D

urante o curso de medicina, existem, naturalmente, áreas que chamam mais atenção de cada aluno do que outras, e, na maioria das vezes, a área a ser seguida na Residência Médica, sejam elas de acesso direto ou não, é muito influenciada pelas experiências vividas ao longo dos 6 anos de graduação.

Contribuições às futuras escolhas

O acesso ao conhecimento, propiciado pela era da internet e as atividades extra-curriculares, como, por exemplo, as Ligas Acadêmicas, trouxe grande contribuição ao aprofundamento de determinadas áreas ainda na vida acadêmica e, sem dúvida, traz grandes contribuições às futuras escolhas.

Mas existe uma fórmula mágica que orienta a escolha da área a ser seguida, professor?

Certamente não existe uma fórmula infalível, e cada indivíduo acaba construindo os argumentos que o motivam a optar por uma ou outra área, dependendo de suas experiências acumuladas, suas necessidades e sua personalidade.

Leia também: Como escolher a instituição de Residência Médica?

Aspectos em consideração

Você pode levar vários aspectos em consideração na escolha do curso ideal: alguns pensam apenas na afinidade ou na paixão que desenvolveram por determinada área; outros podem aliar a afinidade a fatores inerentes ao mercado de trabalho, ou, então, a chamada“qualidade de vida”; há outros que consideram a coordenação motora ou aptidão física e até mesmo outras características, como empatia, capacidade de comunicação e de se relacionar.

O fato é que como a medicina é extremamente ampla e todas as áreas têm sua importância, essas reflexões devem fazer parte do seu processo de escolha da especialidade médica para residência.

Leia também: Quais as diferenças entre Especialização e Residência Médica?

Dúvidas

Acompanho alunos e residentes há muitos anos e sei das dúvidas que pairam nesses momentos de decisão. Já presenciei muitas escolhas inadequadas, que na maioria das vezes motivaram a recomeços, impactando em tempo perdido.

Dica

A grande dica que dou é: faça sua escolha baseada em múltiplos fatores, levando em consideração sua personalidade e seus projetos de vida, suas expectativas diante do mercado e suas possibilidades de trabalho.

Porém, não se esqueça, esses fatores têm um significado muito pequeno se você realmente não gostar da área escolhida. Acredite, são muito mais importantes o prazer e a paixão do que qualquer aspecto material, pois essa escolha é para toda a vida, e se você não gostar do que você faz, será um profissional frustrado, e a medicina é muito bonita e repleta de possibilidades para que você se sinta assim.

Gostou do conteúdo? Não deixei de ver o edital da Residência Médica AMP - Paraná!

Leia também: Como é a prova de residência médica?

Por Prof. Dr. João Tognini

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
29/1/19
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo