sabendo que a disputa é grande. São anos e anos de estudos para vencer a concorrência no vestibular, na graduação, na residência, na obtenção do título de especialista, ou seja, na Medicina.

Segundo os dados da Demografia Médica no Brasil de 2020, em 2019 foram registrados 21.941 novos médicos, e com o aumento de profissionais da área, espera-se, também, um aumento no número de vagas nas instituições de Residência Médica, mas não é bem isso que acontece. Em 2019 foram ofertadas 17.350 vagas de R1, equivalente a 79% dos registros.  

Tá aí o motivo das disputas: a quantidade de vagas não acompanha o crescimento acelerado de novos profissionais da área. Isso porque nem todos recém-formados ingressam na Residência Médica de primeira, e existem também, os que estão tentando ingressar na especialização dos seus sonhos há anos e ainda não conseguiram.

A partir desse contexto e desse cenário, confira a seguir a lista de 5 instituições mais concorridas de 2022, com base nos dados divulgados pelas bancas avaliadoras, até o momento da publicação desta postagem.  

Aproveite e confira: Residência médica: Quais são as instituições mais procuradas

5º lugar: USP- RP - 11,12

A relação candidato/vaga geral da USP-RP é de 11,12, sendo a especialidade mais concorrida: Dermatologia 30,4/vaga e a especialidade menos concorrida: Radioterapia 0,5/vaga.

4º lugar: ISCMSP (SANTA CASA DE SP) — 12,69

Referente à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, a relação candidato/vaga geral é de 12,69, com a especialidade mais concorrida: Medicina Esportiva 50,0 candidato/vaga e a menos concorrida: Medicina do Trabalho 4,0 candidato/vaga.

3º lugar: UERJ — 17,00

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro possui uma relação candidato/vaga geral de 17,0. E a especialidade mais requisitada entre os inscritos é Anestesiologia com 35,71 candidato/vaga e a menos requisitada é a Medicina do Trabalho com 2,0 candidato/vaga.

2º lugar: UNICAMP — 27,26

Surpreendentemente ou não, a Unicamp é uma das instituições com programa de Residência Médica mais concorrida, isso porque no geral ela possui, este ano, 27,26 candidatos por vaga disponível. A especialidade mais concorrida é Dermatologia com 60,2 candidato/vaga e a menos concorrida é Radioterapia com 1 candidato/vaga.

1º lugar: IAMSPE — 31,39

Até o momento, o IAMSPE é a instituição mais concorrida em 2022, com 31,39 candidato/vaga geral. A especialidade mais concorrida é Neurocirurgia com 99,0 candidato/vaga e a menos concorrida é Radioterapia com 1 candidato/vaga.

O que a relação candidato vaga pode influenciar na minha escolha?

Existem vários fatores a serem levados em consideração na escolha da instituição para fazer Residência Médica, um deles é a concorrência. Quando se tem conhecimento das especialidades mais concorridas por instituição, é possível se preparar para as provas assertivamente, para tentar obter um melhor resultado e ficar entre os primeiros lugares, ou então escolher entre as demais opções de interesse, partindo para a especialidade menos concorrida.  

Gostou deste artigo?

Compartilhe com um amigo e aproveite para se inscrever na nossa newsletter para receber os posts em primeira mão.  

A Medcel tem um curso ideal para você que vai fazer Residência Médica em 2023 ou 2024 >> Acesse www.medcel.com.br e confira!

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
29/11/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo