A

escolha da instituição de Residência Médica não é tarefa fácil, requer atenção e reflexão sobre detalhes importantes, que podem mudar toda a sua experiência durante a sua Residência.

Neste momento, é importante fazer uma lista com prós e contras de cada instituição de acordo com o seu perfil, para que você não se arrependa da escolha no meio do caminho. Lembre-se, você é único, e não necessariamente a decisão de seu colega será a melhor opção para você também. Sendo assim, separamos 6 dicas fundamentais a serem consideradas para te ajudar nesse processo tão decisivo.

Leia também: 5 passos para você ser aprovado na Residência Médica

1. Por que escolher uma boa instituição de Residência Médica?

A Residência Médica é a porta de entrada para o mercado de trabalho, e a escolha da instituição fará toda a diferença em sua jornada profissional. As melhores instituições o condicionam para casos mais complexos, apresentam melhor suporte de ensino e maiores condições para continuidade de carreira. Além disso, é importante saber quais as instituições mais procuradas, para melhor se preparar para provas com um grande número de concorrentes. De acordo com levantamento realizado em 2020, segue abaixo a lista com as cinco instituições mais concorridas para a realização da Residência Médica:

  • Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ)
  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP)
  • Hospital das Clínicas (UNICAMP)
  • Hospital São Paulo – Hospital Universitário da UNIFESP
  • Hospital Sírio-Libanês

2. Onde você quer fixar raízes?

Escolher a melhor instituição envolve pensar não somente na estrutura do local, mas também refletir sobre onde você pretende fixar as suas raízes. É muito comum médicos se mudarem de cidade ou Estado para a realização da Residência Médica, porém em um primeiro momento acabam por não levar em consideração a distância da família, ou a estrutura do local em que irão residir, o que resulta, por vezes, em desistência ao longo desta jornada.

A instituição escolhida será o local em que você irá criar o seu networking, e com isso, a tendência é de que apareçam oportunidades para que você dê continuidade em sua carreira na cidade em que você escolheu para realizá-la. Portanto, não deixe de colocar na balança onde você pretende construir o seu futuro, na hora de tomar a decisão.

Leia também: 5 fatos sobre o ENARE para ficar atento

3. Qual o seu perfil?

Você é do grupo que ama se debruçar nos livros e em pesquisas, ou gosta da correria da rotina médica e da “mão na massa”? Parece uma pergunta simples, mas nessa etapa é importante você se questionar com sinceridade sobre qual o seu perfil médico. Você irá se deparar com hospitais que possuem um perfil de alto volume cirúrgico, em que a prática será muito mais intensa e variada, e também encontrará instituições que possuem um perfil mais acadêmico, que terá uma densidade teórica maior.

Se você não tiver clareza sobre a forma com que você realmente gosta de atuar, você possivelmente escolherá um lugar que não irá satisfazer as suas expectativas. Portanto, não deixe de observar o conteúdo programático do programa de Residência Médica que você tem interesse. Saber o perfil da instituição lhe garantirá uma escolha muito mais assertiva.

4. Pesquise sobre a rotina nas instituições de Residência Médica

Conhecer as suas opções de escolha é fundamental para que consiga tomar uma boa decisão.

Busque referências sobre a sua instituição de interesse, faça uma visita, converse com médicos que atuam no local para que possa conhecer mais sobre o cotidiano daquele ambiente. Além disso, é importante se certificar de que a instituição escolhida está devidamente credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica.

Seja curioso! Quanto mais informações você colher sobre como seria a sua permanência naquele local, melhor será a decisão que você irá tomar.

Leia também: Como funciona a prova prática de Residência Médica?

5. Como vou me manter?

Sabemos que o valor da bolsa paga aos residentes é de R$ 3.330,43, e que nem sempre o residente conta com alguma ajuda para complementação de renda durante a Residência Médica. Sendo assim, é fundamental que você faça um planejamento financeiro para se manter nesse período. Valores de aluguel de um apartamento ou casa, transporte, água, luz e alimentação irão variar de acordo com cada região e você deve estar preparado para estas despesas a depender do local de sua escolha.

6. A escolha começa na preparação

A escolha da instituição em que você irá realizar a sua Residência Médica começa durante a sua preparação para a prova. Ter um objetivo claro em mente, e um bom suporte durante os estudos faz toda a diferença para ser aprovado no local que você escolheu.

O nível de concorrência será alto, afinal, em média são ofertadas 7 mil vagas ao ano a serem disputadas por aproximadamente 25 mil médicos formados ao ano no Brasil, conforme dados de 2018. Portanto, planejar a sua vida profissional começa na qualidade de seus estudos.

Para isso, um dos pontos mais importantes é que você tenha pleno conhecimento dos assuntos que mais caem nas provas. As questões são divididas em cinco áreas básicas da saúde, sendo que aproximadamente 14% é referente à Saúde Coletiva, 16% à Pediatria, 20% Ginecologia e Obstetrícia, 24% Clínica Médica e 26% Cirurgia Geral.

Faça como os mais de 36 mil alunos da Medcel

A Medcel sabe que o preparo para a prova de Residência Médica é uma das etapas mais importantes da carreira médica, e por isso estamos preparados para lhe oferecer todo o suporte necessário. O nosso extenso acervo de questões está baseado nos principais temas cobrados nos principais editais, e nossa plataforma permite que você estude quando e onde quiser, sempre com o material mais completo do mercado. Então não perca tempo, e comece a se preparar com excelência para conseguir a tão sonhada vaga para o programa de Residência Médica da instituição que você escolheu.

Venha conhecer os nossos cursos! Experimente a Medcel de forma gratuita e comece a estudar agora.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
22/10/21
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo