A

procura por especializações na área da saúde esportiva tem crescido muito nos últimos anos. Isso porque a medicina preventiva é um tema cada vez mais pautado e a medicina esportiva pode ter muito a contribuir nisso. A residência medicina esportiva vai te transformar em um médico do exercício e do esporte e acaba abraçando diversas outras especialidades, desde cardiologia até geriatria.

Foco da Residência

Aqui, o médico irá focar mais para a prática de esportes e a qualidade de vida do paciente. Ele terá como funções básicas o tratamento e prevenção de lesões, orientação de práticas esportivas, melhorar o rendimento e performance nessas atividades, maximizando-os, além de todo o suporte que essas práticas possam requerer. O tempo de duração é de 3 anos e é uma área de acesso direto, ou seja, não é necessário cursar outra residência antes.

Leia também: Como é a prova prática de Residência Médica?

Áreas de atuação

O médico que optar em fazer esta residência poderá atuar em clubes e delegações esportivas, consultórios e clínicas particulares e, também, estará apto a realizar procedimentos. Quando falamos especificamente de remuneração, os consultórios particulares são os mais atrativos, com o bônus de melhor qualidade de vida.

Especialistas

A área em si já é bastante antiga. A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, SBMEE, foi fundada em 1962. Por isso, é possível encontrar especialistas no mercado que não fizeram a residência médica, conseguindo o seu diploma pela prova de titulação após cumprir o cronograma de pós-graduação.

Instituições

Existem, hoje, segundo a SBMEE, cinco instituições que oferecem a Residência, sendo quatro no estado de São Paulo e uma no estado do Rio Grande do Sul. Confira:

  • Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) – Botucatu/SP
  • Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE)
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Leia também: 6 dicas para passar na prova prática de Residência Médica

Qual a melhor opção para se preparar para esta prova de Residência Médica?

Caso você já tenha tomado uma das decisões mais importantes da sua carreira, chegou a hora de botar a mão na massa! Neste link você encontra os melhores cursos para te ajudar a conquistar mais este objetivo na sua jornada, independentemente da instituição que você for tentar a vaga – e nós, da Medcel, estaremos sempre ao seu lado. Conte com a gente!

Postado em
31/7/20
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo